Gerente de projetos: o que é e qual seu papel nas agências



O gerente de projetos é um profissional considerado essencial nos dias de hoje, uma vez que ele é capaz de coordenar todas as atividades que envolvem o projeto da organização.

Independentemente de seu setor de atuação, toda empresa cria projetos com o objetivo de chegar a um resultado. Ele está associado à área em que a companhia atua.

Por exemplo, uma agência de marketing cria um projeto para seu cliente, tendo como objetivo divulgar a marca, seus produtos e serviços na internet.

Esse planejamento vai envolver todas as ações necessárias para alcançar os objetivos deste trabalho. Também é necessário contar com profissionais específicos e acompanhar os trabalhos no dia a dia.

O papel do gerente de projetos é justamente fazer esse acompanhamento para se certificar de que a empresa vai alcançar seus objetivos propostos, seguindo todas as etapas presentes no planejamento de trabalho.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse agente, que está presente em organizações dos mais variados setores.

Você vai entender o conceito de gerente de projetos e quais são as funções executadas por ele dentro das organizações. Confira!

Entenda o que é um gerente de projetos

O gerente de projetos nada mais é do que um profissional que cuida do planejamento e coordena a execução dos projetos de uma empresa. Entretanto, esse trabalho também pode ser feito dentro de associações filantrópicas, órgãos governamentais, dentre outros.

Independentemente do tipo de corporação em que ele atua, seu trabalho possui perfil estratégico, visto que aumenta o valor agregado de uma iniciativa. Isso acontece porque ele possui uma visão integrada dos trabalhos.

Além disso, esse analista conhece todos os elos de um projeto, sabe da melhor pessoa para apontar o caminho que a equipe deve seguir e apoiar as tomadas de decisão.

Dentro de um fabricante de pergolado de madeira para garagem, o gerente de projetos também vai resolver possíveis problemas e conduzir iniciativas de diferentes naturezas.

Esses profissionais são verdadeiros agentes de mudanças e precisam inspirar um sentimento de propósito nos demais colaboradores da agência. Inclusive, é possível comparar o seu trabalho ao de um maestro.

Isso porque um de seus propósitos é manter a harmonia dentro da empresa, se antecipar aos riscos e buscar saídas que mantenham a empresa no mesmo ritmo.

Não existe uma formação específica para atuar como gerente de projetos, pois essa função pode ser ocupada por profissionais de várias áreas, como:

  • Finanças;

  • Tecnologia da informação;

  • Engenharia;

  • Gestão de pessoas.

Em linhas gerais, existem muitos profissionais competentes e com formações em diferentes áreas, atuando como gestor de projetos em diferentes empresas, como em uma confecção de avental de cozinheiro.

No entanto, se você quer estudar algo relacionado à área, pode fazer um MBA em certificação PMP, que oferece aos profissionais um título de conhecimento e prática em gestão de projetos.

Além disso, vale destacar que o papel do gerente de projetos pode mudar, de acordo com os interesses da agência.

Funções do gerente de projetos

Esse profissional pode assumir diferentes funções para assegurar que determinado projeto esteja dentro do que foi estipulado previamente, em relação a custos, prazo, indicadores, além da obtenção de recursos humanos, financeiros e materiais.

Ele ainda é responsável por gerenciar conflitos, assegurar que a metodologia escolhida seja aplicada e comunicar decisões e resultados. Além disso, também vai avaliar e executar qualquer solicitação de mudança.

Assim como no caso de outras profissões, o gerente de projetos conta com uma perspectiva de crescimento. Por essa razão, ele consegue assumir projetos mais complexos e assim evoluir para outras funções, como de gerente de programas.

Este, por sua vez, de projetos os quais os resultados são relacionados, e assim poder se tornar um gerente de portfólio de projetos, que prioriza o planejamento e os programas da empresa.

Para fazer tudo isso dentro de uma fábrica de cilindro de oxigênio, esse profissional precisa ter boa comunicação, saber negociar e ser um bom líder.

Competências necessárias desse profissional

Existem alguns aspectos essenciais que não podem faltar em um gerente de projetos, para que ele possa desempenhar bem a sua função, e dentre elas estão:

1 - Entender o conceito de gestão de projetos

O setor de projetos é bastante flexível, o que exige que este profissional esteja sempre atualizado. É dessa forma que ele escolhe as melhores ferramentas e que corresponda a todas as necessidades.

É possível obter esses conhecimentos por meio da educação formal, com cursos de graduação e pós-graduação, bem como na educação informal, por meio de palestras, treinamentos, entre outros.

Seja para trabalhar dentro de um fabricante de bateria de moto ou qualquer outra empresa, é fundamental acompanhar as novidades e pesquisas, além de conhecer as boas práticas de gestão de projetos, bem como ferramentas.

2 - Boa liderança

A liderança nada mais é do que a capacidade de executar o seu trabalho por meio de outros profissionais. Nesse sentido, o gerente de projetos é um facilitador de todos os trabalhos que envolvem o plano da agência.

Ele é diferente de um chefe porque não manda nos demais membros da equipe, mas sim, conquistar a confiança deles e os motiva, a favor dos resultados da corporação.

A liderança é uma habilidade necessária porque posiciona o gerente de projetos como um profissional visionário, que consegue mostrar o melhor caminho e gerar boas entregas, de acordo com aquilo que a organização espera.

Além disso, em uma empresa fabricante de transformador de corrente bipartido, o líder é aquele profissional que consegue extrair o melhor de cada pessoa que pertence à equipe.

Ele consegue simplificar atividades complexas, elevar o ânimo do time e mostrar quais foram os resultados, independentemente de serem bons ou ruins.

Para realizar todas essas tarefas, o gerente de projetos pode contar com ferramentas, reuniões, sessões de cocriação e até mesmo softwares apropriados para a gestão de projetos, e eles são excelentes para criar sinergia entre todos os membros.

3 - Ter agilidade

Um bom gerente de projetos também precisa ter a capacidade de responder e agir rapidamente frente às mudanças. Lembra-se de quando falamos que o ambiente de projetos é muito dinâmico?

Pois bem, o gerente deve saber se posicionar em momentos de pressão e situações que podem elevar os níveis de estresse.

Algo que costuma melhorar a agilidade desse profissional é revisar e compartilhar todas as lições que aprendeu ao atuar em determinado projeto.

Ao contrário de uma impermeabilização de estofados automotivos, gerir projetos não é uma ciência exata, o que significa que, em muitos casos, é necessário fazer alguns testes para saber o que funciona ou não.

No entanto, esses testes precisam levar em conta as características e a cultura da companhia. Ademais, manter-se antenado a tudo o que você já aprendeu é uma excelente maneira de melhorar sua agilidade.

4 - Ter boa comunicação

A comunicação é um dos elementos mais importantes dentro da gestão de projetos e precisa ser parte desse trabalho do início ao fim.

Para se ter uma ideia da importância dessa habilidade, estima-se que 90% do trabalho do gerente de projetos seja se comunicar. Isso significa que ele precisa falar com o time, para que assim possa transmitir as mensagens e compreender o trabalho realizado.

Dentro de um fabricante de banco mobilete branco, o gerente precisa apenas ter cuidado com as palavras que utiliza, visto que é dessa forma que vai estabelecer uma comunicação positiva com todos os membros da equipe.

Além disso, vale destacar que um gerente de projetos só é um bom profissional quando é facilmente compreendido por todas as partes envolvidas no trabalho.

5 - Saber negociar

Por fim, mas não menos importante, toda vez que esse profissional fizer um acordo com sua equipe ou qualquer outro stakeholder, vai usar suas habilidades de negociação.

É desse modo que ele vai convencer e persuadir quem quer que seja. Por essa razão, na estrutura de uma empresa de limpeza e higienização de estofados ou qualquer outra companhia, o profissional deve saber como conduzir as negociações.

Isso envolve ter as habilidades necessárias e procurar acordos realistas para todos os envolvidos no projeto. Tendo em mente que tudo o que esse gerente faz envolve negociação, ele vai deliberar sobre o escopo, prazo do projeto, entre outros fatores.

Conclusão

O gestor de projetos é um profissional muito importante dentro dos mais variados tipos de empresas, como as agências e vários outros segmentos de mercado. No entanto, ele precisa reunir algumas características para atuar em seu setor.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse agente e pôde compreender a importância dele para os projetos de organizações de vários setores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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