Buzz Marketing x Marketing viral: 3 diferenças


O marketing possui diferentes tipos de estratégias, e cada uma delas pode ser usada de acordo com os objetivos que a organização pretende alcançar.

Dentre as mais utilizadas estão o buzz marketing e o marketing viral, e por meio delas é possível alcançar um público maior para melhorar o engajamento das marcas.

No entanto, apesar de serem duas práticas muito importantes, alguns gestores acabam usando do jeito errado ou até mesmo confundindo os seus conceitos.

Qualquer empresa que queira crescer e expandir sua atuação no mercado precisa entender a definição e diferenciais entre as várias estratégias de marketing.

Sem essa compreensão, fica difícil escolher aquela que realmente corresponde às necessidades e aos objetivos do negócio. Por outro lado, quando se conhecem tais práticas, é possível aproveitar todos os seus benefícios.

Se você quer trabalhar com buzz marketing ou marketing viral, tem como meta alcançar um grande número de pessoas e fazer parte de suas conversas diárias. Mas, será que sabe diferenciar as duas?

Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar o conceito de cada uma dessas práticas, seus benefícios, além de listar as diferenças entre elas. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de ler até o final.

O que é buzz marketing, afinal?

Buzz é uma palavra em inglês que significa “barulho”, e podemos até mesmo traduzi-la como “burburinho”. Dentro do universo de marketing, esse termo é usado para dizer que as pessoas estão comentando sobre uma marca, um produto ou serviço.

Nesse sentido, se uma empresa faz uma campanha de buzz marketing, ela investe na criação de um conteúdo que estimula as pessoas a falar sobre ela com os indivíduos que fazem parte de sua convivência social.

Por exemplo, quando um fabricante de pergolado de madeira para garagem está sendo comentado de maneira positiva e frequente pelos seus consumidores, pode ter certeza de que sua campanha de buzz marketing foi bem-sucedida.

Como consequência, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a marca e isso será considerado a hora de fazer negócio.

Além de fazer com que os consumidores comentem sobre a sua marca, esse tipo de estratégia também traz muitos benefícios para a organização, tais como:

  • Baixo custo;

  • Mais autoridade;

  • Aumento do alcance da marca;

  • Oportunidades de negócio variadas.

Um dos principais fatores que fazem com que organizações de diferentes setores queiram investir em buzz marketing é o fato de que essa estratégia tem um excelente custo.

Assim como em outras práticas, é necessário fazer alguns investimentos, mas ele é muito mais acessível do que outras campanhas, como propagandas de TV e até mesmo alguns anúncios na internet.

Isso acontece porque os resultados dependem muito mais da sua capacidade de criação do que do valor investido.

Também não podemos esquecer de que os consumidores preferem seguir a indicação de alguém que conhecem ou de outros compradores.

Logo, se um fabricante de lona para piscina redonda for indicado por outra pessoa, com certeza terá preferência e mais oportunidades de negócios.

A indicação é uma das melhores formas de conquistar credibilidade, o que acaba por aumentar a popularidade da marca.

Ademais, por meio do buzz marketing é possível aumentar o alcance do seu negócio, tendo em vista que ele provoca o que chamamos de efeito dominó.

Ao passo que mais pessoas vão comentando sobre a empresa, mais consumidores começam a ser impactados. Consequentemente, o retorno sobre investimentos (ROI) melhora consideravelmente.

Com o passar do tempo, as vendas aumentam, mas mais do que isso, a organização consegue atrair boas oportunidades de negócio, como o interesse dos investidores.

E do que o marketing viral se trata?

Com relação ao marketing viral, estamos nos referindo ae uma estratégia que trabalha com campanhas que buscam atingir uma grande quantidade de pessoas em pouco tempo.

É claro que para um fabricante de cilindro de oxigênio seria ótimo se os consumidores começassem a falar sobre ele, como acontece com o buzz marketing.

Entretanto, nessa estratégia, o objetivo é gerar mensagens atrativas, facilmente compartilháveis, simples e relevantes, fazendo com que a companhia chegue a um grande número de pessoas de modo espontâneo.

Um exemplo disso é quando uma publicação nas redes sociais é compartilhada por milhares de usuários.

Esse tipo de estratégia também traz muitas vantagens para o negócio, como baixo custo de investimento e expansão do alcance da marca.

No entanto, o principal proveito do marketing viral é que, por meio dele, é possível construir uma reputação sólida, tendo em vista que conteúdos virais causam um impacto grande nesse sentido.

Ou seja, aquela empresa que antes era anônima conquista a atenção de um público muito extenso, fazendo com que seu nome seja amplamente reconhecido.

Se um distribuidor de bateria 60 amperes atingiu esse resultado, muito provavelmente será visto como uma referência no que faz, e a partir disso terá uma autoridade e boa reputação a zelar.

Outra vantagem é que o marketing viral é muito simples de ser implementado, tendo em vista que cada canal de comunicação colabora com o compartilhamento de diferentes formatos de conteúdo.

Um exemplo disso é quando a empresa lança uma campanha de vídeo pelo YouTube, ou ainda a produção de um artigo de qualidade, publicado em um blog bem estruturado.

Se você já criou um bom conteúdo, pode começar a trabalhar o relacionamento com pessoas que podem se tornar defensores da sua marca, ou seja, seguidores que possam se interessar pelo que você tem a oferecer.

Por fim, tendo em vista os recursos existentes hoje, como no caso das redes sociais, podemos obter feedback imediato em relação às nossas campanhas.

No Facebook, por exemplo, um fabricante de transformador de corrente bipartido pode mensurar a eficiência de suas estratégias, com base nos comentários, curtidas, entre outras reações do público.

Diferenças entre marketing viral e buzz marketing

É muito importante entender que essas duas campanhas possuem finalidades diferentes e, por conta disso, as principais diferenças entre elas são:

1.    Criar um debate público

Quando uma organização investe em buzz marketing, seu objetivo é conquistar mais relevância e melhorar sua reputação, tendo como base debate público. Em outras palavras, vai fazer com que as pessoas comentem suas ações.

Quando os indivíduos discutem posicionamentos e levam esses diálogos a outras pessoas de seu círculo social, acabam gerando relevância social para a empresa comentada, o que pode aumentar o número de vendas.

Por exemplo, se uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos criou uma campanha que levantou discussões construtivas entre os consumidores, ela gerou um buzz.

É inegável o fato de que quando geramos um burburinho em torno da marca, ela vai despertar a curiosidade de cada vez mais pessoas e estar presente nas conversas delas em momentos em que nenhuma estratégia de marketing consegue chegar.

2.    Atingir o máximo de pessoas possível

Por outro lado, ao trabalhar uma campanha de marketing viral, o objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, ou seja, o foco não é o que elas vão fazer com o conteúdo.

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, é claro que o objetivo de um fabricante de persiana para janela de banheiro também é criar uma percepção positiva por parte das pessoas impactadas.

Entretanto, a principal intenção é fazer com que a companhia esteja presente na mente de um número grande de consumidores.

3.    Mais controle dos resultados

Outra diferença fundamental diz respeito ao fato das organizações terem muito mais controle dos resultados de uma campanha de buzz marketing.

Isso acontece porque uma vez que a corporação insere um debate dentro da esfera social, ela pode trabalhar em cima de outros posicionamentos que estimulam ainda mais as discussões.

Por outro lado, ao trabalhar com marketing viral, uma oficina de martelinho de ouro por indução não tem controle total da prática.

O que queremos dizer é que uma vez que a mensagem é difundida, a única coisa que a marca pode fazer é acompanhar seus impactos, mas sem poder alterar a difusão.

Também existem casos em que uma mensagem consegue gerar buzz e se tornar viral, entretanto, são casos raros, mas de extremo sucesso.

Conclusão

O marketing traz diversas possibilidades para as empresas e estratégias que podem ser usadas com base nos objetivos e necessidades da corporação.

Se você quer expandir o alcance da sua marca e ser comentado por um grande número de consumidores, pode optar pelo buzz marketing.

Ele vai ajudar a construir a autoridade do seu negócio no mercado e trazer uma posição de referência difícil de ser conquistada por outros meios.

Agora, se você quer mostrar suas soluções para o maior número possível de consumidores, então deve trabalhar com o marketing viral e criar campanhas que fiquem na mente das pessoas.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre esses dois conceitos e as principais diferenças entre eles para que possa fazer uma escolha assertiva para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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