Saiba mais sobre plataforma de bem-estar financeiro para empresas e colaboradores



Crescem cada vez mais no Brasil assuntos ligados ao mundo das finanças pessoais, seja investimento na Bolsa de Valores ou questões mais pessoais como a do bem-estar financeiro, que remete a outros assuntos transversais e igualmente importantes.

Por exemplo, o fator psicológico desse tipo de bem-estar ou tranquilidade, que nada mais é do que uma segurança mínima em termos de contas a serem pagas. 

De fato, ninguém conseguiria viver constantemente sob pressão, dúvidas e receios de falência.

Em alguns casos esse conforto psicológico é tão importante que chega ao ponto de evitar um quadro clínico chamado “fobia financeira”. 

Mais ou menos como um claustrofóbico que precisa saber que pode contar com um chaveiro 24hrs, caso venha a precisar.

Sendo assim, essas pessoas têm tanto medo de olhar para as contas do mês quanto um indivíduo claustrofóbico tem de ficar trancado em algum lugar. 

Esse quadro clínico, que pode ser resumido como dinheiro fobia, foi descoberto em 2003.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Ela detectou que o quadro impacta mais de 20% da população global, sendo que 18% dos homens sofrem disso, ao passo que no caso das mulheres o número fica em 23%.

Também é importante frisar que o que define um quadro clínico não é a simples preocupação ou mesmo ansiedade em função da falta de dinheiro, mas a fixação obsessiva. 

A universidade verificou que em alguns casos o medo é comparável ao da morte, o que já é demais.

Outra possibilidade é quando o temor ocorre em um cenário de estabilidade financeira. 

Por exemplo, deixar de fazer uma aula de violão ou realizar qualquer outro sonho por essa razão, mesmo que em termos de finanças pessoais haja dinheiro suficiente naquele momento.

Assim, quando o caso começa a gerar angústia e posturas desconectadas da realidade, é preciso começar a tomar cuidado. 

Também é nesse sentido que as empresas começam a se preocupar com o bem-estar financeiro de seus colaboradores.

Afinal, se o funcionário estiver com problemas pessoais, também o seu desempenho profissional vai cair, de modo que podemos dizer que esse assunto é do interesse de todos, inclusive dos gestores e líderes empresariais.

Por isso, traremos aqui informações e conceitos fundamentais sobre as plataformas de bem-estar financeiro para empresas e colaboradores, além dos 4 principais benefícios que isso pode trazer no curto, médio e longo prazo.

O mais bacana é que atualmente essa proposta evoluiu tanto, que hoje ela realmente já pode ser adotada por qualquer segmento ou nicho de mercado, seja na área de serviços como lavagem de estofados ou em lojas e estabelecimentos que vendem produtos.

Realmente, o cargo da pessoa ou sua área de atuação interferem muito pouco em termos psicológicos de conforto e segurança financeira. 

Sendo assim, onde houver um ser humano responsável por seu próprio sustento, há necessidade desses cuidados básicos.

Portanto, se você quer compreender de uma vez por todas como essas plataformas funcionam e como podem ajudar a levar um bem-estar financeiro e pessoal para seus funcionários, aumentando o desempenho da equipe toda, basta seguir adiante na leitura.

O que é e por que importa?

A gestão que o RH (Recursos Humanos) e o DP (Departamento Pessoal) podem fazer em termos de benefícios e comunicação de qualidade já são conhecidas na área das finanças.

Tanto que empresas que contam com uma boa cultura corporativa fazem um alinhamento bem mais consciente e humanitário entre os gestores de cada setor e o próprio RH, de modo que cada funcionário esteja em situação de esclarecimento e tranquilidade.

Isso inclui tirar dúvidas sobre pisos salariais, necessidades de documentos e comprovações, explicação de taxas e descontos em folha, direitos trabalhistas e muito mais.

Assim, uma fábrica de tomada RJ45 fêmea garante que cada membro da sua folha de pagamento esteja a par de seus direitos e seus deveres não somente perante a empresa, mas também perante a lei e a sociedade civil.

Com o tempo, essa necessidade de manter as pessoas esclarecidas e tranquilas quanto ao salário e as próprias finanças se desenvolveu, chegando a verdadeiras campanhas empresariais que podem promover as seguintes ações:

  • Reuniões coletivas;
  • Treinamentos;
  • Feedbacks pessoais;
  • Palestras e workshops;
  • Planilhas e tabelas.

Enfim, são vários os recursos que podem auxiliar nesse tipo de gestão humanizada. 

Até que algumas fintechs, que são empresas da área de tecnologias, softwares e afins, criaram programas e até mesmo aplicativos para facilitar ainda mais.

Assim, uma rede de lojas que vende bateria de carro 60 pode fazer uma gestão muito mais eficiente e racionalizada, mesmo que conte com várias unidades e tenha muitos funcionários em sua corporação.

Sendo assim, a tecnologia surge como uma extensão de uma necessidade que sempre existiu, porém, como realidade que aprofunda o problema e abre soluções incríveis.

Lembrando que embora ela possa ajudar no caso de grandes empresas e até multinacionais, também pode auxiliar e muito com negócios menores. 

De fato, não há restrição quando se fala em plataforma de gestão para bem-estar financeiro.

1. A Computação na Nuvem

Essas plataformas de bem-estar financeiro atuam pela internet, ou seja, pela Computação na Nuvem, que funciona como uma hospedagem mais eficiente.

Por isso mesmo, os aplicativos podem ser acessados tanto pela empresa quanto pelo funcionário, em qualquer lugar em que qualquer um deles estiver.

Isso permite fazer uma aplicação mais assertiva, mais intuitiva e até diagnósticos mais dinâmicos sobre a situação financeira de cada um.

Portanto, um benefício incrível que essas plataformas têm é de surgirem em uma época onde já existem soluções transversais, as quais podem tornar sua própria proposta muito mais interessante e eficiente em si mesma.

2. Tratando caso a caso

Outra vantagem incrível que essas plataformas trazem é a do fato de que essa tecnologia permite aumentar incrivelmente o poder de customização.

Assim, cada funcionário passa a ter um cadastro pessoal e pode ser atendido de maneira mais personalizada e mais humanizada ainda.

Portanto, uma fábrica de mesas para escritório pode ganhar um domínio maior sobre as equipes. 

Afinal, quanto mais os gestores e líderes conhecerem cada subordinado no caso a caso, melhor vai ser, já que cada pessoa tem uma história de vida e um cenário diferentes.

Os passos que a empresa pode utilizar para criar ou configurar devidamente sua plataforma de bem-estar financeiro são os seguintes:

  • Entender o cenário individual;
  • Engajar os colaboradores desde o início;
  • Definir seu próprio papel nas ações;
  • Educar financeiramente em paralelo;
  • Fazer a inclusão de todos envolvidos.

Enfim, quanto mais a plataforma for inserida de maneira natural e orgânica na realidade da empresa, melhor será o resultado final.

3. Produtividade e qualidade

Como vimos, não é difícil imaginar que uma pessoa que está com grandes problemas financeiros acabe ficando ansiosa, confusa ou até mesmo angustiada, a depender da sensibilidade de cada um perante esse tipo de problema.

Portanto, as plataformas de bem-estar financeiro não trazem apenas benefícios para os próprios colaboradores, mas também para as corporações, já que a produtividade pode estar diretamente ligada a esse conforto ou segurança psicológica.

Isso é ainda mais verdadeiro em trabalhos de escritório, que exigem mais da criatividade de cada um. Mas, em trabalhos mecânicos também, como dar banho em uma Shih Tzu fêmea em um pet shop.

Certamente, se o funcionário estiver mais tranquilo e seguro interiormente, fará um trabalho melhor e com isso impactará diretamente na qualidade do serviço. 

Até a segurança do trabalho mais operacional aumenta, evitando também acidentes e afins.

4. Médio e longo prazo

Com o que dissemos já ficou claro que os impactos positivos de uma plataforma de bem-estar financeiro não são apenas imediatos ou pragmáticos no maior sentido do termo.

Na verdade, trata-se de uma questão de sustentabilidade e de escalabilidade, ou seja, a empresa começa a crescer de verdade, com segurança, e não como uma bolha.

O primeiro impacto disso é o fortalecimento do nome do negócio e da sua marca no mercado, tanto perante o público-alvo quanto em relação à concorrência.

Se a firma trabalhar com água de reuso para lava rápido, vai acabar se tornando uma referência no segmento, ou mesmo uma líder de mercado, como se diz.

Outro exemplo de longo prazo é a questão do turnover, que é o índice de troca de funcionários para o mesmo cargo. 

Se ele for alto, isso prejudica a produção e até a confiança na marca. Mas, com os funcionários satisfeitos, ele tende a cair e ficar positivo.

Considerações finais

Portanto, falar sobre bem-estar psicológico profissional nos faz lembrar de problemas pessoais sérios, como estresse financeiro ou mesmo dinheiro fobia, que são quadros clínicos muito graves com os quais as empresas se preocupam cada vez mais.

Com as plataformas de bem-estar financeiro é possível evitar esse tipo de problema, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores e o desempenho geral da empresa, impactando até mesmo na lucratividade.

Com os conceitos básicos e os conselhos práticos que trouxemos acima, fica bem mais fácil entender quais são os 4 principais benefícios desse recurso, bem como as boas práticas da área.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários