Real Sociedad vs Athletic Club: um derby basco no Halloween e no centro da corrida pelo título



La Real enfrenta um dos desafios mais difíceis até agora, com o Athletic determinado a inviabilizar a disputa pelo título de seus rivais.






A Real Sociedad teve um excelente início de campanha de 2021/22, respondendo à derrota do fim de semana de estreia em Barcelona com várias vitórias e subindo até o topo da classificação de LaLiga Santander. A equipa de San Sebastián terminou a 8ª rodada e a 9ª rodada na primeira posição, anunciando a candidatura ao título após várias temporadas de evolução sob o comando do treinador Imanol Alguacil.


No entanto, neste fim de semana, a Real Sociedad tem o que pode ser seu teste mais difícil. Eles têm o derby basco contra os rivais regionais Athletic Club na noite de domingo, sob os holofotes às 16h. Deve ser uma ocasião especial para a torcida da casa na Reale Arena.


A equipe de Bilbao também teve um bom início de temporada e está apenas alguns pontos atrás dos adversários ao título, com um quarto da campanha de LaLiga Santander. Marcelino construiu uma equipe sólida em seus 10 meses de trabalho e só perdeu uma partida nesta temporada. Se o Athletic tivesse transformado alguns de seus empates em vitórias, também estaria lutando pela primeira posição na tabela.


Com as duas equipas bascas tão altas na mesa, este será um dos derbies bascos mais importantes dos últimos anos. Os fãs da Real Sociedad estão começam a sonhar com o primeiro título de LaLiga Santander desde o bicampeonato de 1980/81 e 1981/82, enquanto os adeptos do Athletic Club estão convencidos de que é a hora de voltar à Europa depois de quatro anos de ausência.


Historicamente, este jogo sempre esteve no centro da corrida pelo título. A última vez que La Real desafiou seriamente o título, em 2002/03, o Athletic Club derrotou seus rivais por 3 a 0 em Bilbao, quando La Real estava na liderança da classificação, com esse resultado custando caro aos Txuri-Urdin e permitindo que o Real Madrid o roubasse campeonato do ano por dois pontos.


Retrocedendo ainda mais, quando o futebol espanhol era dominado por esses dois clubes no início da década de 1980, a Real Sociedad conquistou o título da liga em 1981/82 ao derrotar o Athletic Club por 2 a 1 no último dia da temporada, antes que o Athletic Club ganhasse dois anos depois, uma vitória de 2 a 1 no derby que conquistou o título.


A partida deste fim de semana não será tão decisiva, seja qual for o resultado, pois ainda há uma longa temporada pela frente. Mas, este ainda pode ser o derby basco com as maiores implicações na corrida pelo título em vários anos.


Motivação de vingança do Athletic Club


Os jogadores estarão bem acostumados com a pressão, visto que, sem dúvida, o derby basco mais importante de todos os tempos aconteceu no início deste ano. Em 3 de abril de 2021, o Athletic Club e a Real Sociedad se encontraram em La Cartuja, em Sevilha, para a final da Copa del Rey 2019/20, confronto que foi adiado devido à pandemia do coronavírus. Isso só aumentou a expectativa para a grande final.


Nenhum dos times queria perder, mas alguém tinha que perder e, com o pênalti de Mikel Oyarzabal marcando o único gol do jogo, La Real venceu a copa para encerrar uma seca de troféus que durava desde 1987.


O Athletic Club vai querer vingança pela derrota dolorosa quando enfrentar seus adversários históricos neste fim de semana. Na verdade, eles tiveram uma revanche poucos dias após a final da copa, que terminou em 1 a 1, mas agora Los Leones vão saborear a oportunidade de dar um golpe significativo nas aspirações do Real Sociedad ao título.


Além do potencial de vingança, o Athletic Club vai querer triunfar no clássico deste fim de semana para se lembrar da sensação de vitória, já que não experimentou a vitória em nenhuma das últimas quatro partidas contra La Real. Além do empate e da derrota na final da Copa em abril, o Athletic Club perdeu os dois derbies bascos anteriores. Desde agosto de 2019 eles não ganham um. Para os fãs de Bilbao, isso é muito tempo.


Caras familiares


Embora a rivalidade entre a Real Sociedad e o Athletic Club seja uma das maiores na LaLiga Santander, sempre existe um grande respeito entre essas equipes e os jogadores. Mesmo que ainda seja muito raro, pelo menos no nível sênior, alguns jogadores até trocam de clube e haverá alguns participantes neste fim de semana que têm experiência em usar a outra cor de listras.


Na equipe da Real Sociedad, o goleiro titular Álex Remiro mudou-se diretamente entre Bilbao e San Sebastián em 2019, assinando com La Real após o término de seu contrato em San Mamés. Ele conhecerá bem os atacantes do Athletic Club e espera colocar em prática seu conhecimento interno.


O Athletic Club deu uma bela tacada na janela de inverno de 2018 ao contratar Iñigo Martínez aos rivais por meio da cláusula de rescisão do principal zagueiro. Isso não agradou aos fãs do Txuri-Urdin, nem ao fato de os atuais jogadores do Athletic Club, Alex Petxarroman, Yuri Berchiche, Mikel Balenziaga e Dani García terem também passado na Real Sociedad.


Na noite de domingo, porém, é tudo sobre as cores atuais, com as listras azuis e brancas da Real Sociedad sobre as listras vermelhas e brancas do Athletic Club.


Não é só Futebol. É LaLiga.


#PlayLaLigaSantander


Sobre a LaLiga


LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada composta por 20 equipes da LaLiga Santander e 22 da LaLiga SmartBank, responsáveis ​​pela organização destas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2019/2020, a LaLiga alcançou mais de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), está presente em 55 países através de 11 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol

Postar um comentário

0 Comentários