5 dicas de integração para seus colaboradores



Motivar indivíduos em torno de um objetivo em comum é o princípio de formação e integração das equipes, célula máter para funcionamento das corporações que empregam funcionários, sejam estas pequenas, médias ou grandes. 

Superar os problemas de comunicação, as barreiras no relacionamento e implantar modelos produtivos de trabalho é o desafio de todo gestor, motivo para o surgimento de indicadores de desempenho voltados, exclusivamente, para pessoas. 

Neste artigo, o leitor entenderá como funciona a integração de colaboradores, seus principais desafios e as técnicas mais bem-sucedidas na criação de ambientes organizacionais saudáveis e inovadores. 

Por que integrar colaboradores?

Entre outros termos, a integração de colaboradores denomina a sincronização de interesses individuais e coletivos em um espaço corporativo. 

Trata-se de demonstrar, ao colaborador, o quanto os objetivos da empresa contribuem com suas metas pessoais. 

A motivação é seriamente comprometida se não há a percepção de benefício em torno de uma ação. 

Motivar os colaboradores é oferecer a perspectiva de satisfazer suas necessidades em todas as instâncias, da fisiológica até a existencial. 

Portanto, o processo de criação de equipes em uma empresa de impermeabilização de laje exposta.

Por exemplo, deve levar em consideração princípios básicos, diretamente associados ao esforço humano, como: 

  • Modelo de criação do produto (técnico ou criativo); 
  • Estilo de liderança; 
  • Tamanho da equipe; 
  • Ciclos de trabalho; 
  • Indicadores de desempenho empregados. 

Sendo estas, características que balizam as principais demandas da empresa, construindo um perfil que deve se adequar ao perfil do colaborador contratado. 

Por esta razão, a integração de equipes deve começar no recrutamento e seleção. 

A inserção de indicadores de desempenho, geralmente associados a outras atividades corporativas, faz parte da gestão de pessoas e podem ser controlados pelas diretorias de RH, como medida preventiva de mitigação de possíveis conflitos. 

Uma cultura organizacional que preza pela integração facilita a comunicação entre departamentos e a troca livre de feedbacks, essenciais para a gestão de crises, ameaças e descoberta de oportunidades para o negócio. 

Os principais benefícios da gestão de colaboradores para uma empresa, através da aplicação de métricas observáveis e objetivos sóbrios.

Contratações mais rápidas e efetivas

Muitos empregadores, quando percebem que há uma falha na cadeia de produção de suas empresas, consideram que o problema está no baixo número de funcionários e uma vez liberadas mais contratações, as questões serão resolvidas. 

Este é um erro muito comum, responsável pela queda de produtividade no cenário empresarial. 

Muitas vezes, a má disposição de cargos e o mau treinamento de colaboradores é o real motivo por trás do baixo desempenho. 

Uma fábrica de sancas de gesso pode se beneficiar na integração de seus colaboradores no que diz respeito ao diagnóstico da força de trabalho, o que, além de aproveitar o recurso humano à disposição, garante contratações mais rápidas e efetivas. 

Retenção de talentos

Muitos empreendimentos experimentaram, por um momento, as vantagens competitivas de contratações acertadas, visualizando melhores rendimentos nas receitas, redução de custos de longo prazo e expansão da autoridade da marca em seu mercado. 

Fenômenos como esse acontecem, em geral, porque a empresa contratou talentos, isto é, profissionais de alta performance e com grande potencial de crescimento. 

Considerando seu impacto positivo sobre o ambiente organizacional, não é surpresa a disputa por eles. 

Presentes em todos os segmentos, seja na fabricação de saco de polipropileno, venda de artigos de conveniência ou oferta de serviços imobiliários, a capacidade de reter talentos é conquistada apenas com a oferta de um espaço corporativo saudável. 

Otimização do controle 

Área da administração que diz respeito à avaliação de todas as atividades da empresa, o controle pode ser um desafio para gestores de empresas de médio a grande porte, uma vez que o crescimento de suas equipes torna o acompanhamento contínuo impossível. 

Uma cultura organizacional que preza pela integração dos colaboradores atua como um poder brando, uma forma de controle não-coercitivo sobre os funcionários. 

Desta forma, a detecção e correção de distúrbios ocorre sem muitas complicações. 

As lideranças, nestas situações, podem ser treinadas para assumir um nível de autonomia na resolução de conflitos, envolvendo a diretoria apenas nos casos mais graves ou em crises externas.

Integração de colaboradores em 5 práticas

Aspecto abordado pela gestão de pessoas, a integração de colaboradores é uma atividade que gera muitos benefícios, um diferencial que torna a organização mais resistente às variações do mercado. 

Por em prática um plano de ações nesta direção depende dos seguintes pontos. 

1 - Teste e ajuste o treinamento

O treinamento de colaboradores é, surpreendentemente, um dos fatores mais negligenciados no momento da contratação e inserção do novo funcionário nas atividades da empresa. Muitos empreendimentos não possuem um programa desta categoria. 

A falta de treinamento adequado é a maior razão para o baixo aproveitamento da força de trabalho, o que se configura como um prejuízo oculto, posto que, ainda que não haja perdas financeiras explícitas, um profissional de baixo rendimento é um desperdício para o negócio. 

As empresas que já introduziram um programa de treinamento não são isentas de problemáticas nesta área. 

Por vezes, as técnicas podem estar defasadas e pouco efetivas para a realidade mais recente do espaço corporativo. 

Para resolver estas questões, o mais indicado é testar seus programas de treinamento. 

Aplique indicadores de desempenho, fomente grupos-controle e observe as principais dúvidas de operadores de solda exotérmica, por exemplo, recém-contratados. 

2 - Desenvolva uma cultura sólida

Uma cultura organizacional consiste nas características que definem o negócio e as pessoas que trabalham nele. 

Por meio dela, determinados hábitos e tendências comportamentais são reforçadas ou desencorajadas. 

Uma cultura organizacional alinhada com os objetivos da empresa poupa muito trabalho dos departamentos de Recursos Humanos, além de auxiliar a diretoria no controle das atividades, ainda que de maneira remota. 

Ter em mente a postura profissional a ser encorajada é importante para solucionar, com rapidez, conflitos entre funcionários ou lideranças que prejudiquem a unidade das equipes. 

Além disso, uma cultura correta valoriza a honestidade nas relações profissionais. 

Desenvolver uma cultura sólida está ao alcance de pequenas lojas ou grandes companhias de recarga e manutenção de extintores. O gestor deve se esforçar para alinhar tais aspectos no início do negócio. 

3 - Transforme o feedback em regra

O feedback é a comunicação de impressões entre dois componentes de uma equipe de trabalho. 

Ele é importante para identificar falhas e trabalhar as fortalezas de colaboradores, lideranças ou equipes inteiras. 

O feedback pode ser escrito, sob a forma de relatórios, comunicado verbalmente em reuniões ou conversas privadas com cada colaborador. A iniciativa dele deve ser iniciada pelas lideranças e estimulada entre os liderados. 

Uma loja de materiais para sinalização de quebra mola de borracha, pode estabelecer uma cultura de feedback em sua equipe de atendimento por meio da realização de reuniões semanais, com reforço do comportamento participativo dos colaboradores. 

4 - Transmita os valores e missão do negócio

Uma vez definidos no momento de criação da empresa, os fundadores e diretores devem se manter coerentes aos valores e missão do negócio.

De modo que o estatuto do empreendimento ganhe credibilidade diante de parceiros e clientes. 

Um modo de manter-se fidedigno a estes princípios é comunicá-los aos colaboradores desde a primeira contratação. 

Realize reuniões para explicar os pontos do estatuto e o modelo de funcionamento da empresa para os novos contratados. 

Uma indústria de corte chapa laser pode estimular a integração de colaboradores em simples gestos; durante as reuniões para alinhamento de visão, o gestor deve incluir toda a cadeia produtiva, desde o financeiro até a limpeza. 

5 - Explique o processo decisório

Um dos pilares da gestão de pessoas é o compartilhamento de informações. 

Envolvendo a comunicação e o conhecimento, explicar as razões que norteiam o processo decisório motiva os colaboradores, por dar sentido às suas ações. 

As pessoas encontram dificuldade em lidar com processos que não possam compreender de imediato. 

Esta tendência se manifesta no aprendizado de novas matérias e habilidades, na aplicação de promessas de fim de ano e no desempenho profissional. 

Além disso, a boa comunicação de mudanças ajuda a quebrar barreiras e estimular uma cultura de inovação ao facilitar a transição das equipes para um novo regime de trabalho para confecção de um kit GNV G5 e outros produtos. 

Conclusão

Portanto, integrar colaboradores é uma tarefa que não pode ser ignorada pela diretoria das empresas, sejam estas de pequeno, médio ou grande porte. O cuidado com este aspecto da gestão facilita a implementação de outras decisões. 

Cronogramas de trabalho, organização hierárquica interna e inserção de novos produtos são algumas das ações beneficiadas por um ambiente organizacional com equipes bem coordenadas, unidas em torno de um objetivo comum. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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