Segurança da informação: confira suas características



O mundo digital trouxe à tona uma nova forma de manipular informações. Um verbo que representa a coleta, tratamento e compartilhamento de dados, a prática demanda uma série de diretrizes que garantam a segurança da informação, ou seja, a proteção do privado. 


Considerados dados sensíveis, a segurança da informação foca seus esforços na prevenção da coleta ou compartilhamento indevido, bem como o roubo e outros crimes virtuais que envolvem dados que possam comprometer as liberdades do indivíduo. 


Números de registro de pessoa física, telefones, endereços físicos e de e-mail, nome e dados de familiares e amigos mais próximos, transações bancárias e informações de cartão de crédito e rendimentos mensais fazem parte do volume de dados curados na internet. 


Com a migração de plataformas de compra e venda, serviços bancários, modelos de trabalho remoto e cursos telepresenciais, o ambiente virtual tornou-se uma extensão da vida ao permitir que se faça tudo o que é feito no mundo offline. 


Desta forma, o indivíduo da era digital é dependente de seus aparelhos eletrônicos, fornecendo a estes informações que viabilizam o rastreio de cada detalhe de sua vida, incluindo até dados sobre sua saúde, opiniões políticas e orientação religiosa. 


Assim, pessoas mal-intencionadas podem provocar grandes estragos financeiros e sociais caso tenham acesso a estes arquivos. O consumidor, consciente do gradativo envolvimento de aparelhos eletrônicos em sua vida, exige maiores investimentos em segurança. 


Abrangendo a instalação de recursos de criptografia para senhas, métodos de verificação, reconhecimento facial e biométrico são exemplos mais conhecidos das ferramentas da segurança da informação, uma área extensa que atua em todas as frentes. 

Informação é o novo ouro 

O início da década foi marcado pela ascensão dos sequestros de dados, agentes invasores que, ao entrar em uma máquina, concediam acesso irrestrito ao seu controlador, bloqueando, ao mesmo tempo, o controlador da máquina sequestrada. 


Sistemas de bancos e outras empresas foram alvos deste tipo de crime. A ação se desdobrava na exigência de uma quantia em dinheiro para conceder o acesso da máquina bloqueada, atingindo somas de milhões e gerando prejuízos ainda maiores para as vítimas. 


Conhecido como ransomware, o agente infecta computadores através de táticas antigas como phishing, onde o alvo de ataque cede informações ou executa links e programas infectados ao ser enganado por uma oferta ou site falsificado de uma empresa. 


Uma vez que o ransomware é executado na máquina, todo o sistema e as informações contidas nele são criptografadas, bloqueando seu acesso e leitura. O resgate das informações bloqueadas são realizados em moeda não rastreável. 


Em ambientes organizacionais que reúnem muitos departamentos e funcionários, como uma empresa de serviços de cabeamento estruturado, proteger-se de descuidos que facilitam a queda em estratégias de phishing é uma atividade mais complexa. 


Isto se dá porque as informações da empresa são compartilhadas para muitos indivíduos com níveis diferentes de domínio nas ferramentas virtuais, incluindo desde entidades do setor estratégico até atendentes, na ponta da cadeia produtiva. Sua falta pode ocasionar:


  • Riscos;
  • Vulnerabilidade;
  • Ameaças;
  • Impactos negativos.

Portanto, o investimento em segurança da informação é um modo indispensável de proteger os dados de uma empresa e salvaguardar a execução de suas atividades, além de comunicar aos consumidores o cuidado com a privacidade de suas operações. 

Criar e determinar políticas de segurança

O trabalho da Segurança da Informação, seja esta voltada para pessoas ou empresas, consiste na criação e execução de políticas que assegurem a privacidade e confidencialidade dos dados armazenados em um sistema digital ou não. 


Regida por cinco princípios, as políticas de segurança da informação se revelam em cada um destes atributos por seus meios mais eficientes de proteção de dados. Esses meios equilibram aspectos ligados ao custo, risco e o potencial de benefício em cada interface. 


A segurança da informação emula características próprias dos mecanismos de segurança para estruturas físicas, as portas e fechaduras dão lugar às senhas e controladores lógicos, os guardas são algoritmos de validação de documentos com observância a protocolos. 


Uma empresa de avaliacao patrimonial a valor de mercado contrata equipes de segurança da informação para instalar e testar métodos que restrinjam o acesso aos bancos de dados do empreendimento, por exemplo, prevenindo prejuízos. 


Criar estratégias de proteção de dados passa pela formação de senhas fortes, diferentes para cada tipo de acesso, instalação e manutenção de antivírus, ferramentas de firewall, VPN e a realização de backups periódicos. 


Como um sistema de segurança residencial, a segurança da informação em bancos de dados e outras ferramentas virtuais é formada por iniciativas em várias frentes. 


O firewall e VPN, ferramentas que monitoram o fluxo de dados por conexão com a rede mundial de computadores, protegem a máquina de invasões via internet, enquanto antivírus e programas de backup protegem o sistema por dentro. 


Como uma estratégia de guerra, a segurança da informação precisa prever quais são as possibilidades de invasão e quais são os pontos que aumentam a vulnerabilidade dos dados colhidos e manipulados.


Analisar o nível de adequação do sistema avaliado para cada um dos princípios da segurança da informação depende de fatores de comportamento do usuário e da infraestrutura disponível, tendo em conta seus cinco atributos:

1 - Autenticidade

O princípio da autenticidade consiste na verificação da fonte por onde veio o dado armazenado, garantindo a credibilidade da origem anunciada, assim como a credibilidade das informações ao assegurar a ausência de modificações por outra fronte. 


Uma clinica exame ocupacional aplica o atributo da autenticidade ao solicitar fotos, assinaturas, biometria e qualquer identificador exclusivo para o cadastro de pacientes, associando fonte ao procedimento, provando que os dados pertencem ao portador.  


A autenticidade está presente no cotidiano de empresas e pessoas dentro e fora de espaços virtuais. O reconhecimento de firma, também conhecido como autenticação de assinatura realizada por cartórios, é um exemplo de mecanismo de autenticação. 


Por outro lado, a solicitação de uma senha no momento do cadastro e em cada login, onipresente em plataformas como sala privativa de bate-papo, redes sociais e sites, são exemplos da segurança da informação aplicada à internet e à tecnologia digital. 

2 - Integridade

Este é um atributo que exige a observância do histórico de manipulação da informação, salvaguardando seu estado original e comunicando mudanças em ciclos de nascimento, manutenção e destruição. 


Tais ciclos devem ser comunicados ao usuário detentor dos dados, no que tange à sua duração. Determinados bancos de dados podem manter as informações cadastradas indefinidamente, enquanto alguns mecanismos destroem o arquivo em horas. 


Garantir a integridade também prevê a adoção de técnicas de restrição ao acesso, assegurando que as informações protegidas serão modificadas unicamente por elementos autorizados. 


Em ambientes organizacionais, isso significa que as informações podem ser segmentadas em níveis de acesso, onde um departamento pode autorizar a leitura de determinados documentos, sem com isso autorizar a modificação destes. 


As plataformas de serviço de entrega motoboy, podem ser um exemplo deste princípio aplicado no cotidiano, onde o conteúdo dos pedidos são exibidos, porém blindados, de maneira a assegurar que os dados não podem ser alterados por outro que não seja a fonte. 

3 - Disponibilidade

O atributo da disponibilidade defende o acesso irrestrito à informação por parte de usuários autorizados, como a fonte da informação e quaisquer permissões previamente arquitetadas pelo sistema. O usuário autorizado deve ter seus dados disponíveis quando desejar. 


Um serviço de aula de direção para habilitados que oferece apostilas teóricas aos alunos em ambiente online permite o acesso ao conteúdo a qualquer momento que o estudante cadastrado logar na plataforma. Nisto se baseia a importância do armazenamento. 


O conceito de armazenar está diretamente relacionado ao futuro, ao guardar para depois. Assim, grande parte da utilidade de bancos de dados e outros mecanismos que coletam e armazenam informação estaria comprometida caso o acesso fosse difícil. 

4 - Confidencialidade

Associada à integridade, a confidencialidade corresponde ao controle total de acesso, incluindo a leitura de informações, a cópia e o compartilhamento. Seu alvo é assegurar a privacidade dos dados armazenados. 


O planejamento estratégico de um empreendimento estipulou a fabricação de brinde personalizado para empresa parceira, calculando os custos de produção e definindo uma data de lançamento da novidade. 


Os computadores ou locais onde o arquivo com os dados da proposta estão armazenados são protegidos com criptografia, ou seja, seu conteúdo é exibido de modo ilegível para usuários que não comprovem sua identidade por senha ou outro método de autenticação. 


Por ser uma área sensível, cujo foco é evitar a invasão e roubo de informações, garantir que o aspecto da confidencialidade está sendo contemplado envolve um grupo de ferramentas de proteção contra malwares e outros mecanismos de reversão da privacidade. 

5 - Irretratabilidade

A irretratabilidade é um princípio que atua junto ao atributo de autenticação, impossibilitando a negação ou reversão de prova da fonte autenticada. Isto significa que, uma vez autenticada a origem dos dados, a autoria da informação gerada não pode ser revertida.


Um estabelecimento de almoço para empresa é responsável por coletar e armazenar cada pedido separadamente. Sua organização funciona de forma a permitir a autenticação do pedido através do fornecimento de documentos para garantir a irretratabilidade. 


A irretratabilidade protege ambas as partes do processo de coleta e armazenamento de informações, impedindo atitudes de má fé por quaisquer entidades envolvidas. 

Conclusão

A segurança da informação é importante para o cenário corporativo na era digital, onde a obtenção de bancos de dados se torna um aspecto tão intrínseco de sua atividade. 


Salvaguardar dados dentro dos princípios da segurança da informação depende do comportamento dos indivíduos que a manipulam, atentando a procedência de cada link, programa ou ferramenta instalada nas máquinas. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários