Popularidade de uma empresa: afinal, como medir?

A popularidade de uma empresa está diretamente relacionada aos laços entre ela e seus consumidores, a notoriedade de seus produtos, além da capacidade de desenvolver ideias valiosas para o sucesso do negócio.

Toda organização precisa sim saber qual é o nível de contentamento dos consumidores em relação a ela. Quando o cliente está satisfeito, ele se torna um aliado da companhia e pode falar sobre ela para outras pessoas.

No entanto, também é essencial saber o que os clientes insatisfeitos têm a dizer, pois é com base na opinião deles que é possível melhorar a organização em alguns aspectos.

Você também pode saber se uma marca é popular ou não com base em seu volume de compras e as interações nas redes sociais.

Isso é importante porque estamos inseridos em um mercado cada vez mais competitivo, assim sendo, toda e qualquer informação pode fazer a diferença.

É desse modo que o seu negócio vai entender o que as pessoas pensam a respeito dele e sobre as suas soluções, para que possa fazer alguns ajustes em diferentes sentidos.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é a popularidade da empresa, como medi-la e a importância desse estudo, além de algumas dicas para melhorá-la. Acompanhe!

Mas, o que é popularidade?

A popularidade é um dos fatores mais relevantes para entender o sucesso de uma empresa. Toda organização precisa ter uma audiência fiel para que assim possa prosperar.

Uma empresa popular é aquela que tem clientes fiéis e que falam dela para outras pessoas. A partir disso, seu alcance é muito maior e seu desempenho no mercado é superior aos seus concorrentes.

Com essa definição, não é difícil não entender por que todo negócio, como um de entrega de documentos, precisa se preocupar com sua popularidade.

O mercado está cada vez mais competitivo e esse fenômeno é provocado por diferentes causas, mas a principal delas é a democratização do uso da internet.

Depois do marketing digital, empresas de diferentes setores e tamanhos se tornaram capazes de competir pela mesma audiência.

Os consumidores têm muito acesso à informação e isso fez com que eles se tornassem mais exigentes.

Quando um usuário divulga uma experiência ruim com uma empresa, as pessoas com quem se relaciona pelas redes sociais podem utilizar essa informação durante a decisão de compra.

A facilidade do acesso à informação e o alto nível de exigência são características do consumidor 4.0. Devido a isso, a relação de consumo também mudou drasticamente, pois o consumidor se tornou mais ativo nessa relação.

Tanto é que as pessoas comuns são muito mais influentes do que qualquer ação publicitária. Assim, quando uma marca é popular, ela garante satisfação do consumidor e como está obtendo bons resultados.

O feedback dos consumidores exerce um papel de extrema importância na percepção do público, então, se você investe em maneiras de agradar o consumidor, aprimora suas próprias atividades.

Como medir a popularidade de seu negócio?

Até aqui, você entendeu que medir a popularidade de uma empresa é essencial, uma vez que ela ajuda a obter números referentes ao consumidor e ao lucro da organização, dentro de um determinado período.

Para saber o quanto é popular, um restaurante especializado em almoço para empresa deve investir em uma pesquisa para entender o nível de contentamento de seus clientes.

Em primeiro lugar, é necessário saber qual é o seu objetivo, ou seja, você precisa ter conhecimento do que quer alcançar com essa pesquisa.

Isso vai nortear a definição do público-alvo, qual canal será utilizado e que tipo de perguntas serão feitas.

Também é essencial saber quem é o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que vão responder suas perguntas. O público deve ser constituído por indivíduos que tenham algum tipo de relação com a sua empresa.

Dentro do que diz respeito ao público-alvo, também existem outras variáveis. Por exemplo, você pode entender o que diminuiu as suas vendas em determinada região quando você segmenta ao público de acordo com sua localização geográfica.

Ao determinar o seu público, o negócio pode dividir as pessoas em grupos organizados, relacionando-as por seus dados demográficos.

Um fabricante de brinde personalizado para empresa que esteja elaborando a pesquisa para medir sua popularidade também deve escolher o canal apropriado para veiculação da pesquisa.

Ela pode ser preenchida fisicamente no estabelecimento, logo após uma venda. Nesse caso, o processo precisa ser ágil para evitar que o cliente se desgaste.

Agora, se você quer um estudo mais completo, será necessário criar um formulário online ou trabalhar a sua pesquisa dentro de sites especializados.

Outra opção é enviar o questionário por e-mail, o que garante que todos os seus contatos recebam as perguntas ao mesmo tempo.

Por fim, é vital que você determine o caráter da pesquisa e a quantidade de perguntas que ela terá.

Isso vai depender do modelo de pesquisa que você utilizou e, dependendo do seu objetivo, é possível encontrar modelos praticamente prontos que facilitam o trabalho.

Independentemente de qual seja o seu objetivo, uma empresa de avaliação patrimonial a valor de mercado deve utilizar perguntas claras e objetivas que evitem que os respondentes se confundam.

Lembre-se de elaborar perguntas pacíficas e que sejam fáceis de serem interpretadas. Outra dica é encontrar um ponto de equilíbrio no que diz respeito à qualidade das perguntas.

Uma quantidade muito baixa não vai te trazer todas as informações necessárias, mas, por outro lado, se você fizer muitas perguntas, pode incomodar o cliente e levá-lo a desistir.

O questionário precisa ser organizado de maneira inteligente, pois assim sua equipe se previne de problemas causados por desistências. Nesse sentido, coloque as perguntas mais relevantes primeiro.

Dicas para melhorar a popularidade da companhia

Ao final da pesquisa, uma clinica exame ocupacional pode investir em algumas ações para melhorar a sua popularidade no ambiente digital. São elas:

1 - Otimizar o site da empresa

É fato que, hoje em dia, as pessoas procuram tudo que desejam comprar no Google, mas elas só dão atenção para os primeiros resultados.

Se você quer aumentar a popularidade do seu negócio, precisa garantir que o seu site esteja bem posicionado nos resultados de pesquisa, ou seja: na primeira página e entre os primeiros links.

É necessário trabalhar a otimização para os mecanismos de busca (SEO, ou Search Engine Optimization), pois essa estratégia melhora o seu site e o seu conteúdo, fazendo com que eles sejam mais atraentes para o Google.

2 - Produzir conteúdos de qualidade

Toda empresa precisa produzir materiais de valor referentes ao seu mercado e aos assuntos de interesse de seu público-alvo. Por exemplo, um escritório de arquitetura pode dar dicas de decoração para sala privativa.

O marketing de conteúdo é considerado uma das principais estratégias de marketing digital, sendo o caminho certo para fazer com que o seu negócio se destaque na internet.

Quanto mais conteúdos de qualidade você produzir, mais pessoas vão encontrar o seu site e passarão a conhecer a sua marca.

3 - Ter perfis nas redes sociais

As redes sociais são plataformas muito importantes para a interação entre empresas e consumidores. Tratam-se de plataformas que permitem a socialização e o crescimento do público.

Ter uma boa presença nestas plataformas ajuda a melhorar os resultados e beneficia suas estratégias de marketing digital, e você pode contar com diferentes plataformas, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn.

Todas elas permitem que você interaja com os usuários e chame a atenção deles para as suas soluções e seus conteúdos.

4 - Investir em marketing de influência

Uma empresa prestadora de serviços de cabeamento estruturado pode fazer parcerias com os influenciadores digitais, que nada mais são do que pessoas formadoras de opinião, que se comunicam com os usuários nas redes sociais.

Você deve entrar em contato com o influenciador digital que esteja relacionado com o seu mercado e que converse com um público relevante para o seu negócio.

Essa estratégia de marketing tem sido uma das mais utilizadas pelas organizações que desejam aumentar a sua popularidade na internet, e ela traz resultados surpreendentes.

5 - Contar com profissionais qualificados

Se você tiver alguma dificuldade para trabalhar a popularidade do seu negócio, pode contratar profissionais ou agências de marketing digital.

É dessa forma que uma escola especializada em aula de direção para habilitados consegue obter bons resultados com suas estratégias de marketing na internet e, consequentemente, aumentar a sua popularidade.

Conclusão

Ter uma empresa popular é sinônimo de uma companhia bem falada entre as pessoas. Com isso, você vai impactar potenciais clientes e fazer com que eles se aproximem do seu negócio de maneira natural.

Existem diversas formas de saber se o seu negócio é popular, e caso ele ainda não esteja no patamar que você deseja, é possível trabalhar uma série de estratégias para melhorar sua popularidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários