Picking: entenda o conceito de forma simples



O picking é um importante processo para o setor logístico de um negócio, que cada vez mais vem adotando estratégias planejadas para manter os estoques sempre bem organizados e evitar atrasos nas entregas.

É necessário separar os pedidos dos clientes para que eles possam receber as mercadorias que adquiriram por meio de uma compra, que pode ter sido feita pela internet ou sob encomenda. 

Portanto, para garantir entregas no prazo, é necessário que haja um bom trabalho com a logística.

Este setor se tornou estratégico para as empresas, uma vez que ele ajuda a construir o diferencial competitivo dos negócios.

Assim, se você garante entregas mais ágeis, obtém informações atualizadas sobre o transporte, a segurança de cargas, dentre outros aspectos, consegue atender os clientes muito melhor do que a concorrência.

Se isso é importante para os estabelecimentos físicos, é ainda mais necessário no comércio eletrônico, tendo em vista que a logística que conecta a loja aos seus clientes.

Para atuar de maneira precisa, o departamento logístico adota alguns procedimentos, e dentre eles, existe o picking. Mas se você ainda não sabe do que se trata, não tem problema.

Neste artigo, vamos explicar o conceito dessa metodologia, quais são os seus benefícios e as suas características. Acompanhe a leitura!

O que é e quais são as vantagens do picking, afinal?

Picking é um processo também conhecido como order picking e consiste na separação dos pedidos dos clientes. Por meio dele, os funcionários do departamento logístico coletam os produtos do estoque e enviam para a expedição.

Toda organização possui setores responsáveis por determinado trabalho. Por exemplo, se você contrata uma empresa especializada em contabilidade, ela vai cuidar dos assuntos contábeis do negócio.

Na expedição, os produtos são conferidos e preparados para o transporte. Mas o picking é um dos processos mais importantes em centro de distribuição porque ele lida com as decisões de compra dos clientes.

Assim sendo, ele é muito importante para fidelizar essas pessoas, mas isso só vai acontecer se a separação for cuidadosa, ágil e seguir as solicitações do cliente. É com isso que a companhia cria seu diferencial competitivo.

Para trabalhar com esse processo, primeiro é preciso conhecer seus quatro tipos, que são:

  • Picking discreto;
  • Picking por onda;
  • Picking por lote;
  • Picking por zona.

O picking discreto é uma modalidade onde o colaborador inicia e finaliza a separação dos pedidos. As chances de erro são menores, tendo em vista que apenas uma pessoa é responsável por todo o processo.

No picking por onda, por sua vez, cada colaborador é responsável pela separação de um pedido, que vão acumulando conforme agendamento. Nesse caso, a empresa segue um calendário para atender os prazos prometidos aos clientes.

No caso do picking por lote, a empresa, como um fabricante de móveis para salas de coworking, acumula vários pedidos e o colaborador separa todos eles de uma só vez.

Por fim, no picking por zona, o estoque é dividido por áreas conhecidas como zonas e cada uma recebe uma categoria de produto. Quando o estoque recebe pedido, os materiais são separados de cada zona e a ordem é fechada ao final da coleta.

Na logística, o picking acontece por meio desses 4 tipos e a escolha da estratégia vai depender de alguns fatores, como a quantidade de funcionários para trabalhar em um único pedido.

Também é preciso levar em conta a quantidade de peças possíveis de serem separadas por coleta e os pedidos adequados para isso, sendo possível fazer um mix de processos.

Inclusive, uma nova estratégia, conhecida como bucket brigades é muito vantajosa por ser auto balanceável. Isso significa que ela se adapta às necessidades do momento da produção, sem sobrecarregar os funcionários ou deixá-los ociosos.

O picking é uma atividade que, quando bem planejada, estruturada e organizada, ajuda a otimizar a liberação dos pedidos e a diminuir o tempo do processo.

Quando isso acontece, pode-se aumentar a produtividade, os custos com armazenagem e a redução dos prazos oferecidos na entrega dos produtos para os clientes.

Consequentemente, um fabricante de divisória de ambiente escritório garante a satisfação de seus clientes.

Como aplicar o processo em sua empresa?

Para que você entenda melhor esse conceito e suas características, que são os quatro tipos apresentados anteriormente, vamos mostrar de que forma o picking pode ser implementado em seu negócio. Para isso, é necessário:

1.    Organizar o estoque e sua rotina

O estoque precisa ser bem organizado e sinalizado com áreas de trabalho bem estruturadas. As atividades devem seguir uma sequência, para que as mercadorias sejam enviadas de acordo com a solicitação do cliente.

É necessário ter um espaço adequado para a embalagem, que não esteja muito longe da expedição para evitar que os colaboradores precisem se locomover muito, pois isso gera ineficiência na rotina.

2.    Acompanhar a entrada de produtos

É necessário muito cuidado em relação à entrada de produtos no estoque. Desse modo, quando inserir o código de barras e as quantidades, os itens devem ser colocados em seus devidos lugares.

Se uma empresa de aluguel de impressoras fizer esse trabalho, consegue agilizar o encontro das peças e sua separação.

3.    Cuidar dos produtos com maior giro

Independentemente do tipo de picking que você está implantando no seu negócio, para que seja eficiente, é necessário trabalhar a rapidez e precisão de itens que precisam ser combinados.

É interessante deixar os produtos que saem com mais frequência nas prateleiras inferiores, pois elas são mais acessíveis. Além disso, eles precisam estar próximos ao setor de embalagem e separação.

Com isso, os colaboradores podem manusear as mercadorias com mais praticidade, tendo em vista que os produtos que vendem menos se encontram no final do estoque ou em locais mais altos.

4.    Investir em recursos tecnológicos

A tecnologia é muito importante para a logística de transportes e de qualquer outra mercadoria, pois ela automatiza as tarefas e transforma a gestão do armazém.

Por meio de um software, todo o processo de separação é mais ágil, eficiente e demanda menos mão de obra ou recursos.

A organização é capaz de diminuir os erros e retrabalhos, finaliza as tarefas com mais agilidade, possibilita a integração entre as áreas e reduz os custos.

5.    Monitorar os processos

Toda vez que você implementar um processo diferente em sua empresa, precisa acompanhá-lo para obter bons resultados e garantir o seu funcionamento.

Quando acompanhamos e monitoramos as operações logísticas, garantimos o cumprimento de todas as atividades e evitamos falhas.

Por essa razão, muitas organizações utilizam softwares que ajudam na organização e controle de documentos.

Essas tecnologias aumentam a credibilidade do negócio perante o mercado e são fundamentais para potencializar a capacidade produtiva da companhia.

Devo contratar uma empresa especializada?

Agora que você já conhece as características do picking e os seus tipos, pode escolher aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Entretanto, em muitos casos, pode ser preciso contar com profissionais especializados em determinado serviço para garantir sua qualidade. Um exemplo disso é quando contratamos uma empresa de limpeza de condomínio.

No que diz respeito ao picking, é uma boa opção contar com profissionais do ramo para implementar a operação. Mas você também pode fazer esse trabalho com a ajuda da sua equipe.

Apenas tenha em mente que a separação é uma etapa complexa, e adotar algumas estratégias garantem que os produtos cheguem aos clientes.

Precisamos contar com um fornecedor que ofereça todos os recursos para implementação do picking, pois isso melhora o desempenho da separação, o atendimento dos pedidos e possibilita o acompanhamento do processo.

Bônus: diferenças entre picking e packing

O packing diz respeito ao processo de empacotamento das mercadorias antes de serem enviadas aos clientes.

Isso é muito comum quando vamos enviar produtos fracionados, tendo em vista que pequenos objetos exigem uma acomodação apropriada, para que cheguem ao destino em perfeitas condições.

Pode ser utilizado por uma empresa de serviços terceirizados de estoque, e dentre suas principais funções está a unitização dos pedidos, preservar a qualidade do produto, evitar danos e prevenir roubos.

Esse processo é considerado essencial porque não temos como negar que garantir que um produto chegue ao cliente em perfeito estado de conservação é um grande desafio.

O packing procura utilizar embalagens que minimizem as avarias, como no caso de isopor e plástico-bolha. Ademais, é um processo muito importante para garantir a satisfação do consumidor final.

Conclusão

A entrega dos pedidos é fundamental para a satisfação dos clientes, e esse trabalho deve ser feito dentro do prazo combinado. Se isso não acontece, a organização prejudica a sua imagem e perde credibilidade.

O picking é uma ferramenta que otimiza os processos do estoque e da logística da companhia, garantindo que as mercadorias sejam separadas da maneira correta e preparadas para a entrega.

Se todo esse processo for feito corretamente, seus clientes vão se sentir mais satisfeitos e voltar a comprar com você mais vezes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários