Pesquisadores alemães debaterão o ecossistema de inovação, negócios sustentáveis, digitais e servitizados em Congresso Brasil-Alemanha

 

 
 

A complexidade do ecossistema de inovação e do mundo dos negócios na Era da Indústria 4.0 será abordada pelos palestrantes convidados pelo Centro Alemão de Inovação e Ciência (DWIH) São Paulo no Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro.

 

“Inspire-se, crie e conecte-se em uma jornada completa para o seu futuro!”, esse é o mote da nona edição do Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, que este ano, além de debater temas relacionados ao ecossistema de inovação dos dois países, também trará perspectivas e exemplos de como construir negócios mais sustentáveis.

 

Com a nova missão, o evento foi rebatizado de 9º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade. Para ilustrar as duas temáticas no evento que novamente será conduzido digitalmente por conta da pandemia de covid-19, o Centro Alemão de Inovação e Ciência (DWIH) São Paulo convidou representantes de instituições de ciência, tecnologia e inovação dos dois países para discutir sobre as principais tendências que estão transformando a sociedade e as empresas.

 

O professor Reiner Anderl, da Technische Universität Darmstadt (TU Darmstadt), participará da mesa-redonda “Criação e Gestão de Comunidades”, no dia 23/09, às 9h15. Anderl é especialista em atividades de

pesquisa da tecnologia de dados de produto e presidente do Comitê Científico da Plataforma Indústria 4.0.

 

Já o professor de química e empreendedorismo Stephan von Delft, da Universidade de Münster (WWU), abordará em sua exposição modelos de negócios inovadores e sustentáveis, no dia 23/09 às 11h55.

Ainda no dia 23/09, às 16h10, o professor Heiko Gebauer, do Fraunhofer

 

Center for International Management and Knowledge Economy (IMV), falará sobre a digitalização e servitização como duas estradas acidentadas, mas promissoras para empresas. Representando ainda o Fraunhofer Center, David Domingos, head of department do Fraunhofer Institute for Production Systems and Design Technology (IPK) participará do painel “Desbloqueando todo o Potencial da Digitalização” no dia 24/09, das 15h10 às 16h05.

 

Fechando o ciclo de contribuições do DWIH São Paulo, será apresentado, no dia 24/09, às 9h15, o projeto ProQR – Promovendo Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos, uma iniciativa da agência alemã de cooperação internacional (GIZ) para a geração de combustíveis alternativos à aviação. A palestra estará a cargo de Eduardo Soriano Lousada, diretor da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), parceiro da GIZ na implantação do projeto no Brasil.

 

Outra novidade na edição deste ano será a gratuidade do evento mediante inscrição. O público interessado em também participar das oficinas “Da Ideia ao Projeto” e “ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) as Business Case”, bem como da sessão de matchmaking com os empreendedores acelerados no Programa Startups Connected, pode se candidatar a ingressos VIPs da quota do DWIH São Paulo. Para isso, deve se inscrever em outro link: https://forms.gle/XtuYUPRYKH53564h8.

 

 

Sobre o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade

O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade acontece anualmente desde 2012 e é o maior evento de inovação entre os dois países. Idealizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o evento conta com a correalização do DWIH São Paulo.

 

O evento também é anualmente palco da premiação do programa Startups Connected, de iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), que premia startups brasileiras que trazem soluções para barreiras de negócios de grandes corporações alemãs com filiais no Brasil. Anualmente, o DWIH São Paulo participa do programa promovendo uma categoria. Este ano, o Centro Alemão lançou o desafio “A Healthier Life – Solutions for People, Society, and the Environment”.

Postar um comentário

0 Comentários