Mudanças organizacionais: entenda sua importância



As mudanças organizacionais são situações pelas quais todas as empresas vão passar em algum momento. Por conta disso, é fundamental investir em uma boa gestão de mudanças que auxiliam durante todo esse processo.

Alguns exemplos de mudanças organizacionais comuns são a integração de novos funcionários, expansão de departamentos, fusões com outras empresas, mudanças em procedimentos, entre outras situações que causem um impacto significativo no negócio.

Assim como qualquer outra, nem sempre as mudanças e reformulações são confortáveis, sendo exatamente por isso que uma boa gestão para reduzir os impactos e superar os desafios se faz necessária.

Antes de fazer qualquer tipo de alteração na empresa, é preciso conhecer um pouco mais sobre as mudanças organizacionais e saber como elas devem ser aplicadas na prática.

Ao fazer isso, a companhia consegue manter a qualidade dos processos e não corre o risco de provocar alterações que possam fazer com que a marca perca sua identidade ou sua qualidade.

Afinal, as mudanças são boas e importantes, mas elas não devem interferir na imagem positiva que a empresa vem mostrando até aqui.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mudanças organizacionais, a importância de aplicá-las, seus benefícios e como fazer essa transição com os funcionários. Acompanhe!

O que são mudanças organizacionais, afinal?

As mudanças organizacionais são as ações em que um negócio altera algo importante dentro da organização. Essa mudança pode ser em relação a qualquer área da empresa e que exija um período de adaptação pelos colaboradores.

Ao gerenciar bem essas mudanças, uma companhia de assessoria empresarial consegue alavancar as alterações necessárias e garante uma resolução bem-sucedida para o negócio.

Muitas situações podem fazer com que seja necessário utilizar esse método, dentre elas, a troca de liderança, adoção de novos modelos de negócios, mudanças na estrutura da equipe ou implementação de tecnologias.

Isso está relacionado a práticas e estratégias que são utilizadas com o intuito de melhorar as transições, evitar traumas e promover uma adaptação saudável.

Dentre as suas funcionalidades é possível mencionar a preparação, que esclarece se a proposta de mudança é realmente necessária. Ou seja, os responsáveis dessa realização, de modo que ela realmente ajude a empresa.

Outra funcionalidade é a etapa da implementação, onde a comunicação interna garante a adaptação aos novos processos.

Isso envolve treinamentos de colaboradores, contemplando as habilidades e informações necessárias para que eles possam realizar suas atividades de maneira eficiente.

Em alguns casos, a implementação pode abranger demissões e reestruturação de equipes, o que pede alguns serviços, como aconselhamento psicológico.

Por fim, as mudanças organizacionais também funcionam com base na etapa do acompanhamento, que consiste na implementação de uma estrutura que ajuda a medir o impacto comercial das mudanças.

Uma confecção de uniformes profissionais pode avaliar o plano de gerenciamento de mudanças para entender sua eficácia e registrar todos os progressos.

Importância das mudanças nas empresas

Por meio das mudanças organizacionais, é possível fazer com que o negócio cresça e que ele tenha acesso a todas as alterações necessárias para o seu desempenho.

Logo, é preciso ter em mente que o mercado muda rapidamente, assim sendo, não faz sentido permanecer com os mesmos processos.

De acordo com uma pesquisa da área, à medida em que uma empresa opta por operar em um ambiente sempre em evolução, acaba descobrindo que seus processos não são tão eficientes.

Em outras palavras, se não houver mudanças não é possível se sustentar no mercado. Sem essas transformações, as organizações perdem vantagem competitiva e deixam de atender às necessidades de seus clientes.

Portanto, independentemente de qual seja o objetivo do seu negócio, são as mudanças organizacionais que ajudam a superar as dificuldades do mercado.

Como as mudanças organizacionais podem ser aplicadas?

Esse processo de mudanças pode ser aplicado em qualquer processo dentro de uma empresa, por isso, primeiro é preciso entender o que é necessário ser feito.

Algumas mudanças podem ser mais radicais, como a locação de espaço comercial novo ou mais simples, como aquelas relacionadas às práticas do dia a dia.

Essa ação pode ser pensada como um espectro, pois enquanto podemos investir em mudanças adaptativas, também é possível optar pelas mudanças transformacionais.

No caso das mudanças adaptativas, nos referimos a pequenas alterações, com o objetivo de atender às necessidades que evoluem com o tempo.

Um exemplo disso é a troca de computadores por equipamentos mais modernos ou os ajustes implementados que ajudam a otimizar as estratégias do negócio.

No que diz respeito às mudanças transformacionais, estas possuem escala e escopo maiores e podem envolver assuntos mais complexos, como por exemplo, a missão da empresa.

São alterações que demandam mais tempo e energia, e que podem ser buscadas com a ajuda de forças externas.

Independentemente do tipo de mudança que, por exemplo, uma empresa que aluga escritórios compartilhados esteja fazendo, é preciso entender que o processo de mudança deve ser adaptado às demandas e desafios das situações envolvidas.

Além disso, essas transformações são importantes porque fazem com que as empresas tenham sucesso e crescimento.

Elas impulsionam a adoção e fazem com que as alterações sejam bem-sucedidas e, com isso, os colaboradores terão mais facilidade para entender e se comprometer com as novidades.

Se uma companhia não investe em mudança organizacional, suas transições se tornam mais difíceis e caras. A eficiência dos colaboradores também cai, o que vai impactar de maneira negativa em sua produtividade.

Ademais, a corporação corre o risco de fracassar, uma vez que as mudanças são capazes de reduzir os custos e aumentar as vendas, isso acontece porque elas são capazes de melhorar todas as etapas e relações.

No centro de todas as mudanças estão os colaboradores e qualquer organização, como uma especializada em terceirização de serviços, precisa superar a resistência dos funcionários perante as transformações.

Como fazer essa transição para os colaboradores?

As mudanças organizacionais podem trazer resistência por parte dos colaboradores e, em vista disso, é necessário estabelecer uma comunicação transparente, deixando claros os prós e contras.

Dentre as principais estratégias nesse sentido, uma companhia é capaz de investir nas seguintes práticas:

1 - Comunicar as transformações

Os funcionários não podem descobrir as mudanças depois que elas já aconteceram. É papel da organização explicar a necessidade delas e destacar todas as melhorias que podem trazer.

A partir do momento em que as pessoas entendem a nova realidade da companhia, elas se tornam menos resistentes.

Nesse sentido, se você vai utilizar um novo sistema de organização de documentos empresariais, por exemplo, precisa mostrar para a sua equipe de que forma ele vai ajudar a alcançar os objetivos.

2 - Minimizar os conflitos

É fundamental resolver os conflitos de maneira simples e efetiva, uma vez que a companhia está sujeita a enfrentar as frustrações dos colaboradores, o que pode levá-los a discutirem entre si.

Se isso estiver acontecendo, reúna a sua equipe e exponha a importância da nova estratégia para o crescimento da empresa, abordando os seguintes aspectos:

  • Importância da mudança;
  • Benefícios adquiridos;
  • Como está sendo feita;
  • Vantagens para o time.

Além de falar sobre essas características da mudança, esteja aberto para ouvir as insatisfações, para que, desse modo, a companhia como um todo possa superar resistências.

3 - Acompanhar o desempenho dos funcionários

Depois que uma nova estratégia é implementada, é necessário acompanhar o desempenho em relação a essas mudanças.

Você pode oferecer brindes corporativos criativos para incentivar a adaptação, mas sem deixar de ouvir seus colaboradores. Colete feedbacks da equipe e utilize as informações nas melhorias internas.

Lembre-se de que é vital ter uma equipe inspirada e empenhada em colocar em prática as melhores ideias. Para mensurar o desempenho dos seus colaboradores, você pode utilizar os indicadores de produtividade.

4 - Apontar vantagens e desvantagens

Sabemos que toda mudança tem seus prós e contras, portanto, seja transparente e mostre o lado negativo dessa transformação, se houver.

É dessa maneira que os funcionários estarão preparados para lidar com os problemas que possam aparecer no caminho.

Assim, se uma transportadora de carga deixa claro tudo o que está relacionado a essas mudanças, aprende a superar a resistência.

Consequentemente, as novas práticas se tornam mais reais e os benefícios serão maiores. Ademais, é uma forma de adaptar os planos à realidade da equipe.

Conclusão

O mercado muda o tempo todo e exige que as empresas se adaptem a essas mudanças. Se isso não acontece, a companhia é prejudicada e perde totalmente o seu poder de competitividade.

No entanto, durante todo esse processo de transformações, a organização não pode deixar de lado a comunicação com os colaboradores, afinal, são eles que vão lidar com tudo o que foi mudado no dia a dia.

Quando os funcionários não estão engajados e não acompanham as propostas, fica difícil alcançar o objetivo do negócio. Mas, com as dicas que demos aqui, certamente você saberá como adaptá-los a todas essas transformações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários