4 dicas práticas para desenvolvimento de funcionários



O desenvolvimento de funcionários é uma etapa importante na construção de boas métricas de produtividade, indispensáveis para o sucesso do negócio. As contratações são um investimento que, caso bem executado, conferem agilidade e inovação às organizações. 


O paradigma da produtividade enfrentou profundas modificações desde suas primeiras teorias na fase mais avançada da Revolução Industrial. A produção em massa transformou o modo como se enxerga a geração de riqueza e introduziu o conceito de concorrência. 


Os mercados expandiram seu tamanho com o crescimento das cidades, apresentando taxas de densidade populacional inéditas até então. O mesmo produto passa a ser oferecido em diversas opções nas prateleiras. 


Assim, a corrida pela produtividade se instaura como meio de sobrevivência diante da multiplicação de concorrentes. Os investimentos em equipamentos, maquinário, assessoria empresarial e pesquisa visam criar itens melhores, mais baratos e replicáveis. 


Neste cenário se inicia o estudo do trabalho, as motivações que interferem no comportamento e o impacto deste último sobre a cadeia produtiva. A força de trabalho se torna objeto da busca pelo segredo da relevância comercial. 


Entre as principais linhas de pesquisa sobre o trabalho e o impacto da mão de obra na produtividade e na organização de documentos empresariais, destacam-se as: 


  • Teorias da organização; 
  • Teorias da motivação; 
  • Teorias da comunicação; 
  • Teorias das relações humanas. 

Estas formam um conjunto de medidas empregadas nas empresas para o desenvolvimento dos funcionários, com o objetivo de reduzir custos operacionais através do aumento de lucros. 


Enquanto as teorias da organização buscam a raiz para a produtividade no modo como são delegadas as tarefas, segmentados os setores e executada a especialização, a abordagem da comunicação pavimenta um caminho entre estas novas estruturas.  


O crescimento das indústrias do setor automobilístico, com a implantação destas teorias, estimulou a visão do ambiente organizacional como uma engrenagem, uma estrutura mecânica que se move interconectada, porém, com funções definidas. 


O avanço da busca pelo desenvolvimento do corpo de funcionários impulsionou o estudo do seu comportamento, analisando as necessidades dos colaboradores para além da perspectiva de peça em uma engrenagem.


Assim, as teorias da motivação e das relações humanas se combinam ao bojo de pesquisas já realizadas na área, fornecendo a pequenos e médios empreendedores um panorama completo sobre o funcionamento de uma empresa e os problemas mais comuns. 


Atualmente, com o avanço das ferramentas digitais, a internet tornou-se uma biblioteca onde é possível ler, resumir e replicar conteúdo produzido em décadas de História da produção industrial. Em livre acesso, tais teorias podem ser adaptadas a qualquer cenário.

Criando modelos para a gestão de equipes

Traduzir conteúdo teórico em soluções práticas requer uma visão aprofundada de quem ocupa posições de liderança em uma empresa. O diagnóstico de problemas no ambiente organizacional deve ser detalhado, abrangendo todos os setores. 


A equipe pode ser considerada uma unidade de célula que, em conjunto, constrói todas as estruturas do organismo, além de assegurar o seu bom funcionamento. Definida como um conjunto de relações interpessoais, as equipes se unem em torno de um objetivo comum. 


Ainda que localizadas em escritórios compartilhados, os grupos se distinguem nitidamente de acordo com as funções que cada um ocupa externamente. Em caráter interno, depende da delegação de tarefas e do estabelecimento de um líder. 


Estruturar a abordagem do trabalho de equipes é uma atividade que pode ser realizada sobre os moldes do processo da informação, que segue as etapas de objetivo, atenção, codificação, armazenamento, resposta, feedback, aprendizagem e tomada de decisão.


Desenvolver os funcionários através da gestão de equipes é fundamental para melhorar o aproveitamento de uma companhia, cortando procedimentos desnecessários, reduzindo o tempo ocioso, otimizando a produção e o gerenciamento de crises. 

Definição de objetivos

Etapa inicial da formação de uma equipe, é vital que o objetivo seja comunicado a todos os integrantes de modo claro, assegurando-se que cada funcionário esteja de comum acordo sobre a meta a ser alcançada em uma transportadora de carga, por exemplo. 


As relações de acordo entre as partes de uma equipe envolvem não apenas o entendimento lógico sobre o objetivo, como o engajamento intuitivo com este, ou seja, a percepção de que o propósito da equipe é razoável e necessário. 


Para alcançar esta coesão, as contribuições individuais são reunidas e condensadas em um esforço de grupo, buscando sempre o consenso e engajando os funcionários através da valorização da visão e autonomia de cada um. 


O envolvimento de cada integrante das equipes com o acolhimento de suas opiniões e iniciativas individuais atua como um processo de identificação pessoal, onde alcançar o objetivo passa a fazer parte das conquistas de cada funcionário. 


As pesquisas indicam que o sucesso de uma equipe está diretamente ligada à comunicação, em especial, ao incentivo por uma rede que valoriza a crítica construtiva e o feedback contínuo, estimulando cada integrante a dedicar-se ao máximo. 


Um ambiente organizacional que observa a jornada do colaborador se torna um local propício à tentativa e erro, consequentemente, ao espírito inovador das equipes. A prática busca estabilizar o trabalho, evitando sobrecarga em qualquer membro. 

Treinamento e integração

Um modo eficiente de integrar funcionários à cultura organizacional a ser nutrida pelas lideranças de uma empresa é o estabelecimento de treinamentos e sistemas de acompanhamento para colaboradores recém-contratados. 


O treinamento age como um veículo educacional que comunica ao trabalhador as funções e resultados que são esperados dele. A manipulação de equipamentos, a apresentação da estrutura departamental e seu funcionamento melhoram o aproveitamento do colaborador. 


Enquanto os programas de treinamento ensinam o que o funcionário deve fazer, o acompanhamento direto nos primeiros meses de operação contribuem com a afinidade entre indivíduo e clima organizacional, voltada para a identificação com seus princípios. 


O clima organizacional de uma empresa pode ser representado por diversos aspectos, desde o estilo de liderança empregado, a rotina de trabalho, a delegação de tarefas até características mais externas, como a confecção de uniformes profissionais


A depender da estrutura de sua cadeia produtiva, os tomadores de decisão do empreendimento podem optar por uma liderança mais independente, com maior espaço para flexibilidade, autonomia e personalização da rotina de trabalho. 


Outros segmentos, no entanto, podem exigir uma liderança mais presente, uma maior estruturação das tarefas e um esquema mais rígido de rotina, reduzindo espaços para personalização. Tal estilo é mais comumente usado em indústrias de manufatura. 


Ambos os tipos de liderança se encaixam em diferentes produtos e iniciativas de mercado, permitindo a adaptação e mesclagem dos estilos, sempre de acordo com as necessidades da indústria em questão. 


Lideranças mais autocráticas que apresentam normas rígidas de trabalho podem ser úteis para o estabelecimento de equipes inexperientes, especialmente quando se trata de um setor técnico, regido por leis muito específicas. 


As lideranças que apresentam um caráter mais flexível são indicadas para equipes com grande potencial criativo e inovador, formada por funcionários qualificados e experientes, como é o caso de forças-tarefa para a realização de atividades de alto impacto. 

Desenvolvendo colaboradores e equipes

O empreendedor que deseja desenvolver de modo mais profundo a produtividade de seus funcionários e a coesão de suas equipes pode se beneficiar grandemente de uma série de dicas práticas para a implementação do plano em seu negócio:

1. Comunicar o planejamento ao RH

O aspecto principal do desenvolvimento de equipes e colaboradores é o cuidado com a boa comunicação. Os processos de delegação e terceirização de serviços devem estar de acordo com a proposta elaborada pelo planejamento estratégico de início. 


Comunicar ao RH, setor responsável pelas contratações e demissões, assim como acompanhar a implementação do planejamento nas abordagens do departamento, é fundamental para frutificar uma nova cultura nos espaços da companhia. 

2. Construir modelos de delegação adaptáveis

O nível mais alto de decisão de uma empresa pode deixar em aberto a possibilidade de diferentes estilos de liderança para cada tipo de equipe, porém, por mais flexível que seja seu planejamento, é necessário definir o esqueleto da delegação de tarefas. 


O termo esqueleto é aplicável devido à observância do caráter adaptativo desta delegação, permitindo sua implementação em diferentes equipes e departamentos. Desta forma, cria-se métricas verificáveis de produtividade para o cenário interno. 

3. Montar um plano de carreira coerente

Uma equipe responsável pela locação de espaço comercial para os eventos de uma organização pode apresentar maiores índices de motivação caso introduzidas a um plano de carreira coerente com os objetivos da equipe e as características da empresa. 


Se é uma equipe voltada ao trabalho criativo na confecção de artes promocionais, por exemplo, as bonificações devem girar em torno das qualidades necessárias para a execução do trabalho, como a valorização de iniciativas originais. 

4. Apoiar a formação profissional do colaborador

O colaborador pode entrar em uma empresa apresentando uma série de habilidades e formação profissional que podem evoluir com o tempo. Estagiários e funcionários em diferentes estágios de sua carreira devem ser incentivados a melhor formação. 


Desde planos de carreira mais generosos para estes casos, promoções, ofertas de brindes corporativos criativos e financiamentos de cursos e treinamentos, uma empresa que valoriza o desenvolvimento do colaborador cria um ambiente enriquecedor para ambos. 

Conclusão

O desenvolvimento de funcionários é uma iniciativa nobre na direção de criar um ambiente organizacional que proporcione uma boa experiência para as equipes, ao passo em que estimula a produtividade, gerando lucros em todos os níveis. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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