Marketing na contabilidade: confira pontos para levar em conta



Assim como os demais empreendimentos, as empresas contábeis também precisam prospectar e fidelizar seus clientes, e para se destacar, é preciso investir no marketing na contabilidade.

É necessário desenvolver continuamente suas habilidades, entender os novos comportamentos e as demandas dos clientes, para adotar estratégias assertivas.

Dessa forma, o marketing contábil se torna um destaque entre os assuntos mais importantes para uma empresa do setor.

Um empreendedor experiente no segmento sabe que os esforços e ações de marketing precisam de um direcionamento metodológico e estratégico muito específico, para obter bons resultados, diferente de um segmento como a instalação de gás em apartamento.

Também é preciso ter paciência, ter visão de médio e longo prazos, estando ciente que os resultados não são tão imediatos, devido às particularidades relativas aos serviços da área contábil.

O foco em resultados de curto prazo costuma ser um dos maiores erros, além de ser a causa da desmotivação de muitos profissionais de contabilidade.

Nesse artigo trataremos dos pontos mais importantes a serem considerados por todos os profissionais registrados em uma clinica exame ocupacional de uma empresa de contabilidade que visa o sucesso, afinal a integração dos esforços de todos os colaboradores é fundamental.

Continue lendo e veja como diferenciar suas estratégias de marketing para um bom posicionamento no mercado, que traga rentabilidade e estabilidade para sua empresa nesse setor tão competitivo. 

O que é marketing contábil?

Entende-se por marketing contábil, todas as estratégias de divulgação e vendas de uma empresa e/ou profissional de contabilidade.

Em outras palavras, compreende todos os processos para a ampliação de sua atuação.

Para isso existe um conjunto de estratégias que garantem a criação e manutenção da autoridade, assim como a visibilidade da marca. Isso envolve a soma de três pilares. 

Criação, comunicação e entrega

O primeiro ponto, a criação, compreende a parte conceitual do seu negócio, a identidade empresarial, ou seja, tudo que estimula o público a criar vínculos emocionais com sua marca, lembrando dela frequentemente.

A identidade, também chamada de branding no marketing digital, trata de todas as características de referência, como cores, imagens, logotipo, slogan, princípios e valores. 

Tudo deve ser considerado, até mesmo o design do carimbo para empresa.

A comunicação compreende os meios utilizados para a divulgação do negócio, como uma boa assessoria de imprensa, os eventos e as campanhas publicitárias. 

E a entrega é o valor gerado para o cliente levar após a contratação do serviço de sua empresa contábil.

Esses três conceitos são a base do marketing na contabilidade, e é necessário manter o equilíbrio entre eles, sempre seguindo o código de ética, a legislação atribuída à profissão. Abordaremos as restrições éticas adiante.

Por que investir em marketing contábil?

Assim como questões relativas à infraestrutura como o conserto de bomba hidráulica, demais manutenções necessárias, formação e treinamento da equipe de colaboradores, o marketing precisa ser visto como um investimento.

Isso significa ter real compreensão de sua finalidade e uma expectativa potencial de retorno sobre o custeio.   

Tanto para explicarmos as vantagens e benefícios de investir no marketing contábil, quanto para abordarmos os fatores mais importantes a serem considerados para ser assertivos em suas ações, pontuamos a seguir 8 questões que precisam ser consideradas.

  1. Planejamento estratégico

A base do empreendedorismo sempre é o planejamento estratégico, isso é fato, portanto, o primeiro passo é elaborar o Plano de Negócio em seu notebook novo.

Ele deve contar com um setor todo especial para o marketing e as ações a serem desenvolvidas. 

Os pontos mais relevantes nesse caso são:

  • Estude seu negócio, o mercado, a concorrência e o público;
  • Crie personificações do cliente ideal, as personas;
  • Segmente seus esforços;
  • Tenha objetivos;
  • Tenha metas bem definidas;
  • Desmistifique os canais de comunicação;
  • Conheça a caminhada de compra do seu cliente;
  • Aplique o mix de marketing: produto, preço, praça e promoção;
  • Conheça seus colaboradores e saiba delegar tarefas;
  • Revise os planos periodicamente.

Esse será o norteador para a condução do seu negócio, para o direcionamento de recursos, entre as demais tomadas de decisões definidoras do sucesso do negócio.

  1. Marketing e presença digital

Outro fator bem básico, que vale para qualquer negócio atualmente, é a necessidade de que a marca esteja presente no ambiente digital.

Independente do setor, assim como para o segmento de impermeabilização de telhado, para citarmos um exemplo.

É na internet que o público, ou seja, um cliente em potencial, procurará por seus serviços e se informará sobre ele, seja sobre o ramo da contabilidade ou sobre sua empresa, especificamente.

A presença online é trabalhada por meio do marketing digital, e as possibilidades são infinitas. 

Por se tratar de estratégias que possuem um custo-benefício muito alto e que podem ser feitas com investimentos pequenos, o que vale é a criatividade e a inovação para o destaque da marca.

Isso não significa que ações de marketing tradicional devem ser descartadas. 

Algumas são simples e também possuem baixo custo, como cartões de visita, panfletos, adesivo para logotipo e pequenos brindes personalizados, como chaveiros, por exemplo.

  1. Diferencie seu negócio

Se diferenciar é uma ação extremamente estratégica no mercado, e no ramo da contabilidade não é diferente.

Conceituada como uma vantagem competitiva, a profissionalização em determinado assunto, e o posicionamento da marca a partir dessa especialização, provavelmente tornará o seu negócio único e especial no mercado, ou seja, uma referência. 

  1. Visibilidade

É necessário ser visto, conhecido e se posicionar no mercado. A diferenciação por segmentação é uma ótima estratégia, mas não é a única.

É possível, e muito aconselhável, ser um negócio reconhecido pelo sucesso do atendimento ao cliente, por exemplo, outro destaque que cria vantagem frente à concorrência.

A proposta do marketing contábil é amplificar a voz do profissional, e isso não inclui apenas os consumidores do serviço, mas todos os stakeholders, ou seja, os demais profissionais envolvidos, como fornecedores, sócios, investidores e colaboradores.

Assim é possível construir uma imagem positiva no mercado, formar autoridade e tornar-se cada vez mais atrativo para o público, além de agregar valor à empresa.

  1. Legislação e restrições

Como mencionamos no início desse artigo, a contabilidade é uma profissão regida por um Código de Ética, e isso impõe algumas restrições ao que tange a publicidade e o marketing.

São questões simples, mas que devem ser consideradas para evitar sanções. Todas as empresas deveriam ter esse código visível impresso em um banner rosa ou de sua cor favorita, para lembrar seus colaboradores de seus compromissos éticos profissionais.

Em síntese elas se referem a ações que possam prejudicar a imagem de outros profissionais ou escritórios da classe.

Dessa forma, o profissional é proibido de realizar qualquer ação depreciativa ou fazer referências prejudiciais, de fazer anúncios mentirosos, e de disputar ou oferecer serviços profissionais de forma desleal. 

Um exemplo são chamadas promocionais que oferecem descontos ou prometem reduções nos custos e/ou impostos.

  1. Prospecção de clientes

Isso pode parecer óbvio, mas é importante ressaltarmos aqui que o marketing contábil deve ser estruturado para atrair a atenção do público sobre seu negócio, de forma a garantir uma extensa carteira de clientes.

  1. Use a inovação e suas ferramentas a seu favor

Automatizar suas estratégias auxilia e potencializa muito os resultados. 

No marketing digital existem uma grande diversidade de ferramentas disponíveis, a maioria delas gratuitas ou de baixo custo, desenvolvidas para escalar resultados. 

Confira a check-list:

  • Análise ou matriz SWOT/FOFA;
  • Benchmarking;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais;
  • Pesquisas de marketing;
  • The Customer Relationship Management;
  • Mailing (um banco de dados com informações essenciais dos clientes);
  • E-mail marketing.

Todas essas são ferramentas fundamentais para se aproximar e manter sua relação com seu público, sempre captando novos clientes, além de fidelizar os já existentes. Invista e valorize essas relações.

  1. Vigie as métricas e resultados 

Não há planejamento se não houver acompanhamento e controle constante sobre o andamento e resultados das ações.

Assim como sua análise cuidadosa, de forma a buscar melhorias constantes.

Considerações finais

Para sua estratégia de marketing contábil ter sucesso, ter um Plano de Negócio com um Plano Diretor de Marketing, é essencial.

Não existe excelência sem planejamento e estratégias respaldadas em objetivos e metas consistentes. 

Isso define a aplicação eficiente dos esforços, conquistando os resultados esperados.

Além disso, aconselhamos fazer networking continuamente, e investir na qualidade do serviço e do atendimento, para a fidelização de clientes.

Os erros mais comuns cometidos por profissionais de contabilidade em relação ao marketing são as ações aleatórias e sem planejamento, o receio ou despreparo para vender seu trabalho, e não compreender as reais necessidades dos consumidores.

Portanto, peça feedbacks de seus clientes e demais stakeholders, treine e capacite todos os colaboradores, revise, reformule e faça ajustes em seus planos, objetivos e metas, quando necessário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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