FACAMP consolida parceria com a alemã Kärcher para projeto desenvolvido por alunos de Administração

 


FACAMP consolida parceria com a alemã Kärcher para projeto desenvolvido por alunos de Administração

Cerca de 30 estudantes da instituição participam de imersão realizada durante um ano na multinacional, que culmina em um trabalho de consultoria entregue à parceira, além de sessões de mentoria profissional e orientação acadêmica

São Paulo, agosto de 2021 – A FACAMP – Faculdades de Campinas vem se destacando nas últimas décadas por equilibrar a profundidade acadêmica com boas práticas empresariais. Em 2021, o Trabalho Integrado (TI), uma iniciativa de imersão profissional para o curso de Administração de Empresas, ganha um novo corpo e, pela primeira vez, passa a contar com uma parceira multinacional: a alemã Kärcher, empresa líder mundial em soluções de limpeza. Cerca de 30 estudantes do terceiro ano do curso participam de um projeto de dois semestres letivos, que culmina em um trabalho de consultoria como conclusão.

No primeiro momento, os alunos de duas disciplinas laboratoriais – “Gestão de Processos e Melhoria Contínua” e “Gestão da Qualidade e Plano de Melhoria” – foram divididos em sete grupos, de acordo com uma unidade de negócios da Kärcher. Cada turma tem encontros semanais alternados, sendo um deles com um professor da FACAMP e outro com um diretor da multinacional. A iniciativa tem a coordenação dos docentes da instituição de ensino, Paolo Coti-Zelatti e Davi Lucas Arruda de Araújo, e conta com atividades práticas, acadêmicas, sessões de feedback, mentoria, além de possibilidades futuras.

“Essa é uma parceria na qual ganha-se ao cubo. O aluno tem uma experiência única em nível superior. A FACAMP também é beneficiada por estar à frente de uma iniciativa sofisticada como essa e por ter uma notoriedade pública, inclusive, chamando a atenção de empresas, que podem ser possíveis novos parceiros. E a companhia recebe uma consultoria de alto nível com apoio dos professores e coordenadores, de maneira integrada. Esse projeto passa por todas as etapas, do diagnóstico à mensuração de resultados”, explica Paolo Coti-Zelatti.

Criado pela FACAMP, o Trabalho Integrado (TI) é uma iniciativa que proporciona uma experiência profissionalizante aos educandos. A exposição no mundo corporativo de forma prática ocorre de uma maneira estruturada e orientada por professores e profissionais, contando ainda com um referencial teórico direcionado ao setor de interesse. Ao entrar no mercado de trabalho, o recém-formado que vivencia experiências como essa conta com diferenciais que o tornam mais capacitado.

Da teoria à prática

O trabalho se desenvolve oficialmente em modelo de Relato Técnico, podendo ser publicado em revistas científicas e periódicos do setor. Na fase de elaboração, a Kärcher fez alguns requisitos e trouxe alguns problemas observados. “Nesse primeiro semestre, os alunos acolheram essas demandas e fizeram diagnósticos de outras questões observadas por eles. No meio do ano, houve uma banca de qualificação, da qual participaram professores e executivos da parceira e na qual foram propostas melhorias para resolver essas não-conformidades identificadas”, complementa o professor e coordenador da iniciativa.

Na segunda metade do projeto, que começa em agosto de 2021, os alunos da FACAMP vão dar início à implementação do Plano de Melhorias, com a chancela da Kärcher, que aprovou as propostas na banca de qualificação. No final do semestre, os sete grupos apresentam um trabalho final completo, com diagnóstico, contexto, aprimoramentos oferecidos e implementados, resultados preliminares e conclusão. “Há referencial teórico que suporta o desenvolvimento desse trabalho, contando com uma base acadêmica sólida”, acrescenta Paolo.

A proposta é que toda a imersão ocorra com encontros presenciais, na FACAMP e na empresa parceira. No entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que todas as atividades fossem na modalidade online até o momento. “O avanço da vacinação pode trazer mudanças nesse cenário. A visita às unidades de negócios é crucial para essa iniciativa, bem como a observação in loco de detalhes e processos do trabalho”, adianta o professor.

Além de terem uma experiência como consultores, os estudantes contam com uma possibilidade de terem portas abertas no futuro. “No TI, não há vínculo de estágio ou de trabalho, mas os mentores estão atentos para oportunidades em diversas frentes”, finaliza.

A Kärcher é uma empresa alemã, fundada em 1935, que no Brasil tem uma operação em Vinhedo (SP). A multinacional é pioneira no ramo da tecnologia de jato de água de alta pressão e referência em limpeza doméstica e profissional em todo mundo. Com atuação em 60 países e 11 mil colaboradores, a rede também atua como patrocinadora de projetos culturais, além de ser parceira do SOS Children’s Villages e membra do Global Compact Network, ONU.

Sobre a Facamp – A FACAMP foi fundada em 2000 pelo empresário Eduardo da Rocha Azevedo, ex-presidente da BOVESPA e da BM&F, e pelos professores João Manuel Cardoso de Mello, Luiz Gonzaga Belluzzo e Liana Aureliano, economistas brasileiros influentes e também fundadores da UNICAMP. Com cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de negócios e engenharias, a FACAMP se estabeleceu como uma das principais faculdades de formação de executivos do Brasil. Atualmente, mais de 97% de todos os formados pela FACAMP estão empregados em grandes empresas do Brasil e do mundo ou comandam seus próprios negócios. O índice de empregabilidade e um projeto educacional multidisciplinar, inovador e integrado garantem o reconhecimento do mercado de trabalho corporativo.

Postar um comentário

0 Comentários