Conservatório de Tatuí realiza encontro de volta às aulas com programação especial e aberta ao público



Conservatório de Tatuí realiza encontro de volta às aulas com programação especial e aberta ao público


Semana de abertura de Artes Cênicas será realizada de 16 a 20 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Youtube






Roda Viva - Conservatório de Tatuí





A área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - preparou uma programação especial, que será realizada entre os dias 16 e 20 de agosto, para a semana de volta às aulas do segundo semestre, com atividades formativas e artísticas. O evento será realizado de forma virtual para os(as) alunos(as) dos cursos de Teatro e Cenografia, mas também poderá ser acessado por qualquer pessoa interessada, pois será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da instituição. Serão cinco dias de evento, com diferentes convidados(as) e parceiros(as), para debater temas como circo escola, registro profissional nas artes cênicas, acessibilidade e teatro, entre outros.


"A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí apresentará um trabalho inédito dedicado à percepção sensível dos espectadores em parceria com escolas da cidade. Já o Núcleo Pavanelli, que adotou Tatuí como sede artística, nos presenteará com uma aula aberta sobre a história dos artistas circenses e teremos, também, a proposta inusitada de um protagonismo jovem na organização de um festival que nasceu na Argentina, apresentando sua versão brasileira, entre outras atividades. Apesar dos tempos difíceis, essas produções e artistas nos inspiram e mostram que muita coisa instigante e corajosa está sendo plantada e criada", comenta Antonio Salvador, gerente artístico pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:


16/08, das 19h30 às 21h30, e 18/08, das 14h30 às 16h30 - Aula aberta "Circo Escola - da teoria à prática", com o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo


Será apresentada uma aula introdutória ao universo circense, ministrada por Marcos Pavanelli, artista circense e palhaço formado pela tradicional Família Medeiros, e Simone Brites Pavanelli, artista circense e palhaça, atriz e produtora, psicóloga e arte terapeuta, abordando questões teóricas, como quem eram os saltimbancos; breve histórico do circo moderno; apontamentos sobre circo teatro; famílias circenses e sua estrutura de trabalho; o aprendizado circense no circo de lona; a formação circense nos tempos atuais e uma introdução sobre o palhaço brasileiro. O projeto recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc (LAB) por meio do Decreto Municipal nº 20.657 de 16 de julho de 2020 - Edital de Cultura 02/2020 - Concessão de Prêmio para Projetos Culturais. Para participar, basta inscrever-se no link: https://forms.gle/JtijGrWzuzq3PrU38


17/08, das 19h às 22h - Encontro com Dorberto Carvalho: "O SATED e o registro profissional nas artes cênicas"


Dorberto Carvalho é licenciado em Letras pela USP, concluiu cursos de pós-graduação em teoria do teatro, foi coordenador do "Projeto Formação de Público" da SMC de São Paulo (2001/2004). É autor do "Romance Vertigem", coautor do livro "A luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para cultura" (2008) com Iná Camargo Costa e autor de diversos textos teatrais, dentre eles, "Bumba meu Fusca", "Cidade submersa" e "Makunaíma na rua". Foi professor no Curso de Artes Cênicas do SENAC-SP e, em 2012, ministrou o Curso "Modos de Criação e Produção no Teatro de Grupos da Cidade de São Paulo" na FFLCH - USP.


18/08, das 19h às 22h - Encontro com Andreza Nóbrega e Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí: "Acessibilidade e Teatro"


Andreza Nóbrega é doutoranda em Teatro na UDESC, mestra em Educação pela UFPE, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas também pela UFPE, e especialista em Audiodescrição pela UFJF. A artista e pesquisadora teatral fará uma intervenção aberta ao público no processo de pesquisa e criação teatral "Ações para suspender o tempo", do Grupo Artístico Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí. Andreza apresentará procedimentos e políticas de acessibilidade em teatro, ações cada vez mais urgentes de serem inseridas e concebidas como parte constituinte dos processos de estudos e aprendizagens dos artistas das artes cênicas.


19/08, das 19h às 22h - Homenagem "O Teatro de Tatuí e os 45 anos do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí", com Prefeitura Municipal de Tatuí


A Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí realiza, por meio do Museu Histórico Paulo Setúbal e dentro da programação da 79ª Semana Paulo Setúbal e 195º Aniversário de Tatuí, um encontro virtual com convidados(as) para homenagear o Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, que celebra 45 anos em 2021.


20/08, das 19h às 22h - "Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil - trajetória, princípios e a edição de 2021", encontro com organizadores e artistas do Festival VQV


O IV Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil é uma iniciativa cultural que faz parte de uma rede latinoamericana de teatro jovem, criando um espaço de encontro e incentivo à produção teatral jovem no país ao promover apresentações de espetáculos, mesas de debates, oficinas, painéis de intercâmbio e encontros. Estruturada por cinco arte-educadores independentes (Arthur Hideki, Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa) entra em sua terceira edição com a parceria do SESC Santo André e o apoio da Lei Aldir Blanc da Secretaria Estadual de Cultura. A curadoria, que sempre prezou pelo protagonismo jovem e pelo debate em torno dos direitos humanos e da democracia, celebrará o centenário de Paulo Freire. Grupos de São Paulo, Amazonas, Fortaleza, dentre outros, estarão na programação.


SERVIÇO
Volta às aulas: Semana de Abertura do 2º Semestre do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí
Data: 16 a 20 de agosto de 2021
Evento gratuito


Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e VISA.


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" - Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente - é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: https://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Postar um comentário

0 Comentários