Tudo o que você precisa saber sobre mobile marketing



O mobile marketing chegou a alguns anos e vem mudando a forma como diversas empresas do meio funcionam, criam estratégias e decidem como proceder com suas formas de negócio, diferente de muitos anos atrás.

O texto de hoje irá abordar sobre essa nova forma de fazer marketing, explicando sobre o seu conceito, quais são os benefícios de sua utilização e como o seu negócio pode ter algumas vantagens de investir nesse tipo de estratégia.

A internet e a tecnologia tem andado cada vez mais lado a lado conforme os anos passam.

Nos dias de hoje, é difícil de imaginar como seria a vida das pessoas sem nenhuma das duas, podendo ser utilizadas desde uma sala privativa coworking até mesmo no seu celular.

Portanto, é normal que surgisse um novo público que gostasse desse tipo de tecnologia que os celulares, e posteriores, outros aparelhos mobile trouxessem, obrigando o mercado em si a se reinventar e entender como atrair essas pessoas para as empresas.

Não apenas isso, mas o público era bastante e se interessava cada vez mais nos serviços e produtos mobile, criando um mercado único e praticamente obrigatório nos dias de hoje, diferente de um notebook semi novo, por exemplo.

Seguindo essa linha de raciocínio, não é novidade para ninguém que não demoraria muito para que estratégias e práticas de mercado fossem criadas unicamente para o marketing mobile, tentando atrair esse novo meio para dentro das organizações.

Mas, você sabe o que é marketing mobile e quais conceitos circundam o seu significado? E o seu impacto é muito grande nas empresas que buscam investir nele? Essas e outras dúvidas serão respondidas no tópico a seguir. 

O conceito do marketing mobile

Mesmo que a sua empresa seja ótima nas formas de marketing que aplica, como folder promocional, criação de eventos para promover interações e até mesmo forte engajamento nas redes sociais, é necessário que ela comece a pensar sobre o mercado mobile.

De forma simples e bastante direta, o marketing mobile é um conceito que busca utilizar estratégias que interagem, influenciam e se relacionam com o público por meio de dispositivos mobile, como celulares e tablets.

Além de criar um alto destaque no mercado por adotar essa política que nem todas as empresas dão a atenção merecida, é importante lembrar que boa parte do público possui dispositivos móveis, e portanto, sempre estão acessando sites e aplicativos a partir deles.

A partir do momento que o seu negócio entende esse conceito, mesmo que a sua empresa trate de assuntos como comunicação visual para carros, será bem mais simples e abrangente no momento de encontrar o público ideal para o seu comércio.

Sem mencionar que esse tipo de negócio pode trazer alguns benefícios para a sua empresa, desde mais simples até alguns mais complexos, como:

  • Maior alcance da marca;
  • Maior relevância e autoridade da marca;
  • Maior engajamento do público-alvo;
  • Comunicação mais rápida com o público;

Lembrando que é possível destacar alguns benefícios a mais, porém, a grande maioria tem relação com as categorias acima listadas.

Além do mais, qualquer produto pode ser beneficiado pelo mobile marketing, desde lamparinas caseiras até mesmo um organizador de maquiagem de acrílico, fazendo com que até mesmo pequenos e-commerces se beneficiem da prática.

A popularização dos aplicativos mobile tem tido um grande impacto no mercado, afinal, o número de pessoas que possuem celulares e tablets nos dias de hoje é muito maior do que de alguns anos atrás, fazendo com que sua empresa possa crescer nesse meio.

Além de serem uma ótima oportunidade de fazer negócios, tais aplicações podem ser essenciais para manter o controle de alguma ferramenta ou relatórios empresariais e até mesmo, manter um maior contato com o cliente ou lead.

Até mesmo o número de compras, seja de impressão digital camiseta ou de qualquer outro produto, tem crescido ao longo do tempo. 

Em outras palavras, o mercado mobile, e consequentemente, o marketing mobile é algo que não pode e nem deve ser ignorado.

Por fim, porém não menos importante, é sempre bom lembrar da segmentação de anúncios por região, local e até mesmo horário, facilitando para uma pessoa que procura algumas indicações encontrar a sua empresa, loja e até mesmo restaurante.

Em outras palavras, os dispositivos precisam apenas ter um plano ou algum tipo de instalação de internet para conseguir aproveitar de todos esses dispositivos que você e sua empresa irão disponibilizar para os clientes. Basta traçar a estratégia ideal.

Benefícios do mobile marketing

Assim como qualquer decisão empresarial, nenhum negócio iria investir em mobile marketing se o mesmo não trouxesse vantagens e benefícios.

Sejam eles em forma de capital, economia, engajamento, otimização de tempo ou até mesmo alcance de marca.

Sendo assim, confira nos próximos tópicos algumas dessas vantagens e que podem te convencer a utilizar dessa prática, podendo ser a diferença para que o seu negócio tenha ainda mais sucesso.

01 - Utilização efetiva das redes sociais

Podendo englobar diversos ramos de atuação do mercado, desde o tecnológico até mesmo o de impressão banner, um dos maiores benefícios e vantagens de se utilizar do marketing mobile é a facilitação de trabalhar com as redes sociais.

As próprias redes como Facebook e Instagram oferecem todo tipo de suporte para os dispositivos móveis e são muitas as pessoas que preferem utilizar tais redes por esses dispositivos, sendo a quantidade que usa por computadores uma parcela menor.

Não apenas isso, mas a sua empresa pode assim como diversas do ramo tecnológico a utilizar de algumas ferramentas que incentivem seus leads e clientes a utilizarem qualquer plataforma que queiram, seja os computadores ou os dispositivos móveis.

E-mails e SMS são ótimas ferramentas que podem ser facilmente utilizadas com informações que são adquiridas logo no cadastro do usuário no aplicativo ou site, podendo criar até mesmo a nutrição de leads para, futuramente, convertê-los em clientes.

Portanto, as redes sociais podem te ajudar tanto a promover seus produtos por meio de um site ou página como ela atende a todos os dispositivos, facilitando a todos que queiram te encontrar.

02 - Maior engajamento

Por meio de um bom mobile marketing é possível gerar um engajamento muito maior por parte dos seus clientes e seguidores com a ajuda de um bom desenvolvimento e constante criação de conteúdo de suas redes sociais.

Normalmente, as pessoas acessam os celulares durante boa parte do seu dia, ou seja, mesmo em um momento de descontração ou simplesmente a hora do almoço pode ser a hora ideal para aumentar o engajamento das pessoas com a sua marca.

Caso faça isso de forma correta por meio de:

  • Sms;

  • E-mails; 

  • Promoções; 

  • Redes sociais; 

  • Aplicativos e até QR Code. 

Será muito mais fácil de usuários entenderem o quão preocupada está a sua empresa em fornecer conteúdo de qualidade e que atenta o que o cliente possui.

Novamente, reiteramos que nos dias atuais, qualquer empresa que decida ignorar por completo o mobile marketing, a chance de obter sucesso é bastante diminuída, principalmente quando pensamos a longo prazo.

03 - Variedades na comunicação com o cliente

Sem sombra de dúvidas, uma das maiores vantagens que o mobile marketing oferece para qualquer empresa que invista nas ferramentas necessárias para aplicá-lo é uma variedade de alternativas de comunicação com os seus clientes.

Tais medidas podem ser adotadas por meio de algum aplicativo que a sua empresa tenha desenvolvido.

Por exemplo, avisando alguns acontecimentos essenciais ou algum cupom de promoção, muito utilizado por aplicativos de comida e de vendas nos dias de hoje.

Porém, também é possível entrar em contato com o cliente por meio de mensagens em seu número de telefone, e-mail e até mesmo redes sociais, caso essa seja a vontade deles.

Lembre-se de evitar ser muito intrusivo, o objetivo do mobile marketing é atrair clientes, não afastá-los. 

Caso passe do bom senso, é possível que o lead ou cliente se sinta pressionado ou simplesmente se canse de suas mensagens, causando um mal retorno.

Sempre deixe a possibilidade do usuário conseguir desabilitar as mensagens, dessa forma, caso esteja em excesso ou ele se incomode com o que está acontecendo, pode impedir que as mensagens cheguem mas continuar usando as suas ferramentas normalmente.

Considerações finais

O texto de hoje abordou tudo que você precisa saber sobre mobile marketing, o conceito que aborda tal estratégia.

Além das vantagens que você e sua empresa têm ao investir nessa prática tão importante e atual de mercado.

Busque sempre por transparência e adapte todas as informações encontradas ao longo do texto para a realidade do seu negócio, explorando seus pontos fortes e melhorando os fracos, buscando sempre oferecer um serviço de qualidade para o cliente.

Os investimentos são sempre bem-vindos, principalmente quando podem melhorar a empresa como um todo. 

Portanto, comece então agora mesmo a planejar como realizará e por onde iniciará o processo de mobile marketing em seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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