Mídia kit: confira seus benefícios



A competitividade entre as empresas está cada vez mais acirrada, por isso, diversas estratégias que buscam chamar a atenção do público devem ser utilizadas, como o mídia kit.

O chamado mídia kit consiste em reunir uma série de conteúdos para o consumidor. Esse é um dos principais meios que melhor ajudam as empresas a encontrar uma forma de se destacar perante ao seu público-alvo.

Justamente, por ajudarem as agências de publicidade e propaganda a terem informações sobre o produto.

O produto em questão é a veiculação que o seu canal de comunicação detém, seja ela uma empresa de marketing e publicidade, um blog ou um site. 

Deste modo os donos desses canais elaboraram um documento que explica a área de atuação deles.

Esse documento tem como objetivo expor diversas informações que quando vistas por uma empresa que quer divulgar um produto é possível decidir se aquele é o canal adequado para realizar a publicidade.

No universo digital esse tipo de ação está cada vez mais forte e a tendência é que continue a crescer. 

Milhares de influenciadores cobram uma taxa pelo espaço em suas redes sociais e da mesma forma ocorre com empresas de publicidade e propaganda. 

Portanto, quando uma consulta por um espaço é feita por alguma empresa interessada é comum que essas empresas já tenham o mídia kit pronto para mostrar o quão positivo pode ser contratar o trabalho de divulgação delas.

É como se uma empresa do ramo da beleza construísse um organizador de maquiagem de acrílico e estivesse buscando por pessoas e agências para fazer a divulgação desse novo produto. 

Quando as equipes entram em contato, seja com o influenciador ou com a agência, o mídia kit é enviado com todas as informações que já descrevemos e algumas a mais que falaremos a seguir. 

Vantagens do mídia kit 

Essa estratégia vem sendo bem utilizada por diversas empresas de publicidade por construir o que chamamos de padrão de divulgação. 

Visto que é muito complicado conseguir passar a mesma mensagem para milhares de pessoas.

O grande medo de muitas agências é que ocorra o famoso caso do “telefone sem fio”, onde a informação inicial é totalmente alterada tornando-se algo diferente daquilo que foi construído.  

O objetivo é que no momento em que as pessoas forem fazer a divulgação do produto de uma determinada empresa as formações a serem transmitidas ao público-alvo possam ser iguais a ideia a qual o mídia kit foi criado.

Já notou como quando o assunto é automóvel a comunicação visual para carros é muito direta. 

Pessoas que entendem da marca e do potencial de cada veículo conseguem conversar sobre o mesmo assunto apenas olhando para eles. 

Isso ocorre porque os automóveis já fazem parte do dia a dia das pessoas e quase todas já tiveram uma experiência com algum deles, devido a isso a comunicação entre essas pessoas é bem próxima, ou seja, estão falando a mesma língua.

E o maior benefício do mídia kit é justamente isso, fazer todos os comunicadores conversarem sobre a mesma coisa com os clientes independentemente do lugar ou horário.

Em resumo, podemos enumerar os benefícios de estratégia, sendo eles:

  1. Padronização da informação;

  2. Facilitação na divulgação;

  3. Aproximação com as pessoas;

  4. Embasamento para outras táticas.

Entretanto, para que isso seja feito será preciso todo um esforço para montá-lo. 

Enquanto as empresas buscam pelos melhores canais de divulgação, o outro lado da moeda precisa montar as melhores mídias kits para convencê-las de que o investimento terá o respaldo aguardado. 

Montando o mídia kit

É importante lembrar que não existe um formato padronizado para montagem de um mídia kit, mas existem diretrizes que precisam ser seguidas para alcançar os melhores resultados. 

Isto posto, você precisa expor informações que sejam de relevância para as empresas que pedirem pelo documento.

Além de saber vender bem o seu peixe para que elas te contratem, é quase que uma espécie de banner personalizado.

O primeiro passo: levantando informações

Antes de tudo preciso ter um compilado de informações bem organizadas e datadas sobre o seu negócio. 

Provavelmente, já deve ter lido diversos textos que reforçam a importância de ter uma base de dados bem consolidada e organizada.

A informação é a chave de toda a estratégia de marketing, por isso, tenha em mente todos os números relevantes da sua empresa. 

No caso do mídia kit, essas informações precisam cobrir a performance do seu site, redes sociais e marca, além dos dados de atuação.

  • Cobertura;
  • Formato;
  • Estatísticas de alcance;
  • Público atingido.

A cobertura baseia-se na localidade que atinge com suas atividades. O formato, nos tipos de anúncios a serem produzidos.

Já as estatísticas de alcance são dados que mostram sua atuação nas mídias, e o público atingido baseia-se no comportamento e forma de consumo do público.

Essas informações são visadas por qualquer pessoa que olhe o mídia kit, por isso, elas precisam estar bem destacadas nele.

De modo que o estudo desses dados possa ser feito de forma rápida como a instalação de internet.

Segundo passo: história e prêmios

O primeiro passo serve para justificar o segundo, que é justamente uma forma de disponibilizar as informações relevantes sobre a sua empresa de modo que consiga reforçar os números mostrados acima.

Nesse passo é dito há quanto tempo ela atua no ramo e as ações que estão ocorrendo no presente. 

É preciso que seja construído de modo que passe seriedade e se possível com prêmios e trabalhos grandes realizados. 

Aqui é a hora de você mostrar algumas empresas que confiam no seu trabalho e são suas parceiras.

É o que chamamos de prova social que é muito bem feita quando os próprios clientes dão depoimentos que reforçam os bons resultados da parceria.

Por isso é muito importante manter uma boa relação antes, durante e após as parcerias serem encerradas. 

Desse modo as portas sempre estarão abertas não só para futuros trabalhos, mas como para utilização de algum tipo de indicação. 

Terceiro passo: falar sobre o seu ramo e mostrar o seu público

Esse é o que chamamos de passo estratégico, pois muitos empreendedores ficam relutantes quanto aos valores cobrados para a divulgação dos produtos e serviços. 

Portanto, uma forma de fazê-los permanecerem firmes na ideia da parceria é falando sobre o ramo.

Conte como os resultados de diversas empresas da sua área de atuação obtiveram resultados incríveis a partir do uso da parceria. Seja ela de reparo Iphone, maquiagem, eletrônicos, geeks, asiáticos ou esportivos. 

O objetivo é mostrar o quanto o seu ramo é beneficiado com esse tipo de parceria. E ele poderá ser alcançado se reforçar tudo o que foi feito com o maior número de dados possíveis sobre o seu público. 

O cliente precisa perceber que o público realmente interage com esse tipo de ação e por isso é benéfico para ele fazer o investimento em você.

Tudo isso pode ser feito de uma maneira bem clara que é descrevendo de forma literal o seu público. 

Idade, gênero, localização, poder econômico, classe social, horário de atuação e interação e os produtos que são sempre comprados via a divulgação feita por suas mídias. 

Esse passo é importante para reforçar o desejo do seu cliente em fechar o negócio. Se ele está fazendo a divulgação de um computador novo, por exemplo. 

É nesta hora que você deverá provar que o seu canal é o melhor possível. 

Quarto passo: você é o seu maior diferencial 

Este é o momento em que você deve fazer sua própria publicidade, até aqui fomos no quesito de busca e exposição de dados essenciais, mas é preciso o seu diferencial.

O que fez você se tornar um case de sucesso? O que faz você chamar a atenção de tantas pessoas? É o momento de oferecer algo realmente irrecusável.

Lembre-se que esse mídia kit será divulgado para diversas agências com os mais variados produtos. 

A maneira como esse passo será feito é o momento em que é fechado o acordo. É como ter um ponto eletrônico digital que te dê as diretrizes do que está ocorrendo fora do seu alcance. 

Quinto passo: distribua o seu mídia kit

Portanto, seu mídia kit foi construído desse modo e resta você divulgá-lo dentro da sua principal página. 

É bem comum estarem dispostos em PDF de modo acessível para qualquer pessoa. 

Verifique que os valores estão corretos, assim como todas as informações, lembre-se que estará disposto para todas as agências interessadas.

A revisão de todas as informações deste documento funciona como uma rede de proteção para sacada que protege as pessoas de caírem de seus apartamentos, por isso é tão importante quanto a própria entrega.

É interessante buscar um design que entenda desses assuntos para montar o melhor layout para construção do seu mídia kit. 

Existe também a possibilidade de olhar outras empresas como referência para a sua. 

Esse mesmo documento pode ser enviado via e-mail para as pessoas que o solicitarem, assim como ser encadernado e exibido em visitas de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários