Inbound recruiting: entenda de uma vez este conceito



O inbound recruiting é uma técnica que deriva do inbound marketing, esta estratégia é fundamental nos dias de hoje, com os avanços da tecnologia invadindo o mercado como um todo.

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia que tem como principal objetivo atrair o cliente e fidelizá-lo. 

Dessa maneira, o interesse do consumidor é despertado por meio de ações de conteúdo de qualidade.

A comunicação é um passo fundamental desse tipo de estrutura. É com ela que você conseguirá a aproximação do cliente para poder apresentar seu conteúdo e conseguir conquistar mais vendas de banner personalizado.

Entretanto, é importante pensar em como esse tipo de ação se relaciona com o recrutamento de talentos. A ideia do inbound recruiting é muito similar a do marketing.

Por meio de um bom engajamento entre sua empresa e pessoas que tem interesse em trabalhar com ela, você consegue ter uma qualidade muito maior para escolher novos talentos para sua empresa.

O mundo está cada vez mais precisando de mão de obra qualificada.

Quanto mais você consegue encontrar pessoas que se encaixam no perfil adequado para sua empresa, maiores são as chances de conseguir uma equipe de qualidade e com um grande potencial para utilizar um computador novo.

O inbound recruiting tem como objetivo criar o interesse em sua empresa antes mesmo de você anunciar uma vaga. 

É importante que você utilize a técnica para gerar em seu público-alvo o interesse em se tornar colaborador em sua empresa.

Dessa maneira, quando um trabalhador com boas qualificações decidir tomar o próximo passo em sua carreira, ele pensará inicialmente em sua empresa para trocar de emprego e conquistar uma qualidade maior em sua ação.

Qual é o processo de inbound recruiting?

Quando uma pessoa decide se candidatar a uma vaga de trabalho, existem diversas etapas que ele passa desde a descoberta até a contratação.

Em paralelo, é muito parecido com a jornada de compra do cliente com a empresa, que pode ser usado como uma base para esse tipo de estudo, criando assim a Jornada do Candidato. 

Dentre seus pontos principais, podemos citar:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento e consideração de marca;
  • Aplicação de vaga;
  • Contratação.

Esse processo é fluido, e é possível criar uma série de interações interessantes que devem ser planejadas em cada um dos passos.

Conhecer melhor a marca

O primeiro passo para você iniciar o processo de jornada do candidato é aprender mais sobre a sua empresa de sala privativa coworking.

Os detalhes que a fazem única, como sua missão, visão e valores. Quanto mais profundamente a pessoa conhecer sua marca, maior será o interesse em participar dela.

Por isso, é importante que você consiga definir seu público-alvo com qualidade. 

Dessa maneira, você encontra as pessoas cujos ideais se alinham com a empresa, de forma que você consiga um grupo mais adequado de pessoas.

O público-alvo é o grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, que tem uma propensão maior a ter um relacionamento com sua marca de kit lanche corporativo.

No caso de vagas de emprego, é importante pensar nesse tipo de recurso como uma boa ferramenta para você conseguir trabalhar. Aqui, valem ações que permitem um conhecimento maior da empresa.

Isso pode significar sites exclusivos, newsletters e publicações que são importantes para você conseguir explorar de maneira mais efetiva o relacionamento entre ambas as partes.

Reconhecendo sua marca

Depois do contato inicial e da descoberta da empresa, é hora de estreitar laços. 

Este é o momento real de definição do trabalhador, em que ele compreende o interesse em trabalhar em sua empresa de ponto eletrônico digital.

Esse momento funciona de forma similar a um filtro, identificando aqueles que realmente tem qualificações e interesses para trabalhar nesse tipo de atividade.

Ainda assim, este é um momento de atração e é importante manter a atenção do potencial trabalhador.

Do contrário, ele pode eventualmente perder o interesse e acabará desistindo da vaga ou encontrando outra que julgue interessante para seu objetivo.

 Aqui, é interessante conseguir explorar melhor seus conceitos de engajamento.

Dessa forma, você consegue candidatos em potencial interessados em trabalhar em sua empresa de entrega de documentos.

Estas pessoas ficarão de olho para novas oportunidades e vagas que você oferecer, normalmente buscando engajamento em redes sociais e outras formas de saber mais informações.

Portanto, o trabalho de seus colaboradores atuais pode ser muito importante. Os relatos e depoimentos de funcionários em redes sociais e em seu site institucional podem ser uma excelente forma de incentivar novos colaboradores.

Aplicação

Nesta etapa, já existe um interesse claro em trabalhar em sua empresa, e os candidatos começam a ter uma interação direta com ela. 

Desse modo, você consegue se comunicar melhor com estes potenciais colaboradores e conhecer mais sobre ele.

Neste ponto as entrevistas ocorrem, além de análises de perfil e conversas que consigam apresentar a experiência de seus candidatos. 

Assim como interesse em participar da empresa e outros detalhes importantes para você conseguir fazer a escolha mais assertiva para uma boa vaga.

Momento de contratar

A última etapa é a conclusão da operação, nesta fase é entregue a resposta da empresa, bem como a identificação de resultados desse tipo de estratégia. 

Lembrando que é importante que você não deixe nenhum candidato sem resposta.

Quanto mais aberto e honesto você for com relação a contratação, mais chances de engajamento você conseguirá.

Isso porque mesmo os candidatos que não conquistaram a vaga permanecerão interessados em trabalhar com você, permitindo que sua empresa de vistoria veicular tenha um crescimento muito mais adequado.

A forma como você lida com esse processo identifica o quanto as pessoas continuarão com interesse em buscar sua empresa.

Como realizar o inbound recruiting

Desenvolver técnicas de inbound recruiting pode ser um processo relativamente simples, mas existem alguns detalhes que não podem passar despercebidos.

Por isso, é importante saber como utilizar esse tipo de ação para conseguir o melhor resultado possível.

Candidato ideal

Antes de iniciar o processo de contratação, é importante pensar em que tipo de candidato você quer encontrar. 

Isso ajuda a identificar o tipo de contato que você fará e em quais caminhos irá investir para ser mais conhecido.

Normalmente, quando falamos de marketing, esse tipo de idealização é realizado por uma persona, uma figura fictícia criada com base em dados reais. 

Para o candidato, entretanto, você precisa adicionar todas as características e competências que deseja.

Assim, terá mais efetividade em suas ações, conquistando uma qualidade maior de contratação em sua fábrica de carimbo para empresa.

Crie novas estratégias

É preciso identificar como você conseguirá fazer as pessoas se aproximarem mais de seus recursos. 

Dessa maneira, você consegue se organizar de uma maneira mais adequada para conseguir encontrar novos candidatos.

A publicação de material relacionado a seu trabalho é muito importante tanto para o recrutamento quanto para o marketing. 

Isso porque você consegue explorar melhor seus recursos e apresentar sua empresa e detalhes importantes sobre ela.

Para isso, você pode usar uma série de materiais diferentes, como publicações em sites, ebooks e conteúdo multimídia. 

Dessa maneira, você consegue criar um vínculo maior com candidatos e clientes de maneira similar.

É importante que você consiga separar bem ações de inbound marketing de ações de inbound recruiting. 

Para isso, você pode contar com uma landing page diferenciando cada um dos dois elementos, e solicitando dados para que possa retornar o contato.

Além disso, é importante divulgar esse tipo de ferramenta, para que tenha o maior acesso possível e mais pessoas se cadastrem.

Mantenha suas relações

O inbound recruiting, normalmente, apresenta muito mais candidatos aptos do que o necessário. Isso significa que você conquistará um talento, mas deixará outros passarem.

Ao manter uma relação com estes candidatos, você consegue ter uma boa estrutura de networking.

Além disso, no caso de uma nova vaga disponível em sua empresa você saberá de pessoas interessadas que podem acabar se aproximando e conquistando a nova vaga.

Além disso, a imagem de sua empresa está diretamente relacionada à forma como você lida com as pessoas que têm algum tipo de vínculo com a empresa.

Ao mostrar que seus relacionamentos são saudáveis, você consegue recursos muito mais satisfatórios.

Considerações finais

O Inbound recruiting é uma excelente estratégia de captação, que garante resultados muito mais satisfatórios para sua empresa. 

Dessa maneira, você consegue explorar todo o seu potencial através de candidatos fortes e qualificados.

Para conseguir explorar estes recursos, é importante saber seu posicionamento no mercado e como você pode trabalhar estes elementos, garantindo assim uma estrutura mais adequada de contratação com importantes recursos para sua empresa.

De maneira similar ao marketing, você conseguirá explorar todos os recursos provindos da aproximação de pessoas com sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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