Guardiões dos Khipus no Google Arts & Culture: explore a escrita indecifrável dos Incas



Guardiões dos Khipus no Google Arts & Culture: explore a escrita indecifrável dos Incas
A coleção The Khipu Keepers do Museu de Lima, disponível no Google Arts & Culture


No Google, acreditamos firmemente que a história tem muito a nos ensinar. É por isso que estamos orgulhosos de apresentar a nova exposição online The Khipu Keepers no Google Arts & Culture, em parceria com o Museu de Arte de Lima, no Peru.

"Quipu", que significa "nós" na língua quíchua, são os cordões coloridos e intrincados feitos pelos Incas, que habitavam algumas partes da América do Sul antes da colonização espanhola nas Américas. Essas cordas com nós ainda são um enigma esperando para ser desvendado. Que segredos estão escondidos nesses nós coloridos que datam de séculos atrás? Quais mensagens dos incas ecoam nesses cabos intrincados? O conhecimento ancestral que eles possuem poderia nos informar sobre nosso futuro?

A exposição permite que pessoas de todo o mundo se envolvam com o legado fantástico da civilização Inca. Ainda mais importante, ao criar um registro digital desses tesouros enigmáticos que ainda têm histórias para contar, também os estamos preservando para sempre. Nesse sentido, " The Khipu Keepers'' é também um primeiro passo de uma jornada promissora para os pesquisadores encontrarem novas oportunidades graças ao poder de tecnologias como a digitalização.

Mais informações no blog.

Postar um comentário

0 Comentários