Contabilidade societária: o que é?



Um jeito eficiente de controlar as finanças e estabelecer os objetivos financeiros de uma organização é por meio da contabilidade societária

Ela permite uma gestão de qualidade, além da função de controlar as transações, portanto, primeiramente, é preciso entender o que é esse conceito. 

Ele está relacionado com um conjunto de diretrizes para o controle financeiro, fiscal e tributário relativo à constituição de sociedades, permitindo uma análise detalhada do desempenho dela. 

É importante destacar que ela é utilizada exclusivamente em empresas e companhias que contêm sócios. 

Isso é, elas possuem não apenas um dono, mas mais de um proprietário. Isso é, uma empresa que vende banner personalizado tem 3 gestores, é uma sociedade. 

Ela permite que a parceria realizada seja segura e eficaz, garantindo o cumprimento da legislação de acordo com a Constituição. 

Ademais, ela previne que a empresa sofra algum dano de quaisquer problemas contábeis. 

Sendo assim, ela supera apenas o controle de entrada e saída do capital e ajuda na organização das tarefas e objetivos estabelecidos.

A função principal dela é analisar e definir as informações contábeis da instituição.  

Basicamente, pelo fato de ela auxiliar no estabelecimento de metas financeiras de uma empresa, permite que a gestão seja de qualidade. 

Foi criada no ano de 2007, de acordo com uma lei relacionada aos aspectos contábeis e societários e tinha o objetivo de proporcionar um tipo de contabilidade que se adequasse a certos padrões exigidos. 

Com isso, uma empresa pode organizar os complicados registros, registrando o fluxo, tanto operacional, quanto financeiro. 

Resumindo, a partir da utilização da contabilidade societária, uma empresa consegue controlar a sua situação financeira, de acordo com instrumentos como Balanço Patrimonial e DRE, Demonstração do Resultado do Exercício. 

Dessa forma, ela permite que a empresa tome decisões de maneira estratégica e que foi analisada com base em dados concretos. 

Sendo assim, se uma sociedade de empresas que vendem ponto eletrônico digital tem esse acompanhamento das informações, ela consegue ter acesso a dados importantes e que podem auxiliar no momento de decidir tópicos importantes. 

Importância dessa estratégia

Sua principal função é analisar e controlar o patrimônio dessas firmas, incluindo suas variações e garantindo um menor número de falhas e mais eficiência. 

Dessa forma, mostrando grandes benefícios para sua implantação.

É importante lembrar que um de seus principais objetivos é a diminuição das falhas, promovendo registros mais objetivos e precisos.

Por meio da criação de diversos documentos, ela permite que a empresa analise de forma clara e confiável o estado financeiro e econômico dela. 

Ainda mais, ela também proporciona uma análise das leis para a instituição de sociedades. 

Além disso, ela permite que a empresa acompanhe sua situação financeira de forma geral, analisando todos os reflexos que pode sofrer, tornando os relatórios de acompanhamento mais eficazes. 

Dessa forma, ela permite que o gestor analise todos os riscos que envolvem a sua empresa, assim como as oportunidades que podem surgir. 

Além de auxiliar nas questões tributárias de uma empresa, a contabilidade societária fornece um auxílio mais abrangente, pois permite o acesso à diversas informações que ajudam no desenvolvimento. 

Ela permite uma distribuição de lucros efetiva, é utilizada na recuperação judicial, para obter linhas de crédito, apresenta dados reais, apuração de lucros para uma sociedade, analisa o patrimônio, ajuda a empresa se houver problemas trabalhistas, entre outros.

Ela trabalha em conjunto com a contabilidade fiscal, garantindo uma redução dos riscos e mais segurança para os proprietários. 

Isso pois, juntas são responsáveis por reforçar a concorrência de acordo com a legislação. 

Para isso, é preciso ter profissionais que conheçam de fato a legislação sobre a junção de negócios e sobre a abertura de novos. 

Dessa forma, permitem uma gestão mais elaborada, facilitando o processo de tomar decisões importantes. 

Além disso, ter esse tipo de contabilidade permite um alívio das obrigações em outras áreas contábeis, permitindo, assim, uma diminuição da sobrecarga e permitindo distribuir melhor as tarefas, ajudando na produtividade e desenvolvimento dela em geral. 

Como essa ferramenta é utilizada

Ela é muito utilizada no momento de junção de negócios, em que uma pessoa passa a controlar um negócio ou mais. 

O funcionamento da contabilidade societária é baseado nas análises da empresa seguindo as regras do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 

Sendo assim, para funcionar é necessário fornecer algumas informações dos sócios.

Ela pode estar relacionada tanto a uma criação de empresa em sociedade do zero, quanto aos processos em que elas já existem. 

Além disso, ela pode ser utilizada na incorporação, em que um empreendedor passa a controlar outras companhias ao adquirir ativos líquidos ou ações. 

Por exemplo, uma empresa que vende carimbo para empresa e deseja comprar ações de certas organizações de papelaria precisa ter uma contabilidade societária para melhor controle e cumprimento das regras. 

Existe também a alienação de controle, em que algumas ações são transferidas para outro adquirente, resultando em uma alienação do comando das ações dessa sociedade. 

Além disso, há a aquisição de controle, que se refere à aquisição de diversos investidores que não possuíam o comando das ações.

A outra é pela fusão, que é quando um empreendimento se junta com outro, mas permitindo que ambos existam e torna dever do que absorveu o outro cuidar das obrigações delas. 

Por exemplo, se uma empresa de notebook novo realizar a fusão com uma de celulares novos, elas terão o mesmo gestor, mas ainda existirão separadamente com os deveres na responsabilidade da de computador.  

Por fim, a última é a cisão, a qual é transferido um negócio parcialmente ou totalmente. 

Para que todas essas interações sejam realizadas com qualidade, elas devem seguir algumas regras e padrões próprios, para haver uma correta demonstração no balanço do patrimônio. 

Visão no mercado

Em relação à visão que a contabilidade societária tem no mercado, ela é vista como sendo muito útil para essas empresas e vem se tornando cada vez mais essencial para o desenvolvimento delas. 

O mercado naturalmente passou a adotá-la como essencial por conta de seus benefícios. Isso porque não é obrigatório em lei ser adotada essa estratégia. 

Por esse motivo, as empresas societárias decidem incluir essa contabilidade, aumentando o crescimento do setor e permitindo que outras possam conhecê-la e adotá-la para facilitar o trabalho em geral.

Exemplos práticos

O conceito pode ser um pouco confuso de forma geral, então serão fornecidos alguns exemplos práticos de quando há oportunidade de aplicá-los:

  • Pagamento de imposto;
  • Junção empresarial;
  • Diminuição das falhas;
  • Acompanhamento geral.

Para que cada um deles seja compreendido completamente, eles serão analisados separadamente e com mais detalhes.

Pagamento de imposto

Como uma das funções da contabilidade societária é analisar o patrimônio e todos os pertences econômicos de uma empresa, ela possibilita uma análise e gerenciamento dos impostos que deverão ser pagos.

Dessa forma, ele retira um dos processos mais básicos da empresa de realizar, permitindo que ela foque em outras áreas, otimizando o trabalho.

Um exemplo é uma empresa que vende kit lanche corporativo terá uma análise de todas as filiais que possui, todos os proprietários, com o lucro e o rendimento, permitindo que eles entendam as taxas que devem ser pagas.

Assim, ela não precisa gastar tempo analisando cada uma das empresas e dos sócios, pois terá alguém especializado para isso, realizando as análises e prevenindo a marca de sujar a imagem por algum atraso na legislação. 

Junção empresarial

Quando dois ou mais proprietários decidem unir suas empresas para formar um negócio próprio em conjunto, devem ser seguidas diversas legislações para garantir os direitos de ambos, com aproveitamento máximo. 

Para isso, a contabilidade societária surge, intermediando o negócio e se adaptando de acordo com cada tipo de união. 

Dessa forma, ela previne os problemas que podem ser gerados por um acordo mal feito.

Por exemplo, se uma empresa de vistoria veicular deseja se fundir com outra empresa de mesmo objetivo, ela deve ter todas as informações de patrimônios e legislação própria para esse tipo de junção. 

Essa função é destinada a esse tipo de contabilidade, permitindo que o acordo seja realizado com segurança e surge como uma garantia de cumprimento dos deveres. 

Diminuição das falhas

Além de ter todas essas funções, adotar essa contabilidade permite que a empresa passe a ter uma gestão mais organizada de todos os sócios e provedores dela, pois analisa todas as informações seguindo a lei.

Desse jeito, ela consegue criar estratégias que seguem todas essas restrições, permitindo uma diminuição das falhas.

Visto que o trabalho é organizado e com uma previsão das oportunidades, diminuindo as surpresas e fazendo-a agir rapidamente frente aos problemas. 

Um exemplo é quando uma sociedade especializada em aluguel de sala privativa coworking que tem essa contabilidade, consegue acompanhar seus problemas financeiros e compreender momentos que pode entrar em crise.

Assim, ela consegue preparar suas estratégias para suprir esse determinado período, continuando com sua atividade e lucros, sem ser pega de surpresa na última hora. 

Acompanhamento geral

Ter essa contabilidade analisando todas as informações, permite que a sociedade consiga ter um controle geral de todos os gastos destinados a cada um, aos problemas e aos lucros de todas as filiais. 

No momento de acertar as informações de contrato e dos ganhos é muito eficiente, pois não gera dúvidas e cada proprietário consegue acompanhar o desenvolvimento dela e o que esperar.

Por exemplo, uma sociedade especializada em digitalização de livros consegue ter um acompanhamento mensal de quanto do lucro será dividido para cada um dos sócios, podendo investir mais se eles não estiverem satisfeitos e mudarem as estratégias.

Conclusão

Quando se tem uma sociedade, é muito importante investir em uma contabilidade que saiba lidar com cada momento e estratégia, para conseguir o desenvolvimento dela eficazmente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários