Carro, transporte por aplicativo ou bike elétrica? Descubra qual opção compensa mais



Carro, transporte por aplicativo ou bike elétrica? Descubra qual opção compensa mais






Atualmente, são muitas as possibilidades de meios de locomoção a que a população, de uma forma geral, tem acesso. Eles podem ser coletivos e públicos - como o ônibus, o trem e o metrô; ou individuais e particulares - como o carro, o transporte por aplicativo e a bicicleta.


A questão é que, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, alguns veículos - especialmente as bikes - passaram a ser mais valorizados em detrimento de outros. Aliás, a popular "magrela" chegou a ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020, como forma de driblar as aglomerações na hora de sair de casa - o que fez com que diversos países europeus aumentassem o número de ciclovias em suas capitais, por exemplo.


É claro que muitas pessoas ainda optam pelas alternativas de quatro rodas, mas existem inúmeros pontos que diferenciam um tipo de transporte do outro e que devem ser considerados no momento de decidir qual é o veículo mais adequado para transitar por aí.



Para Maurício Somlo, diretor da Elemovi veículos elétricos, a escolha nem é tão difícil assim. "As bicicletas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. E não é para menos: hoje, temos inúmeros modelos e acessórios, para todos os gostos e bolsos. Elas promovem um deslocamento com muito mais conforto e segurança em relação ao distanciamento social devido ao coronavírus , nós vimos o número de pedidos de bikes disparar nos últimos meses."



Mais saúde

Considerando o quesito bem-estar, as bicicletas tradicionais ou elétricas têm um ponto a seu favor. É que, no caso do uso diário dos carros, há uma maior tendência ao sedentarismo - já que esse tipo de transporte exige o mínimo esforço físico.


Economia de tempo

Um dos maiores pesadelos para quem vive nos centros urbanos é o grande número de congestionamentos. Neste sentido, em se tratando de carros, não há como fugir. Por isso, para as pessoas que se incomodam com horas e horas paradas no mesmo lugar, as bikes são a opção ideal, já que possibilitam uma mudança de rota com mais facilidade, otimizando o tempo e preservando o bom humor de quem as conduz.


Economia de dinheiro

IPVA e gastos exorbitantes com gasolina e estacionamento? Com as bicicletas elétricas, os usuários não precisam lidar com esse tipo de questão que dói na cabeça e no bolso. Isso sem falar na manutenção, que, se comparada à dos carros, é incontestavelmente mais barata.


E para quem pensa em recorrer aos motoristas por aplicativo, um detalhe crucial: é preciso ponderar bem sobre a decisão, afinal, deve-se pensar no resultado da soma de todas as corridas - aparentemente curtas - no final do mês e compará-la aos gastos com outros meios de locomoção.



Preservação do meio ambiente

A emissão de dióxido de carbono deve ser uma preocupação de todos. Por isso, as escolhas e as práticas de cada indivíduo devem ser pensadas a partir deste ponto de vista.


Enquanto carros contribuem para o aumento da poluição, em decorrência da queima de combustível, bicicletas elétricas rodam a partir de energia 100% limpa. Em resumo: o usuário chega em seu destino de forma rápida e sem nenhuma dose de culpa.

Postar um comentário

0 Comentários