4 dicas práticas para fazer um gerenciamento de crise



O gerenciamento de crise é uma atividade desempenhada quase sempre por profissionais de comunicação, lidando com um acontecimento que pode depredar a imagem de uma empresa, trazendo soluções e formas de lidar com o acontecimento da melhor maneira.

É fato que quando uma crise acontece a primeira ação necessária a ser tomada é a contratação ou convocação desse profissional, que vai guiar todos os trâmites necessários.

Para tal tarefa, é preciso, além de grande experiência na área, uma forte força estratégica.

De modo que as ações possam trabalhar, em momentos e setores diferentes, atitudes que podem ser eficientes na hora de um retrabalho com clientes e com o público em geral.

Com a internet, e a velocidade da propagação de informações e principalmente de notícias e eventos, bem como as mudanças da sociedade, essa tem sido uma função essencial.

A seguir vamos entender um pouco mais sobre o exercício do gerenciamento de crise em uma empresa de impressão digital camiseta ou de qualquer outro segmento, mostrando as melhores formas de agir adequadamente, principalmente com o apoio do marketing.

O que é um gerenciamento de crise?

Para introduzirmos melhor o gerenciamento de crise, é preciso entendermos melhor as formas como ele pode acontecer dentro de uma marca e os motivos que levam a esse problema, entendendo primeiramente o quão importante é a força de uma empresa.

Por exemplo, se um problema acontece dentro de uma fábrica de carros, afetando a produção dos veículos, que se tornam perigosos, a empresa tem aí um problema.

Isso porque, além da potencialidade que o fato tem dentro das equipes, é possível enxergar essa crise em outros setores, como o financeiro, pela baixa de vendas do negócio, o administrativo, na contratação e demissão de pessoas, e também na parte de comunicação.

Sendo assim, quando esse acontecimento surge são muitas as frentes de uma empresa que podem sofrer com isso, generalizando e enriquecendo ainda mais o problema em si.

Por isso, o profissional que atua no gerenciamento de crise tem como principal ferramenta a administração e a gestão da empresa como um todo, pontuando as partes que precisam de ajuda e entendendo como atuar contra o pior. O primeiro passo, então, é o reconhecimento.

Para isso, o melhor a fazer quando uma grande crise acontece é convocar o profissional responsável em um sala privativa coworking e pontuar toda a situação em detalhes.

A partir dessa identificação primária é possível que o gestor de crise comece a tomar suas primeiras atitudes, sabendo onde de fato mexer, tanto em equipes quanto no processo total.

Para muitas empresas que passam por essa situação é essencial que haja o serviço desse profissional.

Isso porque além de trabalhar para reverter a situação que foi surgida na empresa, ele também colabora para a manutenção das rotinas normais de tudo e todos impactados.

O poder de estratégias do gestor de crise é tão forte que, ao mesmo tempo em que todos esses trâmites ocorrem, existe ainda a colaboração com uma empresa de vistoria veicular, para entender os motivos que levaram ao problema, e acabar com eles.

No geral, podemos dizer que o serviço é considerado complexo, e que cada parte e cada ação ditada pelo responsável pode ter um impacto positivo ou negativo na situação.

Por isso, a experiência e a forma como lidar com os problemas pode ser fundamental para que de fato a solução venha com maior facilidade. 

Portanto, para isso, o melhor a se fazer é pensar de modo anti sentimental, pontuando tudo o que deve ser feito de forma organizada.

4 dicas para trabalhar bem dentro dessa gestão

Como dito acima, o ideal em uma situação de gerenciamento de crise de uma empresa de porteiro eletrônico com fechadura é pensar estrategicamente e ter ações dentro do momento correto, sempre bem elaboradas e colocadas em prática.

Para isso, nada melhor do que uma pessoa experiente, que já teve sucesso em situações passadas, e pode ajudar o negócio a dar a volta por cima e focar na normalidade.

Ainda assim, é possível entender melhor o que geralmente é feito nesses casos, é tentar considerar a aplicação na sua empresa, sempre procurando colocar cada feito dentro de uma situação específica. Para isso e mais, entenda sobre nos tópicos a seguir:

  1. Faça com que tudo funcione normalmente

No momento em que uma crise afeta uma empresa o melhor a se fazer é correr atrás de soluções rápidas, mas de modo com que tudo dentro do negócio de notebook semi novo continue funcionando normalmente, como se não houvesse problemas anteriores.

Essa prática, além de proporcionar uma produtividade contínua em uma situação atípica, trabalha fortemente a emoção das pessoas envolvidas, evitando transtornos internos.

O mais interessante em seguir dentro desse pensamento é fazer com que todos os colaboradores e tomadores de decisões entendam que fora da empresa pode estar pior, mas dentro tudo deve ser tranquilo, pois melhor um problema do que dois na situação.

  1. Trabalhe o contato contínuo com a imprensa

Quando falamos em uma crise, ainda mais aquelas consideradas significativas, em questões que envolvem clientes e comunidades.

Além de uma empresa de grande nome, a imprensa com certeza estará a par da situação, fazendo com que o negócio a informe.

Por isso, ao invés de calar comunicadores ou até mesmo se negar a conceder informações sobre o caso, o ideal é trabalhar o contato contínuo com todos os veículos de comunicação.

Isso vai mostrar não apenas uma dedicação da empresa em querer esclarecer tudo, mas também vai evitar com que pessoas da imprensa tentem solucionar ou entrar nas investigações, podendo ainda atrapalhar todo o gerenciamento e a situação em si.

  1. Libere informações em tempos planejados

Tanto em questão de imprensa quanto em um esclarecimento para pessoas que fazem parte da crise, como um cliente ou um fornecedor, o melhor é liberar informações constantes, de forma bem planejada, como de duas em duas horas ou de um em um dia.

Essa estratégia, além de seguir na mesma linha da comunicação proativa, vai conceder uma maior transparência na impressão banner por parte da empresa, trabalhando para acalmar a situação.

Muitas vezes quando a empresa não informa nada, ou trabalha em hipótese de retenção da situação entre a própria empresa.

Isso pode parecer uma maneira de camuflar o que está acontecendo, e de não colocar aparente que um procedimento está acontecendo.

  1. Evite comentar ou se defender com frequência

Quando uma crise acontece em uma empresa muitas pessoas questionam os acontecimentos, cobram explicações e até mesmo atrapalham os trâmites para comentarem e até mesmo acusarem os envolvidos, não ajudando em nada o acontecimento.

Tudo fica ainda pior quando a empresa entra nesse esquema de explicações, e concede muitos dados sobre o caso, tentando sempre se defender sobre o que está sendo dito.

Ainda que possa parecer prudente, se defender demais pode atrapalhar o andamento tanto das ações reparadoras quanto de uma real solução e esclarecimentos em folder promocional sobre a real solução da crise.

Gerenciamento de crise e o marketing

A comunicação é parte essencial quando falamos em um gerenciamento de crise, porque além de evidenciar a empresas, parceiros e aos clientes quais as providências e soluções diante de um problema na empresa, é uma forma de reconstruir uma imagem.

Isso porque, quando um acontecimento considerado uma crise acontece, é bem comum que marcas acabam tendo problemas com seus nomes e formas de comunicação.

Como é o caso de uma rede social de uma empresa de moda, que após uma crise, ainda que já em gerenciamento, teve inúmeras perdas de seguidores e falta de engajamento.

Para isso, o marketing acaba sendo peça fundamental nessa procura pela melhora. 

Por meio dele e de suas ferramentas a reconstrução da empresa de kit lanche corporativo se torna muito mais fácil. São algumas dessas ferramentas:

  • Redes sociais;
  • Blogs;
  • Anúncios pagos;
  • Publicidades em veículos de comunicação;
  • E-mail marketing;
  • Podcasts.

Toda e qualquer forma de produção de conteúdo que evidencie o novo formato da empresa e contribua para uma melhor e maior informação sobre a empresa para com seu público será essencial nesse processo e deve ser sempre considerada pelas equipes de crise

Considerações finais

No mais, podemos entender que o gerenciamento de crise é um ponto de extrema importância e essencialidade quando um problema de grandes proporções acontece, sendo por essa ação a possibilidade de que tudo retorne como era antes.

Por meio de ações estratégicas e com a ajuda das ferramentas certas, os profissionais de crise, como gestores, podem ajudar o negócio em múltiplas funções e lugares, colaborando para a melhor resolução possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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