Google Marketing Platform: você sabe o que é?



O uso de ferramentas como o Google Marketing Platform no processo de marketing digital não é um fenômeno recente. 


Unindo funções dos dispositivos mais antigos e consolidados da marca como o famoso Google Analytics, a gigante da tecnologia lança um produto unificado cheio de possibilidades exclusivas para o setor. 


Lançada em 24 de julho de 2018, a plataforma é uma releitura do conjunto de produtos da marca voltados para a criação e acompanhamento de anúncios online. 


Neste casamento de funcionalidades se encontra a estrutura do Google Ads, Analytics e a ferramenta DoubleClick, comprada pela Google em 2008. 


O produto promete ser uma interface completa para empresas e produtores de conteúdo independentes que desejam conhecer com precisão o impacto de seu negócio e os interesses de seu público. 


Alavancando resultados de campanha a custos baixos e oferecendo inspiração para construção de uma identidade empresarial e paisagismo corporativo.


Completamente revisitado, com novo logo, design e painel de controle, o Google Marketing Platform pretende ser o instrumento mais acessível no que compete ao  marketing digital e estratégias de propaganda direcionada.

Uma breve história do marketing da Google

Como se vê, o investimento feito com a construção de métricas que facilitam a análise de índices de marketing não é recente. 


A aposta na criação de produtos que simplificaram a formação de sites por meio da disponibilização de um domínio web, ainda no início dos anos 2000, foi o estopim que deu origem à tradição do Vale do Silício com ferramentas de marketing. 


Tudo começou com um domínio gratuito oferecido por meio de uma conta na plataforma da marca, onde o criador de conteúdo teria acesso a um painel de controle de fácil manipulação.


Postagens, layout do site, análise e edição de comentários e até a opção de uma newsletter faziam parte das funções possíveis. 


Desta maneira, o editor tinha total controle sobre sua página, um lugar exclusivo com um estável endereço web que possibilitaria a publicação de conteúdo periódico com uma autonomia jamais antes vista. 


Assim, foram atraídos escritores independentes e grandes veículos de mídia que juntos, num brunch corporativo, fizeram da internet o espaço que é hoje. 


Tamanho leque de possibilidades não tardaria a exigir outra ferramenta, importantíssima para o desenvolvimento destes sites, uma funcionalidade que permitisse contabilizar e monitorar visualizações por postagem.


Nasce então o Google Analytics, em 2005, como plataforma adjunta ao painel de controle das plataformas de publicação online da mesma marca. 


Nela estavam exibidas as estatísticas do site, com dados brutos e tratados quanto às visualizações e o rastreio de onde vieram. 


Em tabelas se dividiam os dados sobre:


  • As publicações com maior e menor número de visualizações e comentários;
  • Todas as regiões por onde o site era acessado;
  • Palavras-chave digitadas em buscadores que redirecionaram ao site;
  • Tipos de dispositivo;
  • O sistema operacional de onde provinha o tráfego. 

Figuram entre as muitas razões para o sucesso absoluto da Google na área o pioneirismo, a autoridade da empresa e a decisão de oferecer estas ferramentas gratuitamente.


Estabelecendo posição dominante com o descarte de equipamentos de armazenamento de dados por pequenos empreendimentos.


Acompanhado ao Google Analytics surgiram novos produtos focados no planejamento de anúncios monetizados, como o Google Adsense. 


As funcionalidades combinadas destas ferramentas tornaram a Google uma marca famosa no segmento do marketing digital, difundindo o uso de seus produtos por profissionais da área. 


Estas ferramentas pouparam o trabalho de tratamento de dados e cálculo de diversas taxas relacionadas ao diagnóstico de desempenho de uma campanha publicitária. 


Além disso, o estudo das informações disponibilizadas pela ferramenta cumpriu papel vital na educação de criadores de conteúdo e profissionais da Publicidade em relação ao funcionamento de motores de busca e comportamento de massa na web.


Bem como captação e manutenção da atenção da audiência num cenário onde milhares de anúncios concorrem por alguns segundos de tempo de tela nos produtos mais básicos e facilmente acessíveis como cadeira para escritorio com encosto.

Produtos tradicionais atualizados

O Google Marketing Platform é a síntese de duas décadas de experiência com estudos de alcance de publicações e indexação de conteúdos, lançados junto a uma empresa com grande autoridade e relevância neste mercado.


A adoção desta rede unificada de funções segue a tendência de simplificação e automatização de processos tão cobiçada no mercado atual.


Dentre outras vantagens temos:


  • Algoritmos mais inteligentes para monitorar o tráfego;
  • Melhor curadoria de informações;
  • Informação precisa das áreas da campanha de melhor desempenho;
  • Redução de custos com publicidade e investimentos mais direcionados;
  • Dados integrados exibindo uma visão 360 do público alvo.

Todas essas vantagens podem ser explicadas e encaixadas de melhor forma nos tópicos abaixo.

Visão 360

Dentre as ferramentas disponíveis neste grupo, encontram- se o chamado "trio 360"; Campaign Manager 360, Display & Video 360 e Search Ads 360. 


O Campaign Manager 360 é um servidor independente de análise de desempenho de anúncios que dispensa a necessidade de compra de mídia.


Funciona como uma central de informações que unifica ferramentas de análise de todos os possíveis formatos de uma propaganda, como fotos, vídeos e textos em diversos domínios e demais servidores.


A digitalização destes formatos de mídia e a remoção da necessidade de materializá-las ao mundo fora da internet com o aluguel de projetor de imagens é a representação do desmanchar de fronteiras entre realidade on e offline.


Entre os recursos disponíveis é possível redirecionar o tráfego em critérios de segmentação, onde são fornecidas informações detalhadas sobre produto e consumidor ideal, que filtram a audiência para determinado modelo de anúncio. 


Segmentar corretamente o público-alvo em um anúncio de rede de protecao de janela é fundamental para um bom posicionamento, vital para produtos altamente procurados com ampla concorrência.


Display & Video 360 é uma ferramenta com foco no gerenciamento de campanhas de mídia programadas via aprendizado de máquina, derivada da antiga DoubleClick Manager, programa da mesma linha, pertencente ao Google desde 2008. 


Além da possibilidade de fazer lances para compra de mídia de qualquer tipo, incluindo vídeos, o processo é protegido por um rigoroso sistema anti-fraude. 


Por último, Search Ads 360 é um painel de criação de propaganda por meio da escolha de palavras-chave.


Diferente de seu predecessor, o Google Ads, o sistema Search Ads 360 funciona em todos os sites de busca, não restritos ao Google. 

Redução de custos

Além da automatização de processos, o Google Marketing Platform eleva a criação de campanhas publicitárias online a nível das campanhas pagas por grandes empresas em outdoors, TV e outros equipamentos de mídia.


Tais campanhas elevam custos operacionais com a construcao de galpao pre moldado para montagem de estúdios provisórios e filmagens de peças publicitárias. 


O novo produto da Google conta com um patamar de refinamento e funcionalidades detalhadas o bastante para que parte destes recursos sejam pagos. 


No entanto, os valores não serão alterados e as taxas de seus antigos serviços monetizados, como o caso da plataforma DoubleClick, serão mantidas.


Anterior aos instrumentos de marketing digital, a construção de uma robusta estratégia de propaganda era privilégio restrito aos grandes produtores e empresas com altas cifras de receitas e lucros. 


Aos pequenos produtores, não restavam melhores alternativas a pequenas promoções e locacao de stand para eventos


O Google Marketing Platform permite que empreendimentos compitam de maneira justa por um gigantesco mercado consumidor que acessa a internet por meio de seus smartphones, computadores e TV. 

Conclusão 

Portanto, para os usuários dos recursos do Google Ads, Google Analytics, Google Adsense, DoubleClick e ferramentas locais de criação e acompanhamento de anúncios em diferentes.


Assim como de servidores ou redes sociais, o Google Marketing Platform é uma preciosa unificação que sintetiza todo o trabalho em um só lugar.


O novo produto da Google, lançado em 2018, já está disponível para o público e está sujeito a atualizações previstas para os próximos anos. 


A previsão é de implantação de recursos extras ao conjunto de funções herdadas pelos produtos anteriores, em grande parte extintos com o surgimento desta nova plataforma, com exceção dos serviços gratuitos tais como o Google Analytics.


A terceira década da era 2000 será marcada pelo desenvolvimento de automação e inteligência artificial como forma de reduzir erros durante as muitas etapas de produção e divulgação. 


A delegação de parte destes processos às máquinas e servidores de bancos de dados online diminui a chance de desperdício de recursos.


Além de aumentar a chance de melhores resultados e simplificar a vida humana, para que as pessoas encontrem as melhores soluções para suas necessidades e depositem suas energias nas coisas que lhes são mais caras.


Neste requisito, o Google honra a tradição pioneira da indústria de Tecnologia na construção de inovações que direcionam a humanidade rumo ao futuro. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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