CNC lança projeto de resgate do setor turístico





CNC lança projeto de resgate do setor turístico

Iniciativa Vai Turismo será divulgada no próximo dia 22 e formulará, ao final, propostas de políticas públicas que serão entregues aos candidatos ao Poder Executivo nas próximas eleições.

Responsável por uma fatia de 8% da economia brasileira, o turismo foi um dos setores que mais sofreu no período agudo da pandemia do novo coronavírus e ainda amarga prejuízos históricos durante a prolongada crise econômica e sanitária. Para buscar soluções para esse cenário e promover mudanças que impulsionem o segmento, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) inicia uma mobilização para sensibilizar lideranças, com o lançamento do projeto Vai Turismo.

A iniciativa será divulgada oficialmente no próximo dia 22, em evento on-line, e vai contar com o apoio de todo o Sistema Comércio, além da participação de entidades parceiras, representativas do segmento. A ação visa contribuir para o debate público e embasar propostas e estratégias de governo dos candidatos que se apresentarem às eleições em 2022, tanto nas estaduais quanto na nacional.

“Com planejamento e boa execução, o turismo pode ajudar a criar ainda mais empregos no País, promover melhorias sociais e econômicas e proteger o meio ambiente. O empresário do turismo também quer um desenvolvimento sustentável. Nossa missão aqui é aproximar o debate, apresentar propostas e contribuir para soluções práticas, sempre olhando para o futuro”, explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O projeto Vai Turismo vai conduzir uma grande consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade turístico, capitaneada pelas Federações do Comércio (Fecomércios), em todos os Estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC). Ao final, formulará propostas de políticas públicas que serão entregues aos candidatos ao Poder Executivo nas próximas eleições. Alexandre Sampaio, diretor que coordena o Cetur/CNC, lembra que a entidade já vem contribuindo para o debate.

“Fizemos a entrega de documento com propostas para os principais candidatos a Presidente da República em 2018, por exemplo, mas agora queremos ampliar e aprimorar esse processo. Em especial diante da gravidade da situação do setor, que possivelmente vive a pior fase já vista”, complementa Sampaio. O documento nacional que será entregue aos presidenciáveis em 2022 terá o envolvimento das 27 instituições da cadeia produtiva do turismo que integram o Cetur, entre outras que aderirem ao movimento Vai Turismo-Rumo ao Futuro.

Prejuízos recordes

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o turismo brasileiro já perdeu R$ 355,2 bilhões em receita. Como resultado, o segmento fechou mais de 35 mil estabelecimentos com vínculos empregatícios só em 2020. O saldo negativo corresponde à maior perda anual desde 2016, quando o Brasil ainda sofria os efeitos da recessão, e representa um recuo de 13,9% em relação ao total em 2019. O turismo brasileiro ainda opera bem abaixo da sua capacidade, com apenas 48% da possibilidade mensal de geração de receitas.

Lançamento Vai Turismo

O evento de lançamento contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais do setor, que vão compartilhar experiências e visão sobre futuro, sustentabilidade e inovação, sendo eles: Sandra Carvão, chefe de Inteligência de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT); Ledys Lopez, assessora da Subsecretaria de Turismo de Medellín, que apresenta o case de um dos primeiros Destinos Turísticos Inteligentes na América Latina; Vitor Leal Pinheiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); e Sérgio Guerreiro, que é diretor coordenador de Gestão do Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal.

O evento de lançamento é o primeiro passo do Vai Turismo, que pretende integrar propostas e conectar instituições para recomendar políticas públicas pelo desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro no pós-pandemia.

Webinário Vai Turismo – Rumo ao Futuro
Data: 22/06/2021
Horário: 14h às 17h
Inscrições e programação: acesse aqui

Postar um comentário

0 Comentários