6 principais atividades no campo da logística



O campo da logística é um coringa das empresas. Essa área é responsável por garantir que os produtos chegam até os clientes da melhor maneira e tentar encontrar meios para efetivar o processo. 


Além disso, ela garante que tudo seja executado dentro dos conformes da empresa e que sejam mínimos os problemas de comunicação interna e externa em relação aos produtos. 


Vale lembrar que suas atividades impactam em outros campos da empresa também. 


Ela deve oferecer as bases para um planejamento estratégico da empresa, ou seja, é essencial para que a empresa se destaque no mercado de negócios. 

Importância da logística

Pelo fato de garantir que os produtos comprados sejam devidamente entregues aos compradores, essa área precisa analisar todas as variáveis de cada produto, principalmente, o que se relaciona ao transporte deles. 


De forma geral, ela atua no planejamento para armazenamento, transporte e distribuição dos produtos até a chegada dele ao cliente. 


Por exemplo, quando um cliente adquire uma cadeira para escritorio com encosto, a logística irá analisar a plataforma de compra dela, o local de transferência do material do produto, como ela será transportada com segurança para não quebrar, entre outros fatores.


Outro fator importante para esse departamento é garantir que o cliente esteja satisfeito e que suas expectativas sejam atendidas, tanto em relação ao produto quanto em relação ao transporte desse. 


Fora isso, a logística analisa também os gastos e a eficiência do trabalho em geral. 


Um exemplo, a área deve analisar se seria mais vantajoso, financeiramente, para eles pagar a construcao de galpao pre moldado para armazenar os produtos ou comprar um já pronto. 


Isso é, a logística estuda formas de conseguir fazer o seu produto chegar o mais rápido possível até o comprador para haver redução dos gastos. 


Para isso, deve-se estudar as rotas de entrega, locais para armazenamento, o tipo de transporte, entre outros. 


Sua função é tão relevante porque suas responsabilidades se iniciam com a própria matéria-prima. 


Por exemplo, para a fabricação de uma rede de protecao de janela, a logística deve analisar os locais de produção de cada material que será utilizado para construí-la. 

Áreas de atuação

Como visto antes, o campo da logística impacta em diversos setores de uma empresa. Portanto, atua em diversas áreas, como:


  • Planejamento de demanda e estoque;
  • Armazenamento e embalagem;
  • Cadeia de suprimentos;
  • Gestão de transportes e armazéns;
  • Processos logísticos;
  • Prevenção de perdas.

Sendo assim, para que se torne mais clara sua função em cada tópico acima, explicaremos como cada um funciona no detalhe.

1- Planejamento de demanda e estoque

Essa área de atuação se refere a criar estratégias, de acordo com o que acontece no mercado.


Para assim, prever a quantidade e necessidade de compra de cada material utilizado para a fabricação do produto. 

2- Armazenamento e embalagem

Para essa seção, estão relacionadas às condições de armazenamento, ou seja, os produtos em estoque estarão armazenados em caixas, em sacos ou livres.


Com isso, essa parte se refere ao processo de embalagem também. Então, quais serão os materiais a serem utilizados, sua localização, o design. 


É válido lembrar que a logística considera os melhores preços a serem pagos e a qualidade do que será utilizado.

3- Cadeia de suprimentos

Essa área envolve a atuação de outras empresas. Portanto, a logística deve garantir bom relacionamento com os envolvidos externos, para que o processo continue de acordo com a atividade deles.


Sendo assim, ela interage com fornecedores, transportadores e distribuidores em geral. 


Ela deve garantir que todas as partes trabalhem efetivamente e que elas sejam de qualidade favorável e custo agradável para a empresa.


Por exemplo, uma empresa de paisagismo corporativo deve garantir que sua logística coordene efetivamente o momento de comunicação entre os produtores das plantas que serão usadas, assim como o transporte delas até a empresa.


Caso haja algum problema nessa área, o trabalho da empresa poderá ser afetado, uma vez que se o fornecimento do material não estiver em dia, a produção não será realizada, nem o transporte e o cliente ficará insatisfeito, pois não receberá seu produto. 

4- Gestão de transportes e armazéns

Para essa seção, está relacionado o processo de encontrar uma alocação mais eficiente em distância e qualidade para os produtos que estarão prontos.


Porém, não serão entregues ainda ou até onde deixar os materiais que estão sobrando.


Por exemplo, a área de logística de uma empresa de locacao de stand para eventos deve estudar quais os galpões que melhor cabem os stands para época fora de uso com o melhor preço e menor gasto geral (como em transporte e espaço disponível).


Consequentemente, ela deve analisar também o processo de deslocamento do produto: analisar as menores distâncias, os melhores meios de transporte, o tamanho do meio e quanto dele será ocupado em uma viagem. 

5- Processos logísticos

A logística deve garantir que o pedido realizado seja processado, de forma que o produto seja distribuído em todas as suas etapas, e ao final, chegue até o comprador.


Dessa forma, deve ficar garantido que o sistema seja eficiente para controlar e acompanhar cada fase da produção e entrega do produto comprado.


Sem contar o fato de que deve ser analisada a quantidade disponível no estoque e a garantia de que o sistema consiga acompanhar as compras e entregas, e consequentemente, a disponibilidade no estoque. 

6- Prevenção de perdas

Essa seção se refere a prever o mercado e realizar análises de todos os processos para que sua produção seja eficiente e não haja gastos desnecessários ou perda financeira ou de produtos.


Por exemplo, uma empresa que realiza construcao em estrutura metalica, deve ter a logística analisando a quantidade de metal que será utilizada em cada produção para que não haja falta de material e gastos com outra compra sejam necessários.


Dessa forma, a área irá analisar todas as fases de produção para que tudo que for utilizado, seja da melhor maneira sem que gastem investimento ou tempo com coisas desnecessárias.

Principais atividades

O campo da logística tem suas atividades primárias, que são as mais realizadas, e as de apoio que dão suporte para que haja bom atendimento de demandas. 


Ambas atividades são:


  • Transporte;
  • Manutenção de estoque;
  • Processamento de pedidos;
  • Manuseio de materiais;
  • Programação do produto;
  • Manutenção da informação.

Portanto, é interessante analisá-las mais a fundo para compreender melhor sua importância.

  1. Transporte

Essa parte é responsável pela movimentação tanto do produto quando já pronto quanto da matéria-prima para que esse seja produzido. 


Ele fica responsável pela localização do produto e seu deslocamento correto até cada local necessário.

  1. Manutenção de estoque

O estoque é importante, pois é como uma área de folga para a empresa. Com sua existência, ele garante que sempre que o produto seja desejado, ele estará disponível para o cliente. 


Portanto, realizar a manutenção dessa ferramenta é essencial para que o cliente se sinta sempre satisfeito com a empresa e continue a comprar, pois terá consciência de que seu desejo de compra será atendido rapidamente.

  1. Processamento de pedidos

Essa atividade é de grande importância, pois ela permitirá as outras etapas da produção a iniciarem suas obrigações para a fabricação após a solicitação do cliente. 


Como o mundo digital vem se expandindo cada vez mais, essa atividade acaba se tornando um ponto de destaque para a empresa, uma vez que as compras online são realizadas com uma frequência muito maior.


Isso acontece uma vez que a compra online demora um tempo muito curto. 


Portanto, é necessário que a análise do pedido seja realizada rapidamente para que o produto seja entregue com um curto período e tudo se iguale ao tempo para realizar a compra. 


É importante que para que a eficiência dessa atividade seja mantida, não haja o descarte de equipamentos de armazenamento de dados, pois eles são importantes para que todas as etapas acompanhem cada progresso e consigam estar em sincronia. 

  1. Manuseio de materiais

Essa parte se refere ao deslocamento de todos os materiais que serão utilizados. 


É válido lembrar que a logística deve organizar o menor número de deslocamentos nessa atividade para que os gastos sejam menores. 

  1. Programação do produto

A atividade refere-se à uma análise de mercado. 


A área da logística deve estudar quando os produtos terão uma demanda maior para que não tenham que comprar a matéria-prima com preço em alta e para que possam aumentar o estoque nas épocas de maior compra.


Por exemplo, uma empresa que organize um brunch corporativo deve compreender que aos finais de ano a demanda aumenta por conta das celebrações de encerramento. 


Assim, pode se preparar para adquirir os produtos corretos e armazenar o necessário no estoque.

  1. Manutenção da informação

A manutenção da informação serve para que a empresa consiga acompanhar toda a sua produção. 


Portanto, analisar os fatores que são favoráveis e acompanhar os produtos ou processos que não estão sendo benéficos para a empresa. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários