6 práticas que proporcionam bem-estar no home office



Apesar da tradução e do significado de home office ser “trabalho remoto”, nem sempre teremos o conforto do lar a nosso favor na hora de desenvolver uma tarefa voltada ao nosso emprego e às funções na qual concentramos nossos esforços quase que diariamente.


Isso porque o local de home office pode apresentar uma estrutura diferenciada, e não remeter e nem ao menos disponibilizar ferramentas para um trabalho feito daquele local, o que difere dos escritórios e pontos de trabalho, onde existe toda uma organização possível.


Por isso, muitas pessoas têm começado a pesquisar sobre maneiras de deixar o espaço de casa e de trabalho mais utilizável, fazendo com que ambas as atividades diárias promovam maior produtividade, além do bem-estar necessário e desejado por cada um.


Para tal, algumas mudanças podem ser incorporadas, como a organização de um ambiente, e a colocação de uma boa iluminação, juntamente de uma cadeira para escritorio com encosto próprio para cada pessoal, voltado para longas horas de trabalho.


No artigo de hoje, você irá ver mais sobre como o home office se tornou uma tendência nos últimos anos, e de que forma algumas decorações neste ambiente de trabalho podem transmitir um maior conforto, entendendo ainda quais as vantagens dessas mudanças.

Home office: uma (nada) nova tendência

Há alguns anos, o home office veio tomando conta das principais formas de ocupação em todo o mundo, oferecendo a possibilidade que muitos funcionários sonhavam: estar dentro de casa e ter uma participação ativa no lar enquanto trabalha e entrega seus resultados.


Essa possibilidade de trabalho remoto trouxe uma grande economia para as empresas, visto que elas perceberam que o funcionário poderia ser, em alguns casos, muito mais produtivo dentro de casa, e que as contas fixas com o local de trabalho diminuiriam.


Isso porque dentro da concepção de trabalho, e tudo o que envolve seu funcionamento, entram contas e despesas com:


  • Água;
  • Estrutura predial;
  • Internet;
  • Comida;
  • Limpeza;
  • Entre outras.

Cortar os gastos totalmente ou pela metade, e passar a oferecer coberturas para os funcionários dentro de suas casas realmente se tornou mais válido, aliando-se ao fato de que o colaborador não necessitava se locomover para chegar ao trabalho.


Nos últimos meses, especialmente a partir do início de 2020, com a pandemia do Covid-19, muitas empresas foram obrigadas a começar o home office ou a colocá-lo de forma fixa na realidade das equipes, e isso só trouxe mais força para essa forma de trabalho remoto.


No entanto, ao mesmo tempo que trouxe qualidades e ótimas referências de trabalho sendo desenvolvidas com maior atenção e provendo menor custos, os colaboradores tiveram que enfrentar alguns desafios relacionados à nova rotina dentro de suas casas.


Isso porque o ambiente de trabalho em um escritório é totalmente diferente daquele dentro de casa, não apenas em uma relação sentimental, mas também naquele visual e de equipamentos, principalmente quando falamos de espaços próprios para trabalhar.


Por exemplo, em um escritório de contabilidade os funcionários dispõem de computador completo em um espaço bem organizado, geralmente uma mesa ideal para a função, uma boa cadeira e até mesmo alguns elementos de conforto, como bancos e travesseiros.


Mas, em casa, essa história é bem diferente. Além de muitas pessoas não terem o desejo de montar um escritório no lar, nem sempre o local reservado ao trabalho e estudo é bem concreto, principalmente em relação às ferramentas e equipamentos necessários.


Por isso, o que vem surgindo ao longo dos últimos tempos é a procura de dicas e auxílios de maneira geral para aquelas pessoas que não possuem um local próprio para trabalho, e que muitas vezes tentam reverter lugares dentro de casa para que possam ser ideais.

Principais dicas de decoração para ambientes de home office

Acompanhe abaixo algumas práticas relacionadas à decoração que podem mudar totalmente um ambiente de casa, e transformá-lo em um ótimo espaço para trabalhar, mantendo a ordem dos espaços e também trazendo conforto a você enquanto colaborador:

1. Adeque a iluminação

A iluminação é uma das melhores amigas de um trabalhador dentro de casa, isso porque além de trazer maior comodidade e entendimento das tarefas diárias, pode contribuir para um maior bem-estar em relação à visão, combatendo potenciais dores de cabeça.


Para isso, é essencial estar em contato com luzes naturais, mas saber onde posicionar bem sua mesa, visto que um local iluminado demais pode causar problemas relacionados à fotossensibilidade. Assim, o lugar ideal deve ser montado com luzes naturais e artificiais.

2. Menos cores, mais concentração

Ainda que você adore ambientes com muitos retratos, elementos de papelaria, quadros, decorações e outros itens, talvez a amplitude destes dentro de um local de trabalho não seja tão ideal para melhorar sua produtividade, e fazer com que você de fato se concentre.


Por isso, se realmente tiver a necessidade de deixar uma impressora colorida profissional no local de trabalho, escolha apenas ela.


Assim, outros elementos coloridos podem ser colocados em lugares mais escondidos, para não criar uma informação visual irritante para você no local.

3. Cadeiras próprias para trabalhar

Algo que pode parecer tolice mais é essencial, é a providência de uma cadeira apropriada para o trabalho. 


Essa pode ser uma ferramenta que vai trazer inúmeras vantagens para sua saúde, e caso não seja providenciada, poderá causar desconfortos e dores crônicas.


Invista sempre nesse item, e se possível, entenda quais as melhores opções na loja onde você for fazer a compra, entenda sobre sua altura, o local onde você deixa seus pés e a relação com a mesa que você possui, lembrando sempre do conforto ao sentar nela.

4. Equipamentos para o computador

Geralmente trabalhamos com computadores, seja para escrever ou verificar relatórios e planilhas, ou para nos comunicarmos com nossa equipe. Qualquer que seja a forma do trabalho a ser feito no equipamento, é importante saber organizá-lo bem na mesa.


Para isso, você pode investir em um suporte com etiqueta adesiva redonda personalizada, para colocar abaixo, e dessa forma poder sentar em uma mesa ou em um sofá de modo que a tela continue reta e que sua usabilidade não tenha nenhuma falha.

5. Organização de objetos

Ainda sobre a questão da produtividade, muitas vezes fica difícil se concentrar com espaços desarrumados, ou que possuem um grande número de objetos jogados. 

Por isso, se você não tiver uma gaveta para guardá-los, procure organizadores de mesa para deixá-los dispostos.


Isso pode ajudar até mesmo na sua organização profissional, no caso de um lembrete para pegar alguns papéis para entrega de documentos de motoboy para empresas, que provavelmente você só vai achá-los se organizá-los junto com os documentos certos.

6. Espaço próprio para as refeições

Assim como no trabalho em um escritório comum, você provavelmente vai sentir fome e vai parar, em alguns momentos, para comer. Se você for daquela pessoa que prefere comer próximo à estação de trabalho, destinar um espaço para isso não será uma má ideia.


Você pode começar montando um pequeno buffet de evento empresarial, onde pode deixar uma garrafa de café, alguns biscoitos, além de, se possível, um frigobar com água e alguns alimentos que deseja comer ao longo do expediente, para evitar ficar levantando.

As vantagens voltadas à comodidade

Todas as dicas acima envolvem a arrumação do local de trabalho pensando em como o dia a dia pode ser mais produtivo e cada vez mais prático, sabendo que em quase todas as rotinas de trabalho existem momentos mais corridos, e pedem agilidade nas atividades.


Mas, de um modo geral, podemos entender que a arrumação de uma estação de trabalho pode trazer, entre tantas positividades, uma melhor sensação de bem-estar dentro de casa, fazendo com que o trabalhador tenha:


  • Maior satisfação ao trabalhar;
  • Menos ansiedade;
  • Melhor organização na separação de momentos;
  • Produtividade elevada;
  • Melhor comunicação com a equipes;
  • Adaptação mais precisa em um trabalho home office.

Assim, podemos compreender que o local onde trabalhamos reflete de forma incidente em nossos serviços diários, e também na forma como nos sentimos ao longo de todo o período de ocupação de descarte de equipamentos de armazenamento de dados diários.


Dessa maneira, se atentar às formas de exercer sua função cada vez melhores, prezando pela importância de um bom lugar para conversar com sua equipe é algo ainda melhor do que se poderia esperar. Por isso, que tal utilizar bem as dicas e mudar sua rotina?

Considerações finais

Com a utilização correta do local de trabalho, prezando pelo investimento em equipamentos e organizações próprias, como adesivo cola para piso vinilico, é possível adaptar sua moradia e transformar em um excelente ambiente de trabalho a longo prazo.


Assim, utilizando o passo a passo deste artigo, você poderá ver o quanto seu trabalho e sua produtividade poderão melhorar ainda mais, durante todo o tempo que permanecer no home office.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários