5 dicas de produtividade para seu negócio online



O e-commerce cresceu bastante nos últimos meses, e atualmente, é um tipo de negócio bastante utilizado por diversas empresas. Por esse motivo, é sempre interessante conhecer algumas dicas de produtividade para ter uma melhor performance no mercado.

Para que qualquer projeto ou rotina funcione bem e tenham de fato o rendimento necessário, algumas decisões precisam ser tomadas em prol do que é mais importante, que neste caso, é o cumprimento de uma tarefa ou demanda.

Mesmo quando pensamos no ambiente de trabalho mais comum, que é o presencial, as pessoas são mais produtivas por estarem em um lugar onde todos os outros estão se empenhando em realizar suas tarefas.

Seja realizando vendas ou uma acao de marketing promocional, a realidade muda um pouco quando trazemos essa realidade para o mundo do home office, onde é necessário bastante disciplina para que tudo continue fluindo de forma natural e orgânica.

Porém, para a pessoa que deseja empreender online, o lugar que ela irá trabalhar irá influenciar apenas até certo ponto, afinal, ela tem que ser produtiva em ambos os locais para que o negócio continue indo para frente.

Quando falamos em produtividade, infelizmente é normal que muitos empreendedores acumulem tarefas, atrasem em reuniões e até esqueçam algum compromisso que estava marcado, prejudicando assim o negócio.

Mesmo porque, independentemente se o seu empreendimento é focado na administracao de restaurante corporativo ou em uma loja de cosméticos, em ambos os casos, é possível perder clientes e, a longo prazo, acabar no esquecimento.

Então, para que você não prejudique sua carreira e o seu negócio, neste artigo, acompanhe algumas dicas que podem ser a chave para que a produtividade de sua empresa suba cada vez mais, deixando de lado o acúmulo de tarefas e a pendência de compromissos.

1 - Estabeleça uma ordem de prioridades

Um erro extremamente comum e que é cometido por muitas pessoas é não criar uma lista de prioridades e saber quais tarefas devem ser realizadas antes de outras, criando um verdadeiro caos no aspecto da organização.

Em casos mais extremos, o que pode acontecer é que, mesmo estabelecendo as prioridades, o acúmulo de trabalho esteja a níveis tão alarmantes que as tarefas deixadas para serem feitas depois são tão importantes e urgentes quanto as primeiras.

Ou seja, o primeiro ponto chave de qualquer melhoria na organização e aumento de produtividade é ter muito bem definido quais as tarefas mais importantes a serem executadas e numerá-las ou colocar alguma sinalização de seu grau de importância.

Se a entrega de documentos de motoboy para empresas é necessária mas não é a maior prioridade no momento, então, deixar uma cor azul como pendente ou um determinado número como menos importante, pode facilitar muito o seu trabalho.

É importante ter nessa listagem o cuidado das datas e alguma marcação visual que te dê uma rápida noção de qual o status de tarefas, apenas com uma simples e rápida olhada. 

Acredite: isso pode economizar várias horas ao longo do mês, horas essas que podem ser utilizadas em outras tarefas.

2 - Tenha em mente o seu objetivo

Esta dica é importante tanto para você, empreendedor, quanto para qualquer pessoa que deseja alcançar alguma meta ou sonho. Ter o objetivo em mente é parte essencial para que as decisões tomadas se encaminhem para ele.

Para que um objetivo em específico seja cumprido, é necessário que diversas tarefas menores sejam realizadas em um decorrer de dias e que tudo esteja em harmonia para que essa meta seja atingida. Isso quando falamos de algo muito grandioso.

Porém, mesmo em metas menores, é possível estipular essa disciplina. Por exemplo, se o seu objetivo é adquirir um computador completo para o seu escritório na empresa, todas as suas decisões devem ser voltadas e direcionadas a isso.

Sem mencionar que, quando traçamos uma meta, nosso trabalho faz um pouco mais de sentido e nos motiva a continuar realizando aquele trabalho, não importa o quão monótono pareça. 

Claro que essa motivação varia de pessoa para pessoa, mas realizar diversas tarefas e demandas sem um norte pode ser altamente prejudicial, afinal, não será tão fácil de ver os pequenos avanços diários e que são conquistados aos poucos.

3 - Procrastinar nunca é a solução

Esse, sem sombra de dúvidas, é um dos maiores males que pode prejudicar qualquer pessoa: a procrastinação. Infelizmente, é algo muito comum e que depende unicamente de você e do seu comprometimento com o trabalho para mudar o quadro do negócio online.

Independentemente se a tarefa for simples ou não, como comprar 3m equipamentos de protecao abafador de ruido ou fazer a cotação do material necessário para os funcionários trabalharem, evite deixar que tarefas acumulem.

Para tal, você pode adotar algumas regras que podem te ajudar a nunca deixar tarefas para o dia seguinte, como:

  • Não faça amanhã o que pode ser feito hoje;
  • Otimize melhor o seu tempo;
  • Evite distrações, como o celular;
  • Distribua tarefas.

Pensando com essa linha de raciocínio, lembre-se que ao acumular demasiadas tarefas, a qualidade do trabalho pode ser afetada, visto que você estará pensando em muitas coisas ao mesmo tempo e pode não dar a devida atenção a alguns detalhes importantes.

Por exemplo, ao invés de salvar e enviar os documentos ao cliente, você se distrai com o telefone e acaba excluindo os arquivos permanentemente, causando assim a destruição documentos, tendo então que fazer todo o processo novamente.

Claro que esse exemplo é um extremo, mas outras situações menores podem acontecer, como deixar de cobrar uma taxa do seu cliente, fazendo com que sua empresa saia no prejuízo. Ao pensarmos na quantidade de tarefas diárias, isso pode repercutir muitas vezes.

Quando o tempo é escasso, o seu trabalho pode acabar deixando a desejar. Com uma qualidade inferior, você deixa de ser competitivo e o cliente pode perder o interesse que antes tinha em sua empresa e procurar em outra.

4 - Distrações irão te prejudicar

É sabido que distrações vez ou outra nos ajudam a relaxar e desestressar, principalmente quando o dia a dia no trabalho está corrido e as demandas parecem não acabar, portanto, saiba que às vezes faz bem se distrair um pouco e esvaziar a mente.

O problema é quando isso começa a impactar o rendimento no trabalho e o seu desempenho para realizar o que precisa ser feito, atrasando as demandas e criando mais empecilhos e desmotivação do que o inverso.

Uma boa alternativa para reverter a situação é, caso não esteja esperando nenhuma mensagem importante, deixe o celular no modo avião. 

Além de economizar energia, previne que as notificações fiquem apitando e despertando a sua curiosidade durante o trabalho.

Caso as distrações sejam relacionadas ao e-mail, você pode tirar um período de 10 minutos a cada 1 hora para responder a todos eles, independentemente se é uma cobrança ou o orçamento de sua cotação de abrasivo bordas reta.

5 - Saiba liderar

Para que a produtividade não seja afetada e o seu e-commerce cresça progressivamente, é necessário que não somente você esteja motivado e produzindo, mas que seus colaboradores e sócios também, afinal, um negócio online não é feito de uma só pessoa.

Para tal, provavelmente será necessário que uma pessoa adote o papel de líder e tome algumas decisões e oriente os demais funcionários para que eles sigam uma linha de pensamento e consigam realizar a demanda conforme o cliente necessita.

Você pode tomar essa posição, principalmente se for o gestor da área ou o responsável direto pelo negócio online de camera de seguranca para condominio ou qualquer outro segmento. 

Com a devida orientação, é possível trabalhar muito mais, de forma muito mais eficiente e bem mais rápida. Lembre-se de ter um objetivo em mente.

Apenas tome cuidado para não centralizar o pensamento e desejar que tudo seja do seu jeito, afinal, estamos falando de pessoas e cada uma tem seu estilo, personalidade e ritmo. É uma linha tênue, mas é bastante gratificante quando se consegue atingir o ideal.

Considerações finais

Hoje entendemos um pouco melhor como você pode melhorar a sua produtividade em seu negócio online e das pessoas a sua volta, pois todos vocês são uma equipe e devem trabalhar juntos para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Utilize as dicas deste artigo para aprimorar o que já está bom e mudar o que não está. Dessa forma, você as adapta a sua realidade e continua mantendo a boa performance do seu negócio, afinal, ninguém o conhece melhor do que você mesmo.

A partir de agora, basta dar o primeiro passo rumo a uma mudança cultural tanto de sua parte quanto da própria empresa, tendo em mente que depois do período de adaptação, tudo valerá muito a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários