Supply Chain: confira sua importância para logística

 


Supply Chain também conhecida como cadeia de suprimentos ou cadeia de abastecimentos é um sistema logístico feito para organizar todos processos que envolvem diversos produtos dentro de uma empresa.


O objetivo é criar uma rede com diversas organizações, pessoas e tecnologias responsáveis desde a produção de um determinado produto até que sua venda seja concluída e entregue com sucesso. 


Essa rede pode e deve ser aplicada por toda empresa que trabalha com produção e venda de produtos, justamente por organizar tudo o que envolve a produção do produto desde a extração da matéria-prima. 


Portanto, neste artigo veremos mais sobre o supply chain, as vantagens de aplicar ele, e como produzir essa rede de logística dentro de sua empresa. 

Gerenciando uma Supply Chain

O gerenciamento de um supply chain são as formas pensadas para gerir a maneira com que os suprimentos serão movidos dentro da marca até chegarem dentro da casa do consumidor. Por isso, irá incluir todo o processo de movimentação dentro da empresa.


Pense como se cada processo precisasse passar por cancelas para condominios antes de serem aprovados para entrar, no caso, ir para a próxima etapa, seja ela de produção ou movimentação de um determinado produto ou serviço prestado. 


Esse processo de gerenciamento pode ser dividido em quatro etapas distintas entre si e com uma função importante para que seja possível a aplicação do gerenciamento desta cadeia de abastecimentos criadas, são elas:


  • Planejar a cadeia de suprimentos;
  • Executar detalhadamente o plano de controle;
  • Administrar variáveis e desempenho dos setores;
  • Comunicação frequente com os parceiros.

Todo o gerenciamento busca por natureza administrar os processos e utilizá-los para que tudo ocorra com primazia.


Essa gestão também deve prever acontecimentos negativos que possam atrapalhar o sistema, mas que deverão ser rapidamente corrigidos.  


Essas estratégias podem ser utilizadas, por exemplo, para uma empresa que realiza a  alimentacao corporativa com marmitex de uma rede de empresas em algum ponto empresarial de uma grande cidade. 


Basta adaptar caso a caso para que seja possível realizar as melhores aplicações do mercado.

Benefícios 

Implementar uma logística na forma como os produtos serão distribuídos entre todos os envolvidos gera diversos benefícios a curto e longo prazo para as empresas. 


Sendo assim, aderir o supply chain é uma forma bem direta de prevenir problemas futuros e lidar com diversas situações.


Vejamos agora os benefícios de aplicar a logística de supply chain.

Serviços melhorados

A estratégia de logística visa levar o melhor produto até o consumidor de maneira mais eficaz e rápida, conquistando assim os melhores resultados e encontrando melhores maneiras de gerar cada vez mais clientes.


Saber como os seus parceiros agem e como o produto chega até oconsumidor entendendo todos os processos que envolvem a sua produção e elaboração de sua estrutura até que seja possível realizar a entrega gera melhoria nos setores e aprimora o processo. 


Quem tende a ganhar não é somente o cliente mais todos os envolvidos no processo, uma vez que os custos serão reduzidos o desperdício também será diminuído. 


Para isso será preciso sentar em uma cadeira para escritorio com encosto e estudar os processos. 

Diminuição dos custos

Pense no gasto realizado com armazenamento desnecessário ou muitas vezes ineficiente que acaba por prejudicar o produto que deveria ser destinado para os consumidores ou existência de um entrave que acaba atrasando todo o processo. 


Com a implementação da logística supply chain esse tipo de problema é resolvido e acaba por melhorar a gestão de qualidade de todos os processos e evidentemente haverá a redução de custos com correções e até mesmo substituições. 

O que será encarado?

Essa é uma pergunta importante, pois é preciso saber quais são os desafios que serão encarados pela empresa no momento em que for aplicar esse novo tipo de logística. 


Conforme as ações forem tomando e os processos sendo aprimorados aparecerão os desafios que foram criados justamente pela qualidade que acabou sendo gerada, ou seja, os consumidores ficaram mais exigentes devido a forma positiva que se acostumaram.


Portanto, podemos dizer que o primeiro desafio que será encarado é a exigência de um tratamento diferenciado pelo consumidor. 


Ele não vai querer saber se a amassadeira espiral cozinhas industriais quebrou, mas quer o pão que ela produz.


Esse exemplo mostra que o consumidor busca sempre a melhor experiência. Por isso, a importância da integração dos setores, sejam eles online ou offline, tem como objetivo atender os consumidores de diferentes esferas. Isso é o supply chain.

Implementação tecnológica 

Obviamente que é impossível criar uma logística integrada com diferentes setores e parceiros sem a implementação de uma tecnologia estrutural. E até essa implementação tecnológica for feita, será preciso ter paciência.


Será preciso fazer diferentes treinamentos e mostrar aos colaboradores a importância de manter os sistemas atualizados para que possam ser utilizados de maneira integrada aos diversos setores que estarão esperando algum dado para realização da compra. 


Veja que o processo que é realizado logo no início é de grande importância lá na frente, justamente para a consulta ser feita de maneira correta e a localização do produto para o consumidor, ou trocas que devem ser priorizadas. 

Aprender a fazer um supply chain 

Montar uma rede de suprimentos é uma tarefa complicada, por isso, dificuldades tendem a surgir seja por inexperiência ou erro humano mesmo. 


Portanto, para evitar esse tipo de acontecimento, identificar o erro rapidamente é primordial.


Após isso, é interessante verificar a possibilidade de implementar mais tecnologia de softwares e até estrutural para que não ocorra novamente, nesse tipo de caso, será a experiência com os ocorridos que darão o melhor norte.

Estrutura do supply chain 

É preciso considerar alguns agentes responsáveis pela montagem de um supply chain bem elaborado que possa transformar a logística de uma empresa. Esses agentes são distintos entre si, mas igualmente importantes em todos os processos. 


Esses agentes são uma maneira geral que elaboramos para se mensurar como funciona cada responsável por diferentes atividades, portanto podem ser utilizados para uma empresa de fabricacao de peca agricolas ou um supermercado, por exemplo. 

Produção

A produção é o que os clientes compram e o que é vendido, é a produção que movimenta o volume.

 Sendo assim, deve-se saber quais produtos serão vendidos e produzidos e até mesmo redistribuídos dependendo do caso.

Estoque

Definindo o que será vendido, produzido, redistribuído deve-se construir ou alugar um local que possa armazenar todo esse material, ou seja, ter um estoque moderno que possa comportar os itens da produção de maneira correta e bem localizada. 

Parceiros fornecedores

Não adianta ter uma ideia de produto e um local para guardá-lo se não possível tê-lo e para isso é necessário que existam fornecedores de confiança e que exerçam uma parceria com a empresa que fez a logística. 


Qualidade do material é importante e preço também, por isso os parceiros devem ser devidamente escolhidos, após uma longa pesquisa de histórico e rentabilidade para a empresa.

Prioridade de transporte

É preciso que os produtos cheguem até os clientes e até ao estoque de maneira rápida e segura, não é simplesmente jogar tudo em um saco plástico e achar que será feito sozinho as entregas.


Tenha uma equipe de motoristas ou se precisar terceirize as entregas para que cheguem, isso faz toda a diferença. 


Dependendo do produto a velocidade da entrega fará com que a pessoa volte a comprar lá pois foi rapidamente atendida. 

Prioridade de Localização 

Quanto melhor localizado, menor os custos que serão gerados para entrega, recebimento e redistribuição. Uma má localização afeta todos os demais processos e por isso deve ser assim como o transporte uma das prioridades que o supply chain


Assim como em carros onde é preciso fazer o alinhamento e balanceamento de rodas com frequência, o aumento da empresa fará com que o alinhamento sobre a sua localização seja repensado e se preciso, faça a mudança.

Considerações finais

Vimos ao longo do artigo a importância de um supply chain para a logística de um empresa onde todos os setores estão alinhados de maneira sólida e podem ser consultados por meio de tecnologia embutida em todas as suas fases.


A venda dos produtos como a de uma persiana de madeira com fita, com a aplicação dessas técnicas reduzem consideravelmente o custo de produção e dos processos, além de gerar uma melhor satisfação dos clientes. 


Lembre-se de que clientes satisfeitos vendem mais e indicam a empresa para mais pessoas, isso tudo gera melhores resultados e expande o comércio. 


Desafios existem, mas podem ser superados com o uso de ferramentas corretas e boas estratégias.  


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários