A segmentação de mercado é necessária para qualquer tipo de negócio visto que, por meio dela, as organizações são mais assertivas quanto ao lançamento ou renovação de um produto, melhoram suas campanhas publicitárias, dentre outras ações.
Para os profissionais de marketing, ela é uma verdadeira ferramenta que ajuda a manejar o público-alvo da companhia, personalizando as estratégias e agrupando os consumidores em grupos semelhantes que devem ser trabalhados.
Com a popularização da internet, as marcas aprenderam uma nova forma de divulgar seu nome, produtos e serviços: o marketing digital. Só que ele surgiu para suprir e acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor moderno.
É sabido que vivemos na era da informação, do qual as pessoas estão mais informadas e com pessoas bem informadas é necessário um trabalho de marketing mais elaborado.
Em outras palavras, ele precisa ser direcionado, ou seja, atingir em cheio os interesses do público, para que realmente possa trazer bons resultados, e a melhor forma de mirar as expectativas dos consumidores é segmentar o mercado de atuação.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito dessa estratégia, sua importância e como colocá-la em prática. Se você tem alguma dúvida, leia até o final.
O que é a segmentação de mercado?
Em termos objetivos, a segmentação de mercado é a divisão em segmentos, também conhecidos como clusters, dos consumidores de determinado produto ou serviço. O objetivo, com isso, é tornar as estratégias de marketing mais certeiras e objetivas.
Um bom exemplo de segmentação é dizer que as cancelas para condominios estão voltadas para síndicos e administradoras condominiais, e não para uma dona de casa.
Quando a empresa percebe a diferença existente entre os diversos públicos que tem, e que essas pessoas pensam de forma parecida por valorizarem determinada solução, ela acaba por segmentar o seu mercado.
Esse processo serve para que a organização consiga enxergar com clareza como os consumidores se dividem. Mesmo que você fale sobre um mesmo produto, as pessoas que compram possuem perfis, comportamentos e necessidades distintas.
São essas características que ditam suas escolhas, e para entender um pouco mais sobre isso, vamos usar como exemplo os notebooks.
Nesse mercado, existem pessoas que se preocupam com a memória do computador, outras com a duração de sua bateria porque viajam muito, outras ainda que se preocupam com o tamanho e até aquelas que se importam mais com a marca, por questão de status.
Em vista disso, os notebooks que encontramos hoje foram desenvolvidos com base nessas e outras preferências, e elas são usadas como oportunidades.
O mesmo acontece com os serviços. No caso de um alinhamento e balanceamento de rodas, uma oficina mecânica percebeu que alguns consumidores carecem de alguns diferenciais, e ao oferecê-los, entregou aquilo que eles buscavam.
Considerando essas situações, podemos dizer que a segmentação de mercado serve para atender a diferentes desejos e necessidades do público-alvo de uma marca. Isso potencializa a aceitação de suas soluções, aumentando suas vendas.
Aqui, cabe dizer que um mesmo produto ou serviço pode atender diferentes mercados, o que faz com que a companhia supra as expectativas de um número maior de pessoas.
Importância de realizar a segmentação
Essa estratégia é fundamental para que uma marca se destaque por seus diferenciais, mas também para definir a sua atuação. Mas não para por aí.
Quando uma empresa de alimentacao corporativa com marmitex segmenta seu mercado, tem acesso a uma série de benefícios, como:
1. Identificar necessidades
Se você elaborar uma análise cuidadosa a respeito do mercado de atuação do seu negócio, visualize nichos diferentes que podem ser trabalhados.
Isso traz conhecimentos específicos relacionados à demanda de um produto, de acordo com as necessidades e expectativas do varejo.
2. Ajustar o produto ao canal de distribuição
Seu negócio consegue reestruturar completamente o trabalho que faz. Inclusive, esta é a principal vantagem da segmentação.
Seu negócio terá acesso a informações que permitem que ele consiga entender a melhor localização e pontos de venda onde o produto pode ser comercializado.
Indo mais além, uma fabricante de amassadeira espiral cozinhas industriais consegue elaborar novos canais de distribuição, atendendo a demandas maiores em algumas regiões. Dessa forma, a entrega se torna mais ágil e eficaz.
3. Campanhas eficientes
As estratégias de marketing deixam de proporcionar resultados positivos quando a empresa não faz seu planejamento, de acordo com sua segmentação de mercado, público-alvo e comportamento dos consumidores.
Por outro lado, quando há um bom planejamento, as campanhas são elaboradas com mais assertividade, o que vai impactar diretamente o consumidor ideal.
Dessa forma, até mesmo as estratégias de fidelização são melhoradas.
4. Melhorar do Market Share
Fazer com que todos os pontos de venda confiem em uma marca é um processo complexo, mas a segmentação faz com que uma marca conquiste os compradores ideais.
Isso acontece porque ela consegue se expandir e atingir localidades compatíveis com as metas que estipulou.
Se uma empresa de fabricacao de peca agricolas direciona suas estratégias de marketing, de acordo com sua segmentação, conquista mais vantagem competitiva em meio aos concorrentes.
Consequentemente, o percurso para atingir os objetivos desejados é reduzido ou percorrido de maneira muito mais ágil pela organização.
5. Compreender o consumidor
Compreender o consumidor envolve conhecer a fundo algumas características dele, relacionadas a aspectos como:
- Objetivos;
- Desejos;
- Problemas;
- Expectativas.
É por meio desses dados que você vai entender o comportamento do público, e com isso, seu negócio se torna especialista no que faz, desenvolvendo soluções que atendam às demandas das pessoas.
Com isso, fica mais fácil oferecer exatamente aquilo que o cliente final deseja, aprimorando ainda mais os produtos e serviços, influenciando até mesmo no crescimento dos pontos de venda que vendem suas mercadorias.
Como segmentar o mercado
A segmentação de mercado possui características que envolvem aspectos geográficos, demográficos e psicográficos dos consumidores.
Ou seja, onde eles se localizam, qual sua idade, condição social e outros fatores, e qual o estilo de vida que adotam.
Com base nessas afirmações, o primeiro passo para segmentar o seu mercado é analisar as características geográficas dos consumidores. Ela é importante para que a companhia se adapte à região onde vai atuar.
Para isso, divida o país entre suas regiões, depois por estados e outras capitais com mais de 1 milhão de habitantes. Isso é fundamental, uma vez que cada localização tem hábitos de consumo diferentes.
Para fazer a segmentação geográfica, uma fabricante de saco plástico tem como foco não a localização do cliente, mas o seu perfil em si. Então, o público é dividido entre idade, sexo, grau de escolaridade, dentre outras características.
É com base nessas informações que os produtos e serviços são destinados de maneira mais assertiva aos diferentes perfis.
Com relação à segmentação psicográfica, ela é tão importante que muitos profissionais acreditam que não podemos segmentar o mercado sem considerá-la.
Por meio dela, uma empresa de fabricação de cadeira para escritorio com encosto descobre o estilo de vida dos seus potenciais clientes, interesses, atitudes, opiniões, passatempos, dentre outros dados.
Ela está relacionada a conceitos subjetivos e tem como base os quatros tipos de personalidade, com necessidades e exigências distintas. São elas:
- Rápidas e emocionais;
- Rápidas e racionais;
- Lentas e emocionais;
- Lentas e racionais.
Com base nessas informações, a companhia descobre meios de agrupar em uma única estrutura, pessoas e empresas que buscam determinada solução.
Também é imprescindível segmentar por comportamento de consumo, que é quando os clientes são analisados, considerando a quantidade e valor de suas compras mensais.
Tem como base a curva A/B, que categoriza os consumidores por seu volume de compras, sendo assim, permite que a organização, como uma loja de persiana de madeira com fita, estude os hábitos de consumo das pessoas.
Por fim, a segmentação pode ser feita com base nos canais de consumo, uma vez que pessoas que compram pela internet possuem hábitos diferentes das que compram em lojas físicas, por exemplo.
Ao entender o perfil de cada um, seu negócio adapta melhor os canais de venda. Com isso, ele vai conseguir ampliar o seu mercado, vender e lucrar mais, tudo isso sem precisar contratar mais pessoas.
Conclusão
Conhecer o seu mercado de atuação é a melhor forma de atender melhor às necessidades dos consumidores, e com isso, aumentar as vendas.
Toda empresa possui um segmento, e ao conhecê-lo, pode identificar nichos que carecem de companhias que possam supri-los.
Quando você conhece para quem vende, vende muito mais e os lucros são beneficiados, sendo que tudo isso depende do estudo de segmentação de mercado.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele, suas vantagens e como aplicá-lo. Agora, está pronto para aplicar nossas dicas e fazer a sua empresa crescer ainda mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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