Gratuito, evento acontece nos dias 21 e 22 de maio, das 10h00 às 18h00 e
das 14h00 às 18h00, respectivamente.
Acesso:
A pandemia C-19, que tanto afetou e ainda
afeta o turismo, em geral, não atingiu o segmento náutico. Ao contrário. Desde
2020, verifica-se um crescimento muito expressivo, pelo fato de garantir lazer
de qualidade com segurança àqueles que praticam o turismo náutico.
A última feira do segmento, em
novembro de 2020, movimentou R$ 155 milhões em seis dias. Segundo a Revista
Veja, registrou-se incremento de 70% no turismo náutico, em 2020. Cabe
acrescentar que a cadeia náutica de lazer, no Estado de São Paulo, movimenta
cerca de R$ 5,3 bilhões/ano. E emprega em torno de 7,5 mil pessoas – direta e
indiretamente.
‘Maio Náutico Bertioga’ é um espaço
online organizado pela secretaria de Turismo Esporte e Cultura do município.
Vai propiciar o encontro do público final, profissionais da área, entidades do
setor, além trade local e regional.
Workshops darão orientações ao
compartilhamento de vivências, conhecimento em novas metodologias e processos
para o desenvolvimento do Turismo e Serviços Náuticos de forma sustentável, com
formato totalmente interativo.
Além de discussões específicas, o evento
tratará de temas relevantes. Entre eles, questões socioambientais e manejo
autossustentado dos recursos ambientais, no contexto regional.
Encontro vai proporcionar o
conhecimento de um novo nicho de mercado, tanto para Bertioga como cidades
litorâneas da região. Conta com o apoio institucional do Bertioga Convention
& Visitors Bureau (visitebertioga.com.br), Costa Norte, Cultura Litoral e Circuito
Litoral Norte, composto pelas cidades de Bertioga, São Sebastião,
Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.
Também são apoiadores o Fórum Náutico Paulista; a FABE (Faculdade de Bertioga); a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; além do envolvimento e participação das marinas do Litoral Norte de São Paulo.
Bate-papo com Filipe Toni Sofiati
O jovem diretor da secretaria de Turismo da Prefeitura de Bertioga, Filipe Toni Sofiati, é formado em biologia pela UF de Maringá (PR); mestre em biotecnologia pela Unesp e doutorando em biodiversidade aquática pela mesma instituição.
Seguem excertos do webinar ancorado pelo jornalista Luiz
Henrique Miranda, da Agência Amigo, que presta assessoria de comunicação ao
BCVB-Visite Bertioga. Trata-se, a rigor, do primeiro webinar temático de uma
série programada pela entidade.
Filipe assegura que “hoje, todas as marinas de Bertioga estão
lotadas. Com a pandemia, muitas famílias, em vez de viajar à Europa, decidiram
adquirir uma embarcação, para o lazer da família. Os preços das embarcações
caíram; há incentivos do governo do Estado, em programas como o Adquira o seu primeiro barco”.
O diretor de turismo da Prefeitura de Bertioga conta que há
uma vigilância especial quanto à segurança ambiental, que inclui a velocidade
controlada das embarcações. “A segurança das embarcações é competência da Marinha,
mas estamos em vias de compartilhar esta responsabilidade”, conta.
Acrescenta que “turismo de praia todo mundo tem. Mas turismo
náutico, não. E esse segmento atrai pessoas com maior poder de compra, mais
conscientes sobre os cuidados com o meio ambiente e, também, do cumprimento dos
protocolos ditados pela pandemia".
Além da pluralidade de tipos e tamanhos de embarcações; das modalidades (inclusive para pessoas deficientes); há o turismo náutico voltado para a pesca. Filipe Toni lembra que “turismo náutico não é da Marinha – é da cidade. É preciso ajudar o setor privado a se desenvolver, para se alcançar a melhoria das políticas públicas voltadas para o segmento”.
Sobre a infraestrutura de Bertioga, o diretor diz que “temos em
torno de 12 grandes marinas. E estamos dedicados a identificar nichos, no
litoral de Bertioga, para a instalação de novas marinas. Há empresários
europeus interessados nesse tipo de negócio, considerando a saturação nos
países daquele continente – não há como expandir o número de marinas”.
Quanto ao mercado de locação de embarcações no município de
Bertioga, Felipe Toni explica que “a atividade está bastante aquecida. E é
muito prestigiada pelas mídias sociais Faz parte do turismo lúdico”.
Também comenta sobre o Plano Municipal de Gestão Costeira (PMGC)
que “passa por um acordo com a Marinha, que ajuda a própria Marinha a nos
ajudar. A partir do momento que nós tenhamos um zoneamento, uma legislação, um
ordenamento e políticas públicas, a Marinha consegue ajudar a fixar esse PMG.
Tem participação do trade, do usuário”, ressalta.
A respeito da segurança dos meios de hospedagem e dos
restaurantes, em Bertioga, lembra que “a grande vantagem é que criamos os
protocolos em conjunto com o trade. Tem mais, a nosso favor: Bertioga é a 1ª cidade
do Litoral Norte e a mais próxima da capital paulista”, finaliza.
Íntegra do
webinar: www.visitebertioga.com.br
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