Modernização da iluminação pública é alternativa para redução de custos públicos no pós-pandemia

 

Modernização da iluminação pública é alternativa para redução de custos públicos no pós-pandemia

por Pedro Vicente Iacovino*

Os projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) de iluminação pública são alternativas para a otimização de recursos dos municípios em um momento em que suas economias estão mais abaladas por conta da pandemia provocada pela covid-19. Com um projeto de modernização da iluminação pública, como a troca de lâmpadas convencionais por LED, combinadas com sistemas de gestão e controle integrados, é possível gerar uma economia de, no mínimo, 40% no consumo de energia dos sistemas de iluminação pública. Essa é a solução para boa parte das 5.570 cidades brasileiras que estão com as finanças comprometidas, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Nos primeiros quatro meses de 2020, 806 delas haviam estourado o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e outras 1.300 estavam em situação emergencial ou prestes a romper o teto legal.

No Brasil, os projetos de PPPS de iluminação pública ocorrem por meio de leilões que oferecem contratos de longo prazo. Levantamento da Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP) aponta que o segmento terá um aporte de pelo menos R$ 18 bilhões nos próximos 20 anos por conta do aumento de contratos de PPPs que já foram realizados e que serão iniciados em 11 cidades até o final deste ano.

A iluminação pública é a espinha dorsal de uma cidade inteligente, que utiliza a tecnologia para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana e criar soluções sustentáveis para a qualidade de vida dos moradores. O funcionamento integrado e eficiente das cidades, por meio de sensores instalados na infraestrutura da iluminação pública, gera economia em todos os setores, estimulando cada vez mais a modernização e a adoção de novas tecnologias.

Na prática, as lâmpadas de LED espalhadas pelas cidades podem ser equipadas com dispositivos inteligentes e sensores se comunicando com softwares que recebem e interpretam as informações enviadas por eles, criando cenários específicos para programar a redução da iluminação ou apagar um circuito, com segurança e criptografia, para determinados eventos. A solução também aumenta a vida útil dos componentes efetuando uma dimerização, ou seja, a redução do fluxo luminoso sem comprometer a segurança, em caso de não haver movimentação ou em horários programados.

Essa possibilidade tem atraído investidores em contratos de PPPs para iluminação pública. Uma das vantagens é a maior velocidade dos projetos, utilizando cada vez menos recursos, atraindo o investidor, que vai injetar um capital grande em um curto espaço de tempo com 20 anos para retomar esse capital. Um projeto de iluminação, que poderia levar anos para ser desenvolvido, poderá ser realizado em até três anos com uma empresa contratada.

A modernização do parque de iluminação pública, integrando soluções sustentáveis e tecnológicas, pode contribuir para o enfrentamento de desafios globais em relação às cidades, como as que estamos enfrentando atualmente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 86% das pessoas já moram em cidades e, dessa forma, é preciso caminhar para tornar infraestruturas mais inteligentes, conectadas e sustentáveis.

 

*Pedro Vicente Iacovino é Diretor Presidente da ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública.

 

 

Sobre ABCIP

A Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços de Iluminação Pública (ABCIP) tem a função de representar, estimular e viabilizar as demandas deste setor, visando à promoção do planejamento integrado do espaço público dos municípios brasileiros, por meio de empreendimentos de longo prazo.

Entre os associados estão empresas concessionárias dos serviços de iluminação pública, os fornecedores de sistemas digitais, equipamentos e luminárias, os consultores jurídicos e os escritórios de projetos de engenharia e de viabilidade econômico-financeira no setor.

Por meio de um fórum permanente, a Associação acompanha e discute projetos desenvolvidos no mercado de iluminação pública, aprofundando temas relativos ao setor, além de defender os interesses dos associados junto às instâncias públicas.

                                                                                                                                                            

Principais ações da ABCIP para viabilizar as demandas do setor

  • Defender os interesses das concessionárias de serviços de iluminação pública, garantindo-lhes condição de prestação de serviço com alto grau de qualidade e eficiência;
  • Representar as associadas perante os poderes públicos federais, estaduais e municipais, autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas e outros órgãos governamentais, bem como entidades e empresas privadas, sobre questões que interessarem os concessionários de serviços de iluminação pública;
  • Promover estudos, cursos, seminários e convênios sobre questões relativas à iluminação pública;
  • Cooperar e apoiar as demais entidades congêneres e de classe empresarial, nacional ou estrangeiras, no contato com os órgãos reguladores e fiscalizadores das concessões de iluminação pública;
  • Promover medidas judiciais cabíveis contra atos ou normas que afetem a atividade ou os interesses legítimos gerais e uniformes de suas associadas;
  • Realizar eventos técnicos e comerciais sobre assuntos pertinentes aos serviços de iluminação pública;
  • Desenvolver pesquisas em prol do progresso tecnológico do setor.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Boa tarde, caros leitores, hoje quero dizer a vocês que é um verdadeiro prazer jogar no Ouro Bets! A ampla seleção de eventos esportivos e as promoções atraentes sempre o tornam empolgante. Como entusiasta de apostas esportivas, recomendo a ouro-bets.com no Brasil a todos os meus amigos e conhecidos.

    ResponderExcluir