Com o comércio se expandindo, as pessoas passaram a empreender cada vez mais, e com isso, surgiram diferentes métodos de criar uma empresa e passar a vender diferentes tipos de produto e inúmeras formas, sendo a franquia de contabilidade uma delas.
Esse modelo de empreendimento se baseia na utilização do nome de uma marca, respeitando os critérios estabelecidos por ela e lucrar com os produtos que serão vendidos. Existem então os chamados franqueador e franqueado que montam uma parceira.
É uma excelente maneira de conseguir manter um negócio de sucesso custeando produtos e se aproveitando muitas das vezes do nome de uma marca já consolidada no mercado.
Com isso, os riscos são um pouco menores, mas não tira a responsabilidade do franqueado.
Ao contrário, aumenta ainda mais devido à utilização do nome da marca do franqueado. No caso, serviços comuns como a entrega de documentos de motoboy para empresas não estão relacionados a parceria, mas a algumas responsabilidades burocráticas.
Neste artigo, abordaremos sobre as vantagens de se ter uma franquia contábil e como funciona o operacional de uma. Assim, você verá como é possível empreender desta e conseguir excelentes resultados. Acompanhe a leitura!
Estrutura da franquia contábil
Todo tipo de empreendimento depende de uma estrutura e agentes responsáveis para que ela possa funcionar da melhor maneira possível. Antes de se aventurar nesse processo que é o franqueamento contábil, é necessário saber o que faz cada um desses agentes.
Pense nessa estrutura como um computador completo, que é composto por todos os seus hardwares como a placa mãe, placa de vídeo, processador, HD, ventiladores e a fonte, cada um com sua função necessária para fazer todo o computador funcionar.
Mas, além desses, existem os agentes que fazem “a mágica acontecer” e os que dão a cara, seja do computador (exemplo que estamos utilizando), ou do empreendimento em questão.
Agora que já estamos integrados, conheça os agentes que compõem uma franquia de contabilidade.
O franqueador
O franqueador é o dono da marca, ou seja, o detentor da rede como um todo. O modelo é elaborado e as comissões, estipuladas por ele. Ou seja, todo o método de trabalho, cuidados necessários, conteúdo do cardápio (se for um restaurante), ou serviços prestados.
Todos os processos são estipulados pelo franqueador, e é preciso que sejam cumpridos para que exista uma boa correlação. Mais do que isso, esse processo é um comprometimento que os franqueados têm com o franqueador.
Somente assim é possível trabalhar com a administracao de restaurante corporativo que atua no sistema de franqueamento contábil. Porém, é de responsabilidade ética do franqueador dar informações ao franqueado de como conduzir da melhor forma a empresa.
Afinal, ele está oferecendo o nome de sua empresa para uma pessoa administrar uma franquia que tem como objetivo gerar maior lucro para todos os envolvidos nessa parceria.
O franqueado
O franqueado é quem paga e cumpre as condições estabelecidas pelo franqueador. Pode ser uma pessoa física ou jurídica, e tem o direito de utilizar o nome da franquia e aprender com o franqueador como tomar conta da empresa em todos os aspectos.
Estes aspectos podem ser financeiros ou de produção, gestão de clientes e de equipe. Além disso, o franqueado precisa cumprir os padrões que o franqueador estabeleceu em sua matriz de funcionamento.
O motivo de cumprir os padrões de serviços, independente do estado ou cidade, deve-se pela manutenção da imagem que a marca (conhecida na maioria das vezes) precisa preservar.
Em outras palavras, se o uniforme é uma camisa de empresa bordada vermelha com detalhes de amarelo com azul, então deve ser usado independente da opinião do franqueado.
Quase todas essas redes de fast food utilizam desse sistema de franqueamento contábil, note que todas as empresas tentam manter o mesmo padrão de atendimento. É claro que existem locais melhores que os outros, mas a essência é sempre mantida.
Taxa de franqueamento
Uma empresa precisa confiar em seu franqueado, e essa confiança passa pelo poder de capital. Então existe a chamada taxa de franqueamento, que é o valor base que um franqueador exige para que seu nome possa ser utilizado pelo franqueador.
Esse valor varia do tamanho da empresa quanto mais rentável ele será, justamente pela necessidade manter um padrão de excelência e pelo nome em si. A taxa de franquia pode ser paga uma vez no início do contrato e renovada após o final do contrato.
Valor pago em royalties
Esse é um valor pago calculado sobre o valor de lucro gerado mensalmente. É como quando alguém compra um livro e o escritor ganha uma porcentagem do valor por ter produzido todo aquele conteúdo.
É uma forma do franqueador sempre ganhar em cima do lucro gerado pelo nome da empresa. É totalmente justo, uma vez que não se pode simplesmente fazer destruição documentos históricos do franqueado, ou seja, ele merece receber pelo passado.
ROI e sua importância
Como dissemos, uma franquia de contabilidade é uma via de mão dupla, então existe o chamado Retorno sobre Investimento (ROI) que é um valor recebido pelo empreendedor pelos investimentos aplicados na franquia, sendo:
- Gastos com equipamento;
- Salário de funcionários;
- Impostos;
- Treinamentos e cursos.
Esses são alguns custos que o empreendedor precisa colocar dentro da franquia para que ela possa funcionar com excelência. No caso de uma franquia de contabilidade, pode ocorrer de já conhecer os custos de todo o empreendimento.
Muitas das vezes, o empreendedor já trabalha como autônomo há algum tempo, e por isso, pode receber o ROI com antecedência.
Tipos de franqueamento
Existem alguns tipos de franquias que diferem um pouco entre si, podendo exercer funções diferentes umas das outras. No caso de uma franquia de contabilidade, a dinâmica é a mesma.
1 - Franquia unitária
Aqui o franqueador decide o local da franquia para expandir seu capital e promover o aumento do negócio.
Em outras palavras, o franqueador abre uma empresa de contabilidade em um determinado local e dá a um empreendedor sua administração.
2 - Franquia master
Este é o método mais utilizado, baseia-se também na expansão para outros países e regiões. Um franqueado master tem até o direito de terceirizar serviços como a compra de uma impressora colorida profissional ou motoboys.
Além disso, ele é responsável pelo treinamento de todas as equipes, recebendo parte dos royalties e da taxa de franquia, tornando-se até uma espécie de subfranqueador.
Benefícios da franquia
Um franqueado não busca somente utilizar o nome de uma grande marca, mas toda a segurança e apoio que essas grandes empresas dispõem. A expansão de um negócio é proveitosa para ambas as partes e isso gera diversos benefícios mútuos.
Em uma franquia de contabilidade não é diferente. O franqueador capacita a empresa a crescer custeando os treinamentos e fornecendo os padrões que deram certo em diferentes locais. Além disso, existe todo um plano de negócios e de marketing.
Esses planos são essenciais para que a empresa obtenha sucesso nos momentos em que as dificuldades surgirem. Os custos com o marketing são divididos de acordo com a necessidade do local, pois existem fundos para alavancar as franquias.
Por fim, existe uma garantia do mercado para os franqueados que vem do grande renome que os franqueadores detêm. Nunca se sabe quando alguém vai precisar de segurança como a de um 3m equipamentos de protecao abafador de ruido.
Além disso, você pode estar tendo dificuldade com o mercado contábil que é bastante concorrido e buscar a ajuda de um franqueador pode ser a forma de aprender a lidar com essas dificuldades e até criar um negócio próprio no futuro.
Passos para abrir uma franquia
Existem algumas formas de se tornar um franqueado de contabilidade. O primeiro deles é ter conhecimento do mercado e disponibilidade integral para administração de uma franquia.
Em seguida, é preciso estruturar um capital para custear tudo o que já foi descrito até aqui. Após isso, você deve atuar em conjunto com o franqueador para captação dos clientes.
Por fim, é preciso ver se o franqueador é realmente o melhor que você pode encontrar e se ali exista a possibilidade de um crescimento mútuo, ou seja, se compensa o produto.
Considerações finais
Vimos ao longo deste artigo a importância de se ater às necessidades de uma franqueamento responsável e como é benéfico investir em uma franquia de contabilidade que possibilite o crescimento mútuo de todos e os envolvidos.
É necessário saber que essa parceria pode possibilitar enormes frutos se feita de maneira responsável, assim, será possível aprender sobre o mercado contábil e conseguir adquirir uma enorme experiência no setor.
O franqueamento possibilita enormes oportunidades e segurança, como uma camera de seguranca para condominio para os empreendedores que gostam da ideia de ter um “padrinho” para auxiliar no crescimento do capital pessoal do empreendedor.
O ramo de contabilidade é bem competitivo e o espaço pode ser complicado para quem está começando, investir em uma franquia pode ser a melhor forma de quebrar esse obstáculo, só será preciso muito trabalho e dedicação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários