Domínio europeu: LaLiga continua com o maior número de títulos dos principais torneios da UEFA



Domínio europeu: LaLiga continua com o maior número de títulos dos principais torneios da UEFA


Oito das 12 últimas edições da Liga Europa - desde a mudança de marca da competição em 2009 - foram ganhas por um time da LaLiga; na Champions, Real e Barça somam 18 taças






Entra ano, sai ano… e uma coisa não muda: o domínio da LaLiga nos torneios da UEFA. Na última década, por exemplo, apenas em duas temporadas um clube espanhol não foi campeão continental. De lá para cá, enquanto Real Madrid e FC Barcelona levantaram a taça da Liga dos Campeões, Sevilla FC, Atlético de Madrid e Villarreal CF conquistaram a Liga Europa. Deixando a LaLiga no topo de ambas as competições: com 18 títulos da Champions e 13 da Europa League (contra 15 e 9 da Inglaterra, respectivamente).


Com boa parte destas conquistas sendo registradas nos últimos anos, com recentes domínios de Real Madrid e Sevilla FC nas duas competições - sem esquecer, é claro, dos títulos de FC Barcelona e Atlético de Madrid nos já citados torneios. Quem sabe não pinta um novo clube espanhol como campeão da Liga dos Campeões, assim como aconteceu com o Villarreal CF na edição de 2020/2021 da Liga Europa? Por falar nessa conquista, a mais recente das mostradas acima...


A finalíssima da Liga Europa ficará para a história como uma das mais dramáticas de todos os tempos: com o Villarreal CF vencendo o Manchester United em uma disputa de pênaltis em que todos os 22 jogadores tiveram de percorrer a ingrata distância entre o meio-campo e a marca penal. Onde depois de um incrível sucesso nas primeiras 21 cobranças, o argentino Gerónimo Rulli defendeu o chute de seu companheiro de posição, o goleiro espanhol David de Gea, para garantir o primeiro grande troféu do Submarino Amarelo .






Essa defesa significa que o troféu da Liga Europa permanece na LaLiga pela segunda temporada consecutiva - a sétima de 2010 para cá. Aliás, desde que a Taça UEFA foi rebatizada de Liga Europa em 2009, oito das 12 temporadas terminaram com uma equipe da LaLiga Santander erguendo o famoso caneco. O Sevilla já venceu quatro vezes desde então (totalizando seis) e o Atlético de Madrid três, antes da primeira vitória do Villarreal este ano.


Por falar no clube valenciano, seu treinador - Unai Emery - está por trás de quatro desses triunfos espanhóis. O estrategista basco venceu três vezes consecutivas com o Sevilla (2014, 2015, 2016) e levou o Villarreal à glória na final em Gdansk, na última quarta-feira. Sendo que o clube amarelo terminou a atual edição sem nenhuma derrota na temporada, o que os torna mais do que vencedores dignos. O craque Gerard Moreno terminou como artilheiro do torneio com sete gols, seguido pelo companheiro de equipe Paco Alcacer - em segundo, com seis.


Moreno também foi o melhor provedor de assistência conjunta da temporada (5), empatado com outro companheiro de equipe, o nigeriano Samuel Chukwueze - que infelizmente ficou de fora da final devido a lesão. De fato, foi uma conquista incrível para o Villarreal, um clube que só alcançou a primeira divisão da Espanha em 1998 e que vem de uma cidade de apenas 50.000 habitantes. A gestão sólida, o compromisso com a base e o investimento continuamente inteligente no mercado de transferências fizeram com que o clube se firmasse com presença constante nas competições europeias. No entanto, poucos esperavam que eles ganhassem um troféu europeu contra um gigante histórico como o Manchester United.






As equipes da LaLiga sempre se deram bem na competição. Na verdade, olhando para toda a sua história, os times espanhóis venceram 13 vezes, quatro a mais do que qualquer outra nação. O futebol europeu, em geral, tem sido dominado por times da LaLiga nos últimos anos.


A Supercopa Europeia de 2021, que reúne os vencedores da Champions League e da Europa League, será a 11ª nos últimos 13 anos a contar com pelo menos um clube espanhol. Além disso, a Espanha terá cinco representantes na Liga dos Campeões da próxima temporada: o Villarreal se qualificará como vencedor da Liga Europa, ao lado do Atlético de Madrid, Real Madrid, FC Barcelona e Sevilla FC. Já a Real Sociedad e o Real Betis vão jogar na Liga Europa, com o objetivo de seguir os passos do próprio Submarino Amarelo .


A vitória do Villarreal significa que eles, Atlético, Barcelona, ​​Real Sociedad, Athletic Club, Sevilla e Real Madrid ganharam um grande troféu nos últimos 12 meses, um fato que mostra o quão competitivo o futebol espanhol está neste momento e quanta variedade existe nos degraus mais altos dos pódios do esporte. O clube da costa leste da Espanha mostrou que até as equipes mais humildes podem aspirar a ser campeãs na Europa. A sua ambição, trabalho árduo e paciência foram recompensados ​​com uma noite que nunca será esquecida.


Não é só Futebol. É LaLiga.


#HayQueVivirla



Sobre a LaLiga


LaLiga é uma organização global, inovadora e socialmente responsável, líder no setor de lazer e entretenimento. É uma associação desportiva privada constituída pelos 20 clubes e sociedades desportivas (S.A.D.) da LaLiga Santander e pelos 22 da LaLiga SmartBank e é responsável pela organização das duas competições nacionais de futebol profissional. Na temporada 2018/2019, a LaLiga atingiu 2,7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Com sede em Madrid (Espanha), a LaLiga está presente em 55 países através dos seus 9 escritórios e 46 delegados. A associação realiza sua ação social por meio de sua Fundação e é a primeira liga de futebol profissional do mundo a ter uma liga para jogadores de futebol com deficiência intelectual: LaLiga Genuíno Santander.

Postar um comentário

0 Comentários