Co-branding: 3 benefícios e seu conceito



O co-branding é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais força no mercado atual. O conceito em si não é novo, mas tem sido mais utilizado à medida que as marcas procuram diferenciais para se destacar no universo dos negócios.

O mundo em que vivemos tem passado por uma grande transformação digital, e isso se reflete no que as empresas estão passando. Os recursos, como um computador completo, são cada vez mais divididos enquanto uma nova onda de companhias surge.

As facilidades que os avanços tecnológicos trazem criou uma nova vertente de empreendedorismo, o que aumenta muito a competição para empresas que estão se estabelecendo no mercado.

Por conta disso, destacar-se virou a prioridade de qualquer companhia que tem o desejo de permanecer relevante e ativa no mercado. A maioria delas busca meios que façam com que elas ganhem destaque.

Uma das estratégias mais funcionais da atualidade é o co-branding. Neste caso, duas empresas de posição similar no mercado se unem para criar uma estratégia de engajamento com alcance muito maior do que o normal.

Os resultados óbvios dessa união são um ganho financeiro muito maior, além de melhorar a imagem de ambas as marcas. Uma acao de marketing promocional que une as duas pode ter ótimos resultados.

É fundamental que ambas estejam em um passo de cooperação e crescimento para conseguirem impactar o público.

Entretanto, não é possível fechar os olhos para os diversos desafios que serão impostos ao longo dessa jornada.

Isso porque gerenciar uma marca isolada já é um trabalho muito complexo, e quando você inclui todas as variáveis que impactam a empresa, isso se potencializa com a união de duas marcas nesse tipo de trabalho.

Como essa estratégia pode ser colocada em prática?

O primeiro passo para qualquer empresa iniciar uma estratégia de co-branding é escolher uma marca com a qual exista uma afinidade maior.

Uma administracao de restaurante corporativo, por exemplo, pode procurar outra companhia em uma área semelhante para realizar a parceria.

É preciso procurar similaridades que auxiliem o processo de criação das marcas, e que tornem essa situação de união vantajosa para ambas as partes.

Uma boa maneira de identificar se a ação vale a pena é pensar no valor que cada marca representa sozinha.

Assim, você terá uma base para verificar se há alguma vantagem real em explorar a união destas marcas. Além disso, outros fatores são bastante essenciais com relação a esse tipo de ação.

O reconhecimento no mercado e a importância de cada marca deve ser levado em conta na hora de optar pela união através do co-branding, uma vez que as ações começarão a ser realizadas em conjunto.

Por isso, é importante que os gestores de marketing identifiquem todos estes detalhes quando estiverem pensando em uma boa estrutura de marca para explorar a técnica.

Depois disso, é imprescindível alinhar os valores das empresas. Esse é um ponto crucial, uma vez que as divergências entre valores, visão e até mesmo ideologia das marcas pode acabar gerando mais problemas do que solução.

Assim, a criação de uma ação para 3m equipamentos de protecao abafador de ruido realizado por co-branding ajuda ambas as marcas a se posicionarem mais claramente no mercado.

É preciso se unir a pessoas que pensam como você, se deseja crescer juntamente de outras marcas. É importante que o co-branding apresente resultados reais, tanto em benefício para as empresas quanto para os consumidores.

Organizações divergentes em valores dificilmente conseguirão conciliar seus públicos, o que gera mais dificuldade para as ações.

Você deve pensar em formas de aproveitar melhor sua situação, criando um conceito muito mais amplo para o co-branding.

Que vantagens podem ser conquistadas com o co-branding?

Quando duas marcas se unem, é interessante pensar quais serão as vantagens que você conseguirá conquistar para cada uma delas.

Esse tipo de ação tem que ser vantajosa e eficiente para ambas as partes, do contrário, não valerá a pena todo o esforço. Uma empresa de camera de seguranca para condominio, por exemplo, pode se unir a uma empresa de vigilância.

Para conseguir entender todas as vantagens do co-branding, é necessário estabelecer como este tipo de união pode ser lucrativa. Existem alguns argumentos básicos, como:

  • Aumento de vendas;
  • Expansão de mercado;
  • Divisão de gastos para ações;
  • Destaque no mercado.

Estes são elementos que ficam bem claros no momento em que é decidido realizar uma ação de co-branding. Entretanto, é preciso pensar ainda em alguns detalhes para garantir o sucesso dessa operação.

Com relação aos custos, é importante que essa divisão seja feita corretamente. Do contrário, apenas uma empresa gastará seus recursos para que ambas sejam beneficiadas pela ação.

Desse modo, a empresa pode simplesmente gastar o mesmo valor com ações solo. Caso precise, pode contar com um serviço de entrega de documentos de motoboy para empresas para manter o contato entre as duas marcas envolvidas.

Entretanto, se bem divididos, os custos com esse tipo de recurso, há muito mais possibilidades para alcançar um público maior, pois estará unindo clientes de ambas as marcas na ação.

Mais do que isso, é importante pensar em um longo alcance. Além dos clientes de cada marca, existem pessoas que se interessarão especificamente pela união, pessoas que não necessariamente eram clientes de uma das marcas em específico.

Esses indivíduos podem se interessar por curiosidade, por sentir um atrativo maior pelo serviço em conjunto ou diversos outros motivos, mas acabam aumentando sua possibilidade de engajamento dentro de seu nicho de atuação.

1. Marketing potencializado

Este é o elemento mais importante de qualquer co-branding. A popularização das marcas acaba atingindo novos patamares quando elas se unem para fazer ações. Em grande parte, a própria união das empresas já atrairá o interesse das pessoas.

Entretanto, esse meio se torna ainda mais forte quando se pensa que ambas as equipes de marketing podem se unir em um time equilibrado e capaz de atrair muito mais clientes com campanhas únicas e inovadoras.

Por isso, é fundamental se atentar com algumas ações, como a destruição documentos, para que nenhuma informação importante se perca.

Se as empresas atuam em nichos diferentes, uma boa gestão de marketing é tudo que precisa para conseguir juntar os clientes em um único interesse. As ações acabam se tornando carros-chefe desse tipo de estratégia.

2. Credibilidade no mercado

Quando se pensa em estratégias de co-branding, é comum que as empresas já possuam alguma credibilidade no mercado.

No entanto, vivemos em uma era onde a competitividade ecoa, e cada vez mais são necessárias ações para conseguir explorar melhor os potenciais de um negócio.

Por isso, juntar-se com uma outra companhia que esteja buscando reconhecimento pode ser o gatilho que faltava. Quando uma marmoaria se junta a uma produtora de abrasivo bordas reta, por exemplo, é capaz de obter um espaço muito melhor no mercado.

Empresas que se apresentam juntas costumam ganhar a simpatia do público. A experiência de cooperação e amizade passa uma boa impressão para as pessoas, que se sentem interessadas em fazer parte dessa relação.

Por isso, muitos buscam ativamente formas de se integrar a marcas que estão trabalhando juntas por um objetivo em comum, consumindo seus produtos e se fidelizando com as marcas.

Estas pessoas têm até mesmo um forte potencial de se tornar uma forma de promoção do co-branding, uma vez que contam da experiência para seus grupos de amigos e familiares, aumentando a visibilidade das marcas.

Seu público-alvo é impactado diretamente pelas ações de co-branding. Estas pessoas são um grupo que tem interesse em manter relações comerciais com sua empresa, e normalmente, possuem outros fatores em comum.

Ao iniciar um projeto de co-branding, é comum que seu público-alvo compreenda que você confia o suficiente na outra empresa para fazer uma parceria, o que os leva até ela.

O mesmo ocorre com o público-alvo de seu aliado, gerando um espaço muito maior de consenso, aumentando sua autoridade e credibilidade em um mercado cada vez mais complexo.

3. Aumento de recursos para marketing

Outro benefício importante do co-branding diz respeito às ações de marketing. Isso porque é possível unir as equipes das duas empresas para potencializar as ideias de produção. Além disso, existem outras vantagens inerentes nesse método.

Quando você utiliza o co-branding, pode combinar com a outra empresa para dividir todos os custos relacionados às ações de marketing que serão criadas para o alavancamento de ambas as empresas.

Dessa maneira, você terá um orçamento muito maior, o que permite ações mais audaciosas e diferentes. Conteúdos bem produzidos em questão de audiovisual ou outras fontes que sozinho você não teria condições de realizar.

Assim, o alcance das duas empresas acaba aumentando muito, criando um ambiente muito mais satisfatório para que as marcas consigam se estabelecer melhor no nicho em que atuam.

Considerações finais

O co-branding é uma estratégia que pode alavancar muito as empresas envolvidas, que estejam empenhadas no crescimento e na melhora de sua expressão junto ao público. Em união, ambas podem aumentar muito mais seu conhecimento.

Por isso, é fundamental pensar em formas de explorar este recurso, bem como quais empresas você tem interesse em interagir para fazer uma colaboração, possibilitando uma melhora expressiva em sua colocação no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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