Análise SWOT: 4 benefícios da estratégia



A matriz SWOT é uma importante ferramenta para a tomada de decisão em uma empresa. Com ela, é possível pesar os vários prós e contras de qualquer ação que a companhia possa tomar no futuro.

Esse tipo de ação costuma ser bem comum em nossa vida, uma vez que até mesmo nas decisões mais pessoais e simples é costume considerar os pontos fortes e fracos antes de chegar a uma escolha final.

Embora seja uma simplificação, a base do conceito de matriz SWOT é uma ferramenta que ajuda muito a compreender melhor a realidade de uma empresa e como planejar corretamente estratégias e torná-las mais fortes no mercado.

Além disso, esta ferramenta consegue identificar os ambientes internos e externos de uma administracao de restaurante corporativo, identificando todas as vantagens e desvantagens de uma tomada de decisão.

O significado de SWOT, que em português é chamado de FOFA, representa os quatro principais pilares de utilização da ferramenta, notadamente:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

Cada um destes elementos é crucial para exemplificar ao gestor tudo o que envolve a tomada de decisão que está gerando a dúvida naquele momento. A seguir, entenda mais sobre cada fator.

Forças

As forças de uma empresa são um conceito interno, que representa tudo o que é positivo dentro da corporação.

Isso inclui as vantagens que ela possui em relação aos concorrentes e até mesmo seus diferenciais de mercado, que a tornam uma boa escolha para os clientes.

Existem diversos fatores que podem colaborar para aumentar a força de uma empresa, sobretudo com relação a ações de marketing, atendimento ao cliente, desempenho do operacional na linha de produção e outras ações.

Uma fábrica de etiqueta adesiva branca multiuso pode ter como sua força a qualidade do material, por exemplo.

Fraquezas

Já as fraquezas lidam com competências que precisam ser aprimoradas, mas que ainda estão dentro do controle da empresa. Isso significa pontos que poderiam ser melhorados, mas talvez ainda não tenham recebido a atenção necessária.

Uma fraqueza, entretanto, não é um problema de fato. Pelo menos não enquanto ela está sendo diagnosticada e avaliada.

Mas quando você entende que sua empresa possui uma fraqueza de fato, é importante lidar com esse tipo de situação prontamente.

Pode ser que a companhia tenha alguma dificuldade de armazenamento, algo que poderá ser resolvido com a compra de um armario de aco de escritorio.

Quanto mais você conseguir preencher as lacunas faltantes no negócio, maior será o potencial de retorno que ele oferece.

Oportunidades

Aqui chegamos em um fator externo que tem um forte impacto no resultado das decisões de uma empresa.

As oportunidades são chances que você possui de explorar melhor seu material com situações externas.

Isso inclui diversos elementos e fatores que têm um forte impacto na sociedade, como por exemplo, datas comemorativas e grandes eventos que possam acontecer próximo de seu estabelecimento.

Pode ser um período do ano onde é fundamental encaminhar seus colaboradores para uma clinica exame ocupacional, o que acaba criando oportunidades de fazer novas parcerias.

É essencial que você consiga antecipar estas oportunidades, identificando os principais momentos de criação e de desenvolvimento de estratégias de ação para aproveitar melhor a data em questão.

Por conta disso, é preciso ter um planejamento muito bem fechado que consiga exprimir todas as ideias que podem gerar bons resultados.

Ameaças

As ameaças são o oposto das oportunidades. Também se tratam de fatores externos, aqueles em que não há a possibilidade de impedir o acontecimento. Entretanto, você pode se preparar para a ação, reduzindo as chances de problemas.

Dentre as inúmeras possibilidades de ameaça, as crises econômicas são de forte impacto no mercado como um todo. Isso porque, muitas vezes, o crédito para os consumidores é cortado, e o medo de gastar acaba tornando o mercado mais parado.

Através do conhecimento, é possível se preparar para esse tipo de ação. Oferecer inovações como a impressao digital para baratear custos para o consumidor pode garantir sua sobrevivência em tempos difíceis.

Esse tipo de ação pode ser muito danosa, mas é preciso saber como lidar com os principais momentos desse tipo de crise. Além disso, enquanto a tecnologia é uma grande aliada do negócio, ela pode eventualmente se tornar uma ameaça.

Sua empresa deve estar sempre pronta para se adaptar e se modernizar, não correndo o risco de ficar obsoleta e perder sua força de mercado. 

Afinal, muitas empresas que já foram gigantes em seus nichos de atuação hoje mal sobrevivem por não terem se preocupado com isso.

Quais benefícios a matriz SWOT apresenta?

Agora que você compreendeu as bases da matriz SWOT, é importante entender o quanto pode ser explorado dentro desse tipo de fator. Suas tomadas de decisão acabam ficando muito mais simples com a utilização correta desse modelo.

Por conta disso, entender os benefícios da matriz SWOT se torna fundamental para qualquer companhia que deseja compreender melhor todo o seu potencial e como se engajar ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo.

1. Análise simples

Uma das principais vantagens do modelo SWOT para a avaliação de sua empresa é a simplicidade da ferramenta. Você não precisa de grandes conhecimentos tecnológicos ou cálculos complexos para entender o modelo.

As perguntas realizadas em cada etapa da análise são bem diretas, e passam um conhecimento muito mais profundo da empresa e de como você deve agir com ela.

Além disso, não existe nenhuma certificação ou curso obrigatório para você conseguir realizar a análise. Basta se atentar a cada um dos pontos e tomar cuidado com as informações coletadas, para conseguir fazer uma boa análise.

Dessa maneira, você consegue explorar melhor todos os seus recursos, aproveitando o momento de interação para conseguir compreender melhor o funcionamento de sua empresa de cortina para janela de sala.

2. Maior flexibilidade

A análise SWOT tem um grande potencial de melhorar o planejamento de uma companhia. Através de uma avaliação simples, é possível pensar em vários meios que podem ser utilizados e modificar os rumos de sua empresa.

Isso sem precisar de extensos processos ou sistemas caros que são utilizados em outros recursos de marketing. Por isso, é importante ter muita consciência na hora de fazer a análise SWOT.

Apesar de ser um elemento muito simples de lidar, é imprescindível que não haja falhas durante a coleta de informações para elaborar a avaliação. 

Assim, seja sua empresa de entrega expressa de documentos ou de qualquer outro nicho não corre o risco de tomar uma decisão errada, que pode acabar prejudicando a empresa.

A análise SWOT pode ser condensada de maneira simples e rápida, o que permite ao gestor realizar diversas vezes o relatório e garantir muito mais atualização no processo.

3. Melhor integração

As informações coletadas para a análise SWOT podem parecer soltas à primeira vista, mas o analista consegue integrá-las para gerar um excelente relatório de possibilidades, identificando uma série de elementos fundamentais para a estrutura da companhia.

Utilizar esse tipo de análise pode até mesmo diagnosticar novas fraquezas que podem ser lidadas de maneira fácil e rápida, evitando assim qualquer tipo de problema no futuro.

Quanto mais ações sua empresa decidir questionar, maiores serão as chances de ter informações relevantes. Esse poder de sintetizar as informações é uma das grandes vantagens desse tipo de análise.

Além disso, estar preparado para as ações externas é fundamental. Quanto mais você explorar os conceitos de oportunidades e ameaças, maiores são as chances de sobrevivência, sobretudo em situações únicas.

Alguns eventos esportivos, por exemplo, tem um grande potencial de mercado. Isso porque atraem pessoas do mundo inteiro para a sua região, permitindo que você estruture sua empresa para receber esse tipo de cliente.

Essas ações só são possíveis quando você se programa para conseguir receber todos os recursos para encontrar os melhores resultados para a sua companhia, e isso depende de uma boa análise.

4. Colaboração de equipe

A análise SWOT pode ser realizada de várias maneiras. Ela pode ser uma projeção de um setor da sua escola de curso de auxiliar de veterinario e banho e tosa, ou utilizada de forma geral. No segundo caso, é importante que se integrem todos os gestores da empresa.

Assim, estas pessoas conseguirão trocar informações relevantes para conseguir construir uma boa referência na avaliação. Os dados de todos os setores precisam ser levados em conta para que se chegue em uma solução justa e completa.

O analista SWOT rapidamente conseguirá identificar as principais informações que ele precisa de cada membro de um determinado grupo ou função. 

Por isso, é fundamental ter em mente a colaboração em equipe para conseguir explorar melhor o material oferecido.

Considerações finais

A análise SWOT é uma ferramenta imprescindível para diversas empresas, uma vez que permite uma análise rápida para a tomada de decisões importantes, que geram impacto direto sobre as empresas.

Por isso mesmo, saber como fazer e quais benefícios serão recebidos pela produção é fundamental, identificando uma série de possibilidades que este tipo de avaliação pode oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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