4 princípios de uma gestão administrativa



Atualmente, existem tantas iniciativas de dicas sobre como tocar um negócio, e tantas novidades circulando na internet, que às vezes parece que esse tema já saturou. Mas se tem algo realmente importante é aprender sobre gestão administrativa.


De fato, não se trata de pegar dicas soltas ou aplicar qualquer fórmula mágica de crescimento. Na verdade, o mundo corporativo atual simplesmente exige que empresários, gestores e líderes no geral tenham domínio de princípios de gestão.


Imagine uma empresa de administracao de restaurante corporativo, com uma carteira cheia de clientes empresariais de pessoa jurídica. São grandes as exigências e expectativas que recaem sobre a marca e sobre as equipes, não é mesmo?


Aliás, já nem é preciso tratar-se de uma grande empresa, uma multinacional ou mesmo uma holding. Não, pois as próprias empresas pequenas e médias têm recorrido aos mesmos princípios de gestão administrativa, pois sem isso, acabam engolidas pelo mercado.


Realmente, vivemos uma época de extrema concorrência e de um mercado bastante competitivo. Por isso mesmo é que ninguém mais pode se dar ao luxo de tocar um negócio apenas no “feeling” ou mesmo na sorte, de modo amador.


Aí é que entram os princípios de gestão administrativa, que hoje permitem ter uma visão mais holística sobre o negócio, indo desde a diretoria e a parte criativa, passando pelo executivo até os gestores, tutores e toda a operação, seja ela qual for.


Um exemplo é uma rede de clinica exame ocupacional, que pode chegar a contar com centenas de unidades, às vezes espalhadas pelo país todo. A sinergia que precisa existir em termos de processo e controle é enorme e bastante exigente.


É preciso saber visualizar a parte externa da empresa, como o mercado, a concorrência e as mudanças na vontade do público-alvo, e a parte interna. Esta última inclui fatores como comunicação, logística, controle de qualidade, relações humanas e afins.


Justamente por ser uma questão tão ampla e multidisciplinar é que algumas empresas acabam deixando isso de lado, desistindo de ter um negócio racionalizado de cima a baixo. 


Mas isso não é necessário, pois apesar de desafiador, o assunto é perfeitamente compreensível.


Por isso apresentamos este artigo, e o mais bacana é que hoje os princípios de gestão administrativa evoluíram tanto que realmente podem atender qualquer empresa, independentemente da atuação ou nicho de mercado.


Seja o caso de uma loja virtual de venda de produtos técnicos ou um serviço que exige a presença do cliente, como o suporte de assistencia tecnica lg smart tv, os dois podem desfrutar dos conceitos e conselhos que trazemos abaixo.


Então, se você quer entender melhor como isso é possível e tomar posse de algo que pode mudar seu negócio de patamar, basta seguir adiante na leitura.

Afinal, o que é gestão administrativa?

Estruturar um negócio e fazer com que ele funcione adequadamente é um processo exigente e que depende de uma série de fatores e investimentos. De modo geral, uma gestão administrativa pode ser definida em alguns pontos, sendo eles:

  • Processo que envolve o gerenciamento do local;
  • Supervisão dos negócios;
  • Manutenção do funcionamento adequado das operações;
  • Gestão de colaboradores.

Todos esses pontos são fundamentais para que se obtenha um bom desempenho empresarial, seja ele dentro de um escritório de contabilidade ou de um estabelecimento especializado em emissão de laudo avcb corpo de bombeiros.


Para quem reconhece que o papel da gestão pode fazer toda a diferença para uma companhia, existem algumas dicas que podem ser seguidas de forma prática para se obter bons resultados nesse processo de trabalho que pode mudar o dia a dia da empresa. 


A primeira delas se trata de planejar todas as etapas, reunindo toda a equipe de modo a entender o cenário completo do negócio. Com isso, se torna possível idealizar as próximas ações e implementá-las com sucesso e no tempo certo. 


Depois, é preciso investir em comunicação, de maneira que cada novidade seja devidamente comunicada e conduzida dentro da empresa, de modo respeitoso e produtivo.


Por fim, em tempos cada vez mais modernos, nos quais uma entrega expressa de documentos ocorre em poucas horas, é necessário investir em tecnologia. 


Atualmente, é possível dizer com tranquilidade que uma empresa que não conta com recursos modernos e tecnológicos está defasada, e terá problemas de produtividade em pouco tempo. Por isso, uma boa gestão administrativa inclui tecnologia. 


Com todas as etapas em mente, é possível planejar ações assertivas e colher benefícios importantes para a companhia como um todo. 

Os benefícios da gestão administrativa

Outro ponto que merece ser tratado quando o assunto é a gestão administrativa de um estabelecimento se trata, justamente, dos seus benefícios. Entre os principais, podemos mencionar:


  • Conquista de objetivos de maneira eficiente;
  • Aumento de produtividade;
  • Crescimento da qualidade dos produtos e serviços;
  • Aumento dos níveis de satisfação.

Tanto uma empresa especializada em impressao digital quanto uma loja de vendas de peças de roupas femininas pode colher vantagens como as mencionadas acima ao investir nos princípios de uma boa gestão. 


Isso ocorre pois, diante da implementação desses valores, a cultura empresarial é modificada e toda a mentalidade de trabalho da equipe se torna positiva, gerando assim um melhor desempenho e o crescimento do comprometimento da parte de todos. 

Por dentro dos princípios de uma boa administração

A administração de uma empresa tem alguns objetivos básicos, que são a previsão, a organização, o comando, a coordenação e o controle, ações sem as quais a companhia se torna confusa e pouco eficiente. 


Por isso, independentemente da área em que se atua, seja com a venda de armário de aço para escritório ou com a prestação de consultorias financeiras, é fundamental seguir alguns princípios de gestão administrativa. Conheça os principais a seguir:

1. Divisão adequada de trabalho

Como não poderia deixar de ser, é essencial que o trabalho seja dividido de forma adequada, tanto em termos de quantidade de profissionais disponíveis para o tamanho da demanda do estabelecimento, quanto de divisão das funções por departamento. 


Assim, é importante que o gestor saiba organizar as responsabilidades de cada área, e garantir que cada colaborador receba uma demanda compatível com as suas capacidades, para que o trabalho seja feito com qualidade e no prazo correto. 

2. Disciplina e comprometimento

Em qualquer empresa, um dos pontos que mais influencia na produtividade interna é a disciplina e o comprometimento de cada membro da equipe, pois ele reconhece que o seu trabalho impacta nos demais. 


Assim, o corte de uma etiqueta adesiva branca multiuso dependerá do cumprimento correto e no prazo de etapas que vieram anteriormente, como a compra de insumos e a organização do estoque da gráfica. 


Dessa forma, a disciplina é um dos princípios que mais pode influenciar no dia a dia da companhia, pois é por meio dela que todos se tornam responsáveis e devidamente conscientes da importância do seu processo para completar as atividades diárias. 

3. Autoridade em diferentes níveis

Um bom gestor é aquele que possui autoridade sem precisar ser um carrasco ou impor as suas exigências de modo hostil dentro do estabelecimento. Na prática, isso quer dizer que um bom administrador demonstra a sua autoridade pelo exemplo. 


Sendo assim, nada mais apropriado do que exercer o trabalho de gestor se mostrando competente e envolvido em diferentes níveis, desde os mais básicos que envolvem cumprir horários até os mais exigentes que são os de resolver grandes dificuldades. 

4. Responsabilidade em todas as demandas

Por fim, outro princípio que deve ser trabalhado dentro de uma gestão administrativa eficiente é a da responsabilidade em qualquer tipo de demanda, uma vez que é por meio dessa característica que se consegue alcançar bons resultados. 


Uma administração coerente e benéfica implica em responsabilidade com cada detalhe, ou seja, é preciso mostrar empenho e se conscientizar de que cada processo merece ser finalizado com perfeição, e que isso impactará o negócio de modo geral. 


Ao seguir esses quatro princípios, qualquer estabelecimento pode ser transformado de maneira bastante positiva, o que significa que os frutos que serão colhidos poderão impactar nas mais diversas esferas da companhia, trazendo resultados positivos. 

Considerações finais

Qualquer gestor sabe que o seu trabalho deve ser pautado em elementos que tragam retornos positivos para o estabelecimento. Divisão de trabalho, disciplina, autoridade e responsabilidade são os exemplos máximos disso.


É diante de atitudes como essas e de uma cultura empresarial com essas características que toda a equipe começa a atuar em sinergia, e os impactos desse tipo de ambiente faz com que o crescimento do negócio seja um fator constante no local. 


Por isso, se você é responsável pela gestão administrativa de uma companhia, não deixe de seguir os princípios mencionados neste artigo e colha benefícios para o estabelecimento no curto, no médio e no longo prazo. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários