4 principais frentes de atuação da área de marketing



O marketing é uma ferramenta essencial dentro de empresas, capaz não apenas de traduzir em comunicações as reais importâncias e soluções oferecidas de negócios para clientes, mas também é uma ajuda dentro das decisões estratégicas da empresa.


Isso porque com suas ferramentas, e algumas funcionalidades mais específicas, como o caso das métricas, é possível prever erros, trazer soluções para situações problemáticas e até mesmo utilizar pontos positivos à favor do negócio, em uma venda de etiqueta adesiva.


Dessa forma, podemos dizer que os profissionais de marketing estão bem envolvidos dentro de um negócio, atuando amplamente para trazer os melhores resultados para seus times. Isso apresenta, então, atuações diferentes em cada tipo de situação.


Por exemplo, é possível encontrarmos profissionais de marketing trabalhando como gestores de um e-commerce de uma loja de cadeira para escritorio com encosto ou até mesmo no setor de business inteligence, ao lado de tantos outros estrategistas.


No artigo a seguir vamos entender mais sobre o que é essa área de atuação, quais suas principais funções e importâncias para empresas dos mais diversos ramos, além das principais frentes de atuação desses profissionais dentro de sua área de serviço.

O que é o marketing?

O marketing é uma área de trabalho onde uma série de processos e ações servem para ampliar o contato entre um ponto e outro, e para isso, trabalhando com todas as questões que envolvem uma comunicação de maneira geral. 


As principais ferramentas dele são:


  • Relações-Públicas;
  • Publicidade;
  • Jornalismo;
  • Design.

Cada uma das frentes acima evidenciam uma forma de atuação baseada em uma solução ou um trabalho em prol de algo. 


Por exemplo, um publicitário trabalha com suas ferramentas em razão de uma empresa de cosméticos para onde trabalha.


Para isso, ele vai começar a pensar em frases e redações interessantes, juntamente em um impacto visual nas redes sociais, e até mesmo entender como é possível fazer uma campanha publicitária para seu cliente, algo que envolve também outras áreas.


Neste exemplo, vemos que o profissional vai atuar com aquilo que tem nas mãos relacionado à acao de marketing promocional que foi determinada pela equipe.


Assim, o profissional de marketing pode ser reconhecido como a pessoa responsável em juntar todos os outros profissionais e suas formas de trabalho, dentre processos e ferramentas, para auxiliar uma empresa a aparecer da forma exata ao público.


Entretanto, mais do que isso, o marketing é o ramo que de fato conseguirá pensar de maneira integrada para que o negócio consiga mostrar seu diferencial e suas principais fortalezas, algo que quase sempre é encontrado por meio de um trabalho de análise.


Por exemplo, dentro do setor de marketing geralmente se fazem pesquisas com o público, de modo a entender o que ele mais deseja receber de comunicação da empresa, quais são suas especificidades mercadológicas e como isso pode impactar em uma compra.


Todo esse levantamento é altamente estudado e colocado em prática, por meio de comunicações nas redes sociais, ações presenciais, assessoria de imprensa, comunicação em um site ou em um e-mail marketing, dentre tantas outras possibilidades.


Assim, podemos dizer que o marketing é uma grande ferramenta para as empresas, capaz de trazer diferentes importâncias para dentro de processos e para posterior deles, sendo então vista como essencial aos olhos de qualquer empreendedor, dos mais variados ramos.

Qual sua importância dentro de empresas?

Até aqui entendemos o quanto o marketing é importante para uma empresa dentro de uma visão estratégica.


Visto que os profissionais dessa área podem ajudar a colocar a comunicação entre empresa e cliente da forma mais favorável possível.


E dentre as principais importância dessa função está a maior lucratividade, visto que quase sempre as empresas que melhor se comunicam vão estar ganhando mais dinheiro, isso porque seus clientes vão estar cada vez mais alinhados com o que eles têm a oferecer.


Por exemplo, em uma empresa entrega de documentos de motoboy para empresas a comunicação com um viés sustentável e humanizado com os clientes do terceiro setor pode ser favorável para que muitos contratos sejam fechados, trazendo maiores lucros.


Outra questão relacionada ao marketing é o aumento da autoridade da empresa. 


Dentro, por exemplo, da produção de conteúdo ou até mesmo do endomarketing, que é uma ação de marketing voltada para profissionais, o negócio acaba conquistando maior relevância.


Isso é o caso, por exemplo, de retrabalhos de ações voltadas às redes sociais e ao site de uma marca de impressora colorida profissional onde a empresa produz conteúdos interessantes que a fazem ser cada vez mais conhecida como referência no ramo.


A diferenciação da concorrência é um dos pontos mais memoráveis no trabalho de um profissional de marketing, já que, principalmente em mercados ultra competitivos, o melhor mesmo é oferecer algo de diferente dentro do ambiente de vendas, por exemplo.


Nesse tipo de projeção, uma das principais funções dos profissionais de marketing é justamente a análise de métricas, e a verificação de como as informações da empresa e dos clientes dela podem ser utilizadas a favor do negócio de forma inteligente.


Um bom exemplo é a análise de um funil de vendas, uma técnica dentro do marketing que acompanha o fluxo do cliente por meio de diferenciações em etapas, agregando não apenas uma comunicação com este, mas o conteúdo que ele consome da empresa.


A fidelização de clientes também é um bom ponto de importância para o marketing, visto que esta pode ser uma forma interessante de perpetuar o valor da empresa ao longo de anos. No entanto, talvez esta seja a mais árdua de ser investida a longo prazo.


Para isso, é necessário primeiro que o negócio, como um buffet de evento empresarial entenda de fato o que o seu cliente quer receber, o que ele tem como preferência, o que mais gostaria de sentir ao consumir aquele serviço, bem como outras questões individuais.


Tudo isso faz com que o Marketing trabalhe as comunicações da empresa, tornando-a cada vez mais personalizada e menos generalizada. É neste ponto que de fato nasce uma vantagem para com um cliente, afinal, mais do mesmo é considerado algo negativo.

Quais as principais frentes de atuação dentro da área?

Da mesma maneira que o marketing envolve uma série de processos e ferramentas dentro de seu trabalho, podemos entender que ele também pode atuar nas mais variadas áreas e estando em diferentes funções em cada uma delas ou até mesmo em várias.


Isso só mostra a força da versatilidade da profissão, e o quanto ela pode ser útil nos mais variados segmentos. 


Logo, entenda a seguir algumas da principais frentes de atuação dentro do marketing nos dias atuais:

Impulsionamento de negócios

Dentro deste quesito de atuação o profissional de marketing quase sempre trabalha para prever erros e encontrar soluções baseadas em números e nas mais variadas métricas de uma empresa, buscando de fato aquilo que pode agregar uma diferenciação.


Por exemplo, em um negócio onde vende-se adesivo cola para piso vinilico o ideal é oferecer opções de produtos em uma compra que já está certa e será realizada, agregando uma potência a mais em um momento de escolha do cliente.

Inbound marketing

No inbound marketing são trabalhadas ações focadas em vendas, ou seja, todas aquelas que movem uma vontade de compra. 


É trabalho do profissional de marketing traduzir dados e informações em conteúdos, principalmente aqueles que envolvem uma decisão.


Nessa função, uma das principais formas de trabalho são as postagens em redes sociais, como Instagram e Facebook, conversas contínuas por meio de fluxos no e-mail marketing e até mesmo contatos telefônicos, com base no convencimento feito pela equipe de vendas.

Analista de marketing digital

O analista de marketing digital geralmente trabalha na empresa trazendo uma visão de liderança, capaz de juntar diferentes ações realizadas por um setor de comunicação, visando uma maior aceitação e busca por resultados por parte da empresa.


Esses profissionais são capazes de ter uma visão periférica de todo negócio, e assim trazer soluções baseadas na realidade da empresa.

Consultoria de marketing

O consultor de marketing vai atuar como uma pessoa para auxiliar um profissional em uma empresa ou até mesmo dentro da corporação, guiando as equipes responsáveis pautado em um propósito a ser seguido, como maiores vendas ou até busca por autoridade.

Considerações finais

O marketing e seus profissionais são capazes de modificar resultados dentro de uma empresa por meio da verificação de dados e a tradução de melhores formas de comunicação com o público, por meio de redes sociais e um computador completo.


E por meio de uma atuação em diferentes áreas e frentes, esse profissional só é cada vez mais necessário e importante para um negócio e para a saúde da empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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