A gestão de marketing é uma tarefa essencial dentro de qualquer companhia, pois por meio de estratégias comunicacionais, busca alcançar o público com um direcionamento certeiro, para que as vendas sejam mais efetivas e os relacionamentos, mais fortes.
Mas todo esse trabalho não se resume apenas a longas administrações de páginas em redes sociais, e muito menos na criação de campanhas publicitárias de alto impacto. Ainda que estas sejam partes do processo, o gestor de marketing têm um longo dever pela frente.
Uma das principais funções nesse ramo, muitas vezes desconhecida por parte de empresários, é o gerenciamento de pessoas e a organização de ambientes de trabalho, algo que inclui uma estratégia de produtividade e entrosamento entre equipes.
Todo esse serviço faz com que, em uma acao de marketing promocional, os resultados sejam cada vez mais significativos, já que existe toda uma preparação por trás da comunicação, que possibilita um controle sobre o comportamento da audiência.
Essas e outras questões serão levantadas ao longo do presente artigo, que tem o intuito de debater e levantar os conceitos de uma gestão de marketing, indo desde práticas de sua estratégia até os conhecidos pilares da profissão no mercado de trabalho. Acompanhe!
Gestão de marketing: conceito e prática
A gestão de marketing é uma função denominada a um profissional do setor, ou de outra área da comunicação, onde o principal trabalho é entender os produtos e serviços de uma empresa, bem como o público-alvo dela, e organizar atividades que ajudem nas vendas.
Talvez essa seja uma pontuação de atuação considerada principal. Mas dentro desse serviço, existe ainda o entendimento sobre as principais estratégias de comunicação que vão fazer os resultados acontecerem, quase sempre direcionadas por dados.
Esse gestor, que quase sempre fica responsável por uma equipe de trabalho, ainda tem a função de liderar esses profissionais de modo satisfatório, sabendo utilizar cada capital humano a favor dos resultados esperados, o que também impacta na organização.
Por exemplo, em uma administracao de restaurante corporativo, um gerente ou gestor é aquele que vai entender as necessidades de clientes de um modo amplo, e que sabendo disso, vai fazer com que funcionários trabalhem de forma próxima a esses requisitos.
Para isso, é preciso que o gestor colabore para que a empresa se disponha de maneira completa, entregando ambientes que possibilitem um bom trabalho, também mantendo relação com setores estratégicos que podem trabalhar juntos para atingir objetivos.
No caso do gestor de marketing, por exemplo, é bem comum que este esteja com suas estratégias alinhadas não apenas com os tomadores de decisões da empresa, como CEOs e diretores, mas também com as principais lideranças de setores como:
- Financeiro;
- Vendas;
- Recursos Humanos;
- Contabilidade;
- Entregas;
- Entre outros.
É em meio a esse relacionamento que grandes respostas e ideias para estratégias de comunicação podem surgir, o que traz cada vez mais ênfase para que o profissional de marketing entenda um pouco sobre cada uma dos setores de uma empresa.
Por estar nesse patamar de liderança, sempre entendendo o todo, o gestor de marketing na maioria das vezes não trabalha junto com os outros profissionais da empresa, considerados subordinados, já que sua ênfase está justamente no direcionamento estratégico.
Principais estratégias utilizadas pelos gestores
Agora que você entendeu mais sobre as principais funções do gestor de marketing, é importante saber como de fato ele trabalha para levar os resultados para o seu negócio, algo que acontece por meio de estratégias bem definidas.
Veja, a seguir, algumas questões básicas dentro desse serviço e saiba exatamente o que você deve começar a fazer:
1 - Definição do público-alvo
Quando um gestor de marketing chega em uma empresa, como em um coletivo de entrega de documentos de motoboy para empresas, na maioria dos casos ele precisa se localizar em questão de objetivos corporativos, o que inclui o entendimento do público-alvo.
O cliente, que é de fato quem aposta na empresa e consome seus produtos e serviços, deve ser sempre o personagem principal das estratégias de comunicação, e dele devem ser compreendidos pensamentos, comportamentos, desejos e tudo o que estiver ao alcance.
2 - Análise de informações e dados
Na parte de conhecimento profundo sobre o cliente, e também uma análise sobre potencialidades e fraquezas da empresa, tanto em questões estratégicas anteriores quanto na própria formulação e crescimento, está inclusa a análise de dados informativos.
É aqui que o gestor de marketing vai de fato reconhecer onde podem surgir boas ideias de comunicação, para potencializar as vendas de camisa de empresa bordada, dentre outras estratégias que poderão ser modeladas para serem executadas por equipes.
Nem sempre uma empresa, para o caso daquelas que estão começando, poderão conceder dados específicos de clientes, dentre outras questões similares. Nesse caso, o gestor de marketing poderá fazer pesquisas com grupos focais, por exemplo.
3 - Produção de conteúdo
A produção de conteúdo talvez seja uma das principais estratégias dentro do marketing, visto que por meio dela o relacionamento é cada vez mais fortalecido, o que impacta a ação de compra do consumidor de uma camera de seguranca para condominio, por exemplo.
A partir dos dados recolhidos e de estratégias bem planejadas, como conteúdos em redes sociais, blogs, newsletters e em e-commerces, a marca poderá fortalecer o seu nome, criar autoridade de mercado, se tornar preferível ao cliente e se diferenciar da concorrência.
4 - Foco em experiências
As experiências de um cliente com a marca, seja pelo meio digital ou presencial, são essenciais dentro do trabalho de gestão de marketing, visto que pretendem formalizar a empresa por meio de ações que evocam, quase sempre, um sentimento surpreendente.
Dentro desse setor, o serviço do gestor vai além de guias diretórios sobre a realização de ações, focando também no contato com fornecedores, verificação de preços com lojas e outros setores, sempre estando a par do custo financeiro de todo o processo.
Para isso, pode ser preciso que esse profissional lida com a disponibilização de equipamentos e outros materiais concedidos ou não pela empresa, como impressora colorida profissional, o que traz ainda mais responsabilidades.
Os pilares para uma gestão de sucesso
Para construir de fato um trabalho de marketing bem próximo às expectativas desejadas pela companhia, é necessário sempre guiar tanto as estratégias como as funções diárias por meio de quatro pilares principais. Veja-os abaixo para saber como colocar em prática:
Capital humano
O capital humano, ou a gestão de talentos, é uma das principais preocupações de gestores de marketing, visto que para as ideias saírem do papel, é necessário que todo o time trabalhe focado em suas funções, agregando o máximo de experiência possível.
Para isso, o gestor deve sempre aprender a reconhecer profissionais bons, que tenham algo a acrescentar nas principais estratégias formadas, e mais do que isso: saibam lidar com diferentes personalidades e disposições, sempre dentro das regras de trabalho.
Ambiente organizacional
Um espaço para trabalhar, uma máquina de destruição documentos e até mesmo a disposição de lugares de funcionários deve ser um pilar constante no trabalho do gestor, justamente para que todo o processo seja ainda mais positivo para todos os envolvidos.
Liderança
No contexto da gestão, a liderança é fundamental, mas ainda que muitos profissionais tenham todos os critérios de estratégia e criação de possibilidades comunicacionais para o local em que trabalham, nem sempre essa é uma função que todos sabem.
Por isso, é fundamental sempre procurar por cursos e oficinas que tragam à tona o poder de liderança acima de tudo, afinal, essa é a força que a equipe precisa para desenvolver um bom resultado, contando sempre com relações saudáveis.
Estratégias
As estratégias são a base do trabalho do gestor, independente do local em que ele vá trabalhar.
Entender o cliente, o consumidor e saber onde está pisando em relação ao mercado, no caso de 3m equipamentos de protecao abafador de ruido, é essencial para conseguir dar os próximos passos.
Para isso, é importante que esse profissional de marketing tenha a liberdade de conhecer, humanizar e, principalmente, colocar em prática suas ideias, dispondo da preferência dos setores de empresa, que devem sempre reconhecer esse exercício.
Considerações finais
O gestor de marketing trabalha em uma companhia colocando em prática estratégias de comunicação capazes de aproximar clientes da marca, ao mesmo tempo que provoca sentimentos de valorização, autoridade e desejo de compra, sendo esta última essencial.
Para realizar esse serviço, muitas vezes esses profissionais lidam com o gerenciamento de perto das equipes responsáveis, criando uma relação de interesses com outros setores da empresa, que podem auxiliar na criação de materiais e ideias de ações.
Dessa forma, a certeza do benefício corporativo com esse profissional é garantida, ainda mais se, além dos conhecimentos de marketing, o gestor seguir por caminhos que garantam o seguimento de pilares importante para a projeção de um trabalho de qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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