Satisfação do cliente: entenda sua relação direta com a logística



Como anda o nível de satisfação do cliente com relação à sua empresa? É preciso garantir que a experiência de compra do consumidor com a sua marca seja cada vez melhor, conquistando assim a fidelidade e a preferência do público. 


É verdade que a opinião dos compradores da sua marca sempre foi importante. O lançamento de um novo produto e a adesão dos clientes a ele era um termômetro para medir o nível de contentamento das pessoas com a companhia.


No entanto, esse processo foi evoluindo, juntamente com o perfil de compra dos clientes. Hoje, é preciso garantir que a experiência com a sua loja seja positiva do começo ao fim, pois é o conjunto de ações realizado em cada negociação que influencia no sucesso. 


Assim, ao adquirir um armário de aço para escritório, o comprador não apenas se contenta com a qualidade do produto, mas com cada passo que foi dado até a finalização do processo. 


Isso quer dizer que a experiência que ele teve com o site ou no endereço presencial, a variedade dos produtos, a qualidade do item adquirido e até o processo de logística precisam estar alinhados para contribuir para a satisfação do cliente. 


Levando em consideração o poder que um consumidor tem hoje, o que garante que ele pode avaliar uma loja e destacar pontos que fizeram a sua experiência ser positiva ou negativa, é essencial que a empresa invista em um atendimento aprimorado. 


Por isso, dentro das estratégias de marketing, atualmente é possível avaliar os indicadores de desempenho da marca, que a ajudam a ter um panorama sobre o seu funcionamento e sobre as suas necessidades para ter melhores resultados. 


A satisfação do cliente é um desses indicadores, e precisa ser conhecido para que se possa trabalhá-lo com eficiência e produtividade. 


Se você reconhece que a avaliação recebida em cada uma das negociações da sua marca vai impactá-la de forma positiva e garantir o crescimento dela no mercado, este artigo é para você.


Por isso, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre a satisfação do cliente para a sua empresa, e entenda também a relação dela diretamente com a logística do seu negócio. 

O que é a satisfação do cliente?

O estabelecimento que vende banner informativo ou materiais de escritório sabe que precisa oferecer bons produtos e um atendimento de qualidade para conquistar os clientes e garantir que eles se tornem fiéis compradores do estabelecimento. 


Atualmente, é possível dizer que a relação de uma marca com o seu público não se encerra no pagamento de um pedido. Ela começa desde a pesquisa dele para encontrar um item e vai até a etapa de pós-venda. 


Tudo isso está dentro do indicador de desempenho conhecido como satisfação do cliente, que é essencial para que uma empresa possa avaliar o quanto está atendendo às expectativas do seu público. 


Assim, esse indicador mensura pontos como:


  • O sentimento que a empresa desperta no cliente;
  • O nível de interesse que ela mantém até a compra;
  • A confiança que desperta no processo de aquisição;
  • A satisfação após a finalização do negócio.

Isso quer dizer que a satisfação do cliente envolve a compra de uma agenda personalizada com logo, que será avaliada de acordo com o que foi oferecido ao comprador.


Sendo assim, ela pode atender às expectativas, superá-las ou ficar abaixo delas, e entender esse processo é essencial para que a empresa consiga se adequar às necessidades do mercado e do seu público de forma mais específica. 


Dessa forma, ao atender aos desejos do cliente, a marca se mantém em alta, o que revela a sua capacidade de oferecer aquilo o que o consumidor está buscando. Caso contrário, o nível de satisfação cai, o que mostra a necessidade de aprimoramento de processos. 


Vale frisar que um cliente satisfeito se torna um defensor da marca, faz a divulgação dela de maneira orgânica e espontânea para amigos e parentes, o que traz novos clientes para o estabelecimento de forma sustentável e promissora. 


Em paralelo, aquele que se sente prejudicado também traz dificuldades para a atuação da empresa, impactando na reputação da marca. 


Por isso, é preciso garantir que o índice de satisfação se mantenha elevado, de forma que um estabelecimento de impressão de calendário de mesa, por exemplo, obtenha o sucesso desejado no seu nicho de mercado. 

O impacto da logística na satisfação do cliente

Entender o quanto a logística influencia no nível de satisfação do cliente precisa ser um ponto diretamente trabalhado para garantir uma experiência positiva de um cliente com o seu negócio. 


Por isso, é essencial conhecer alguns pontos que possuem relação direta entre esses dois aspectos, de forma que seja possível entender, avaliar e modificar o que for necessário. 

1. Prazo de entrega

Um cliente que precisa adquirir uma cadeira alta para escritório vai fazer uma pesquisa para encontrar aquela que ofereça as características que ele busca. Tendo encontrado, um dos elementos que vai influenciar na sua compra é o prazo de entrega do produto.


Isso é fundamental principalmente para as empresas que vendem serviços que são consumidos de maneira imediata pelo público, como alimentação e remédios, mas há também quem tem pressa em resolver questões menos urgentes.


De qualquer modo, o tempo que vai correr entre o pedido e a entrega do item na casa do cliente é um dos fatores que mais impacta na satisfação do consumidor perante o seu negócio. 

2. Valor dos produtos ou serviços

Em geral, o valor de um produto é calculado com base no preço dele e nos custos operacionais, o que pode gerar um valor de venda mais alto do que as expectativas do cliente. 


Nesse sentido, uma operação logística mais enxuta pode ser indispensável para reduzir os preços de um serviço de entrega de documentos, o que vai impactar de forma direta no aumento da satisfação dos clientes.

3. As condições de entrega do pedido

Quem adquire um produto da sua empresa, principalmente aqueles que apresentam uma estrutura mais frágil, deseja receber o seu pedido de maneira íntegra, sem amassados ou avarias. 


Dessa forma, garantir que a caixa chegue intacta até o comprador é fundamental para evitar problemas com a satisfação do cliente, pois esse tipo de dificuldade impacta na compra de pessoas que estão considerando adquirir produtos do seu estabelecimento. 


Uma avaliação que mencione a falta de cuidado na logística da sua empresa pode impactar de maneira expressiva os seus resultados. Por isso, é fundamental cuidar desse aspecto da logística do seu negócio. 


Esses são alguns dos principais aspectos que podem influenciar na avaliação do público. Por isso, estar atento a eles e saber como medi-los é essencial para evitar problemas na sua empresa. 

Como medir a satisfação do cliente

Seja na prestação de serviços, como a locação de salas para treinamento, ou na venda de produtos como livros ou revistas, medir a satisfação do cliente é uma etapa fundamental para prevenir avaliações e experiências ruins com a sua companhia. 


Por isso, algumas ações podem ser aplicadas para entender como anda o nível de contentamento de cada consumidor com a sua marca, o que vai ajudar no processo de aprimoramento do seu atendimento. 


A principal delas diz respeito à realização de pesquisas de satisfação. Ali, devem ser incluídas questões importantes, que vão avaliar desde a usabilidade do site até a qualidade do produto, a embalagem de entrega, o prazo de envio e outros pontos pertinentes.


Com essas respostas, é possível identificar onde estão ocorrendo falhas, de maneira que os processos internos da empresa possam ser alterados, com o intuito de aumentar o nível de contentamento de um consumidor com a sua marca. 


A coleta de dados é fundamental nesse cenário por vários sentidos, pois mostra o comprometimento da empresa em entender se o serviço de aula de canto iniciante está agradando, além de apresentar a sua disposição de aplicar mudanças positivas para todos. 


Para elaborar uma pesquisa de qualidade, é essencial saber fazer as perguntas certas e de forma objetiva, para que mais clientes deem as suas opiniões e forneçam as informações necessárias para o seu estabelecimento. 

Considerações finais

Atender ao nível de exigência dos consumidores é essencial para o crescimento de uma marca e, por isso, conhecer as informações sobre a experiência da jornada de compra na sua companhia pode fazer toda a diferença. 


Sendo assim, depois de coletar dados importantes sobre o nível de satisfação, não deixe de aplicar novas estratégias em cada um dos departamentos do seu negócio, e em especial no de logística, para obter mudanças substanciais no seu índice de satisfação. 


Dessa maneira, não apenas os seus resultados voltam a crescer de forma positiva, como também passam a ser mais promissores, garantindo a fidelização do público e a conquista de defensores da sua marca com maior facilidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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