5 pilares para uma boa gestão estratégica

A gestão estratégica é um conjunto de atividades e atitudes formuladas pela equipe de gestão de uma empresa, levando em conta todos os processos contidos nela. 

Esse termo tem cada vez mais se popularizado, principalmente, pelos benefícios que ele apresenta.

A gestão estratégica tem como principal função conseguir otimizar os resultados de uma
empresa, por meio de uma tomada de decisão mais assertiva e melhora contínua em todos os processos da empresa.

O mercado está em constante movimento, e o perfil do consumidor muda frequentemente. Por isso, não é de se estranhar que a gestão utilizada pelas empresas também precise estar sempre atualizada.

Uma empresa de escavação possui um nicho específico de clientes, e precisa saber como agir para continuar em atividade.

A gestão estratégica é a forma encontrada para otimizar esse processo. Todas as ações que tem como objetivo gerenciar os recursos da empresa para que elas consigam ir de encontro aos objetivos e metas estipulados fazem parte da gestão.

Na prática, as atitudes relacionadas à gestão estratégica são bem simples, mas se utilizadas com sabedoria acabam sendo grandes aliadas no desenvolvimento e sucesso de toda a companhia.

O primeiro passo é otimizar e automatizar todos os processos possíveis. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, muitas funções repetitivas e mecânicas podem ser substituídas pelo trabalho com inteligências artificiais e maquinário.

Quanto mais você consegue explorar os recursos de automação, mais rápido e eficiente o processo de produção se torna, conseguindo alcançar resultados muito melhores do que o esperado.

A gestão estratégica, entretanto, não se restringe à área operacional. É preciso analisar cada uma das áreas da empresa, para que todos os setores consigam trabalhar juntos em prol do objetivo comum da empresa.

Por exemplo, antes de pensar em destruição documentos, é importante verificar se eles não possuem informações que podem ser úteis para avaliar a gestão atual da empresa.

A ideia final desse tipo de gestão é encontrar soluções mais economicamente interessantes. 

Isso porque uma empresa que consiga economizar por intermédio da gestão estratégica conseguirá utilizar melhor esses recursos no futuro.

Embora seja necessário um investimento inicial, principalmente se sua empresa não possui recursos tecnológicos avançados para a automação, a longo prazo a economia acaba fazendo completamente a diferença.

Como aplicar a gestão estratégica

Conseguir colocar o plano em funcionamento requer uma série de etapas importantes, que não podem ser deixadas de lado. 

O primeiro passo é fazer uma pesquisa intensa sobre a atual situação da gestão. Você precisa compreender como sua empresa está.

Isso inclui todos os processos da empresa, como:

  • Produtos disponíveis;
  • Indicadores de marketing;
  • Posicionamento;
  • Gargalos de mercado.

Quando você identifica e avalia todos os questionamentos necessários para entender sua posição no mercado atual, você pode começar a se planejar para responder estas perguntas de forma mais assertiva.

Você pode até mesmo criar um banner informativo com todas as perguntas que precisa fazer para que sua equipe de gestão consiga visualizar esta etapa.

A segunda etapa então torna-se a criação de ações que serão propostas para solucionar qualquer problema encontrado na movimentação atual da empresa.

Além de identificar os pontos que estão dando certo para continuar realizando-os.

Aqui, todos os gestores de diferentes setores da empresa se reúnem para criar soluções inovadoras e verificar como podem melhorar o funcionamento da empresa como um todo. 

Os gestores podem pesquisar inovações tecnológicas, novas metodologias e qualquer outra solução que julguem adequada para levar a mesa de estudos. 

A ideia é que juntos os gestores consigam criar uma série de possíveis soluções para colocar em prática.

Para realizar a produção de cordão para caneca, você pode utilizar serviços automatizados para aumentar sua produtividade, por exemplo.

Nesta última etapa, as ações começam a ser aplicadas, sempre seguindo o plano estabelecido e com foco nas metas estipuladas em etapas anteriores. É importante pensar que não há uma solução mágica aqui.

A gestão estratégica é um processo de experimentação e aprendizado constante, por isso se algo der errado no meio do caminho não desanime. 

É o momento de voltar algumas casas e identificar o porquê as coisas não deram certo, para que você consiga resolvê-las no futuro.

Para conseguir criar sempre uma boa estratégia, é preciso ficar atento a alguns pontos principais.

Os pilares da gestão estratégica

Embora cada empresa tenha suas próprias variações na hora de utilizar a gestão estratégica, existem algumas ferramentas que são fundamentais e precisam ser utilizadas sempre que alguém pensar em criar um novo planejamento.

Estas ferramentas, também conhecidas como pilares da gestão, são a base do que será aplicado em sua empresa, e devem ser revisitadas sempre que você julgar necessário.

1.  Estratégia

Este é um dos pontos mais importantes para a criação da gestão. É também onde muitos gestores acabam parando, por não saberem que rumo seguir a partir daqui. 

A estratégia deve ser formulada buscando uma nova direção para a empresa.

Esse tipo de direcionamento é realizado por meio de extensiva pesquisa e análise de dados atuais da empresa, e deve identificar o que está impedindo a empresa de alcançar o objetivo desejado.

Com essa resposta, você consegue imaginar novas formas de aplicabilidade da gestão estratégica nos processos da empresa.

2. Entendendo o processo

Agora que você já sabe a pergunta principal, é hora de detalhar o máximo que puder sua estratégia, realizando perguntas importantes sobre os processos de cada um dos setores de sua empresa.

Uma escola particular integral precisa conhecer todos os detalhes da operação para conseguir otimizar seu processo de gestão.

Quanto mais você compreender o que está acontecendo e quais lombadas está encontrando no caminho de seu objetivo, mais espaço você terá para aplicar novas formas de atuação, conseguindo resultados melhores.

Aqui é o momento de descobrir as causas de você não conseguir atingir o que pretende e identificar quais são os meios de resolução que serão utilizados para uma melhora nos processos da empresa.

3. Orçamento

Agora que você já sabe o porque precisa mudar sua estratégia e como fazê-lo, é hora de compreender o quanto você pode gastar para que esta mudança aconteça. 

Isso porque qualquer ação que modifique a estrutura da empresa tem um custo de investimento.

A ideia é que você consiga diminuir esse custo o máximo possível, pensando em alternativas e formas de conseguir os mesmos resultados com um investimento menor.

Entretanto, é um ponto importante para ter em mente, principalmente, no que diz respeito ao resultado que você deseja atingir.

Não adianta ter sonhos impossíveis de se alcançar, pois isso apenas trará frustração e resultados negativos.

Quando você coloca o orçamento total de seu estúdio musical profissional, consegue visualizar melhor suas possibilidades.

Você precisa trabalhar com sua realidade, principalmente a financeira, para que consiga uma evolução constante e possa começar a planejar melhorias no futuro, mantendo sempre o foco na construção de uma boa gestão estratégica.

4. Metodologia

A gestão estratégica é um ponto essencial para o crescimento de sua empresa, mas não é possível realizá-la sem um norte definido.

Identificar processos e pensar em resultados não geram nenhum tipo de melhoria se não estiverem ligados a uma metodologia.

Existem diversas opções no mercado para que você possa construir uma estrutura inteligente para seu negócio, com base e formulação de soluções. 

Entretanto, o principal elemento para a aplicação correta da metodologia são as pessoas.

Por isso, o investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoal é muito importante. 

Esse tipo de reformulação exige muito de sua equipe, e quanto mais qualificados eles estiverem, mais poderão ajudá-lo.

A cultura da empresa precisa mudar como um todo, e para que você encontre menos resistência, é importante colocar seus colaboradores para compreenderem os motivos da mudança e como isso irá melhorar a produção.

Assim, você conseguirá identificar ideias inovadoras que podem auxiliar o processo, além de conhecer melhor sua equipe, que muitas vezes pode até ter um talento de gestão adormecido.

Investir em salas para treinamento pode ser uma excelente adição para seu espaço físico por conta da capacidade de sua equipe se desenvolver.

Um colaborador já estará alinhado a sua missão, visão e valores, tornando-se uma peça inestimável para a empresa. 

Se ele tiver potencial de crescimento, vale a pena investir nessa pessoa.

5. Tecnologia da Informação

Embora o conceito da gestão estratégica não seja novo, ele tem sido muito beneficiado pelos avanços tecnológicos. 

Estas melhorias têm sido fundamentais para a criação de novas metodologias e novas formas de realizar as análises em todas as etapas do processo.

A tecnologia é ideal para agilizar sua produção e reduzir a margem de erros, sendo um dos maiores apoios que você terá durante todo o processo de gestão.

Uma empresa de transportes de cargas pequenas pode automatizar boa parte do trabalho com ferramentas de controle e de conferência.

Considerações finais

A gestão estratégica é um elemento que cada vez mais tem sido importante na vida útil de uma empresa. 

Ele ajuda a identificar falhas nos processos, e ao encontrar as soluções adequadas, ajuda a alavancar a empresa para um patamar competitivo.

Os pilares da gestão estratégica acabam servindo como base para a estruturação do processo em seu negócio, garantindo assim que você consiga tomar decisões mais acertadas em seu empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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