O que é black hat e como evitá-lo



No mundo da internet, as ferramentas de apoio para o marketing digital são inúmeras. Portanto, é preciso tomar cuidado para não utilizar algumas técnicas danosas para a imagem de sua empresa, conhecidas como black hat.

Algumas empresas têm o desejo de se tornarem as primeiras a aparecer em ferramentas de busca. Esse tipo de ação é fundamental para conseguir melhores resultados e estar sempre na mente de seus clientes.

Para conseguir esses resultados, você pode trabalhar com uma série de elementos conhecidos como SEO ou Search Engine Optimization. Essas ações são fundamentais e acabam ampliando seu engajamento com resultados muito positivos.

Por exemplo, para alavancar as vendas de um buffet de hambúrguer, a utilização correta das técnicas de SEO pode conquistar muitos novos clientes e uma visibilidade maior para seu negócio.

Entretanto, para que as ferramentas de SEO consigam agir e gerar os objetivos aguardados, é preciso tempo para conseguir engajar e compreender as ações necessárias para a ativação das ferramentas.

Nesse ponto, algumas estratégias se apresentam como soluções rápidas e eficazes, mas escondem o fato de que são antiéticas e muitas vezes os resultados finais acabam sendo negativos e muito inferiores aos de empresas que usam corretamente o SEO.

A estas ferramentas é dado o nome de Black Hat SEO. Tratam-se de técnicas pensadas e executadas para conseguir encontrar as primeiras posições de ferramentas de busca de forma rápida e prática, não importando o custo.

A ideia é basicamente “enganar” os algoritmos de pesquisa, para que eles encontrem seu site e o coloquem na frente, não importando o quão útil ou relevante é seu conteúdo de fato para a pessoa que está fazendo a busca.

Essas técnicas funcionaram durante muito tempo, em parte por conta da tecnologia da época não conseguir identificar essas estratégias e acabar caindo na enganação ofertada pelo Black Hat.

Hoje em dia, entretanto, os algoritmos estão mais rápidos, eficazes e inteligentes, identificando muitas das estratégias de black hat SEO e punindo quem as está utilizando.

Portanto, para conseguir bons resultados, é preciso ter atenção e trabalho. Por exemplo, muitas empresas de refeições coletivas têm apresentado conteúdo de qualidade na internet para se manterem relevantes.

Por isso, é importante identificar se você está tomando alguma atitude reprovável e como você pode melhorar e impedir que seu site sofra com isso.

Diferenças entre as técnicas de SEO

O termo black hat SEO é uma herança de antigos hackers. O termo, que em português significa “chapéu preto”, surgiu como uma referência a antigos filmes de velho oeste, onde os bandidos usavam chapéus pretos para uma melhor identificação do público.

Todos os benefícios de uma boa aplicação de SEO não caberiam em um banner acadêmico, mas o cuidado para escolher as técnicas corretas é fundamental.

Assim, hackers começaram a chamar os Phrackers, aqueles que usam seus conhecimentos para dar golpes e outras ações anti-éticas, como Black Hats. Então, para definir os tipos de SEO e facilitar seu entendimento, o termo acabou sendo adotado.

Black Hat SEO

Estas são as técnicas que influenciam diretamente nos algoritmos das ferramentas de pesquisa para manipular os resultados e conquistar as primeiras posições, ainda que não seja um conteúdo relevante para o cliente.

Aqui, normalmente, são usadas técnicas extremamente mecânicas e estratégias piramidais para conseguir um bom ranqueamento sem necessidade de conteúdo.

White Hat SEO

As estratégias de White Hat são as ideais para qualquer empresa. Isso porque são experiências que possuem foco no usuário e na experiência que ele irá adquirir ao entrar em sua página.

Assim, uma empresa de stand evento que utilize as técnicas corretamente não passará por nenhum tipo de problema no caminho.

As ferramentas de White Hat SEO devem estar sempre alinhadas às ferramentas de busca, e tentam apresentar soluções adequadas sem prejudicar o andamento do trabalho, enquanto cria uma fonte de relacionamento importante entre consumidor e marca.

Grey Hat SEO

O “chapéu cinza” é uma mistura entre as duas anteriores. Trata-se de uma empresa que utiliza as técnicas de white hat a maior parte do tempo, mas eventualmente acaba se engajando em uma ferramenta de black hat seo.

Empresas que utilizam esse tipo de ação não devem ser consideradas antiéticas, como aquelas que de fato usam o Black Hat o tempo todo. Entretanto, nenhuma prática desse tipo é adequada e funcional para o futuro de uma empresa.

Por isso, o ideal é manter-se sempre na categorização de white hat SEO, assim, todos os benefícios do trabalho de engajamento poderão ser utilizados e recompensados.

Por mais tentador que possa parecer, as estratégias corretas são o grande diferencial que seu serviço de motoboy terá para conquistar novos clientes.

Trabalhar com transparência, ainda, é o melhor caminho, e isso deve ser levado em consideração quando você pensar em técnicas que utilizará para conseguir conquistar um número maior de clientes.

Conhecendo o Black Hat SEO

Para conseguir evitar qualquer tipo de interação com estas ferramentas, é preciso compreendê-las e suas funcionalidades, assim você não precisará se preocupar se está fazendo algo errado ou não.

É importante frisar que as técnicas de Black Hat SEO hoje em dia podem ser ultrapassadas, uma vez que as ferramentas de busca criaram uma série de algoritmos para se precaver desse tipo de conteúdo, sendo elas: 

  • Cloaking;
  • Gateway;
  • Conteúdo oculto;
  • Duplicidade.

Além disso, essas ferramentas criaram punições que vão desde a retirada de opção de engajamento e monetização até a derrubada da página, dependendo da gravidade e do quão negativo você está afetando a rede em si.

Isso porque uma ferramenta de busca faz o voto de entregar ao cliente a melhor experiência possível. Então, quando uma pessoa faz uma pesquisa pela internet e compra um produto, é porque se engajou e gostou da empresa que o oferece.

Assim, evitar essas técnicas é fundamental para conseguir alavancar suas vendas de hambúrguer artesanal vegano, por exemplo.

Quando um cliente encontra um site sem relevância ou que não atende suas necessidades imediatas, ele acaba sentindo que teve uma experiência negativa, o que pode atingir diretamente seu conteúdo.

Cloaking

A técnica de cloaking é utilizada para camuflar elementos que podem diminuir o resultado. Trata-se de criar uma cópia de sua página inicial, completamente otimizada e pronta para alcançar uma melhor posição no mercado.

Assim, você deixa o peso e o excesso de dados para o cliente ficar escondido sob uma página extremamente leve e informativa, perfeita para melhorar seu engajamento.

Com isso, você pode alcançar boas posições em resultados de pesquisa, mas estará apresentando um conteúdo incompleto e que não condiz com a realidade para a página.

Gateway

As páginas de gateway são criadas exclusivamente para melhorar seu ranqueamento nas ferramentas de pesquisa. É uma espécie de isca, que tenta fazer o algoritmo captá-la para espalhar a mensagem como se fosse um conteúdo de fato relevante.

Uma empresa de letra caixa iluminada precisa evitar esse tipo de ação, garantindo assim que muito mais pessoas acessem seu material.

Essas páginas costumam ter pouco ou nenhum conteúdo, sendo muito mais eficiente procurar o conteúdo adequado sem precisar passar por isso. 

Entretanto, a força da velocidade de carregamento com as palavras-chave podem acabar tendo um impacto forte na empresa.

Conteúdo oculto

A produção de conteúdo oculto serve muitas vezes para enganar as ferramentas de busca, colocando escondido palavras-chave que não tenham ligação direta com o material apresentado.

Assim, você acaba alavancando seu material sem precisar que as pessoas pesquisem assuntos relacionados a seu conteúdo. Embora esse tipo de ação de fato sirva para elevar seu site junto às ferramentas de busca, não há qualidade nessa evolução.

Além disso, hoje em dia os motores de busca estão mais inteligentes e intuitivos, identificando esse tipo de ação e cortando imediatamente aqueles que assumem essa prática antiética.

Duplicidade

A duplicidade inclui uma série de fatores, desde replicar trechos até mesmo copiar publicações inteiras para aumentar o engajamento de seu site.

Isso pode ocorrer com seu próprio conteúdo, criando diversas cópias de uma página para tentar melhorar o engajamento, como compartilhar conteúdo alheio, o que pode ser ainda pior.

Isso porque esse tipo de cópia configura em plágio. As ferramentas de busca tem uma série de recursos para impedir que empresas usando esse tipo de conceito consigam resultados, mas os problemas são ainda piores.

Isso porque o conteúdo intelectual de uma pessoa é protegido por lei no Brasil, então ao usar essa técnica você pode estar correndo o risco de ser acionado judicialmente.

Nesse ponto, uma empresa que recebe uma acusação de plágio acaba perdendo completamente sua credibilidade, recebendo uma série de punições por esse tipo de atitude.

Dedicação é o melhor caminho

Para conseguir sucesso em seu site, é preciso trabalho duro e dedicação. Com isso, você conseguirá aproveitar as técnicas de SEO da melhor forma possível, alcançando excelentes resultados.

Se você vende banner de lona, deve optar sempre por técnicas que sejam honestas e possam gerar bons resultados.

Tentar conseguir melhorias com atalhos como os Black Hat acaba não tendo o resultado esperado, além de prejudicar sua imagem perante o público. 

Por isso, evite encontrar esse tipo de técnica e não utilize nenhum tipo de ferramenta que pode ser mais prejudicial que benéfica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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