Call to Action: saiba o que é e como aplicá-lo


Você sabe o que é o Call to Action e como utilizá-lo de maneira eficaz? Para quem aposta no marketing digital com frequência, entender o que é o CTA e quais os efeitos que ele pode trazer é fundamental.

Utilizar a internet e as suas ferramentas para se comunicar com outras pessoas exige certos gatilhos para que se alcance maior sucesso nessas ações. Sendo assim, entender quais deles podem ser aplicados com eficiência é parte importante do processo. 


O Call to Action, ou CTA, é uma dessas possibilidades, e deve ser inserido com a intenção de interagir com o público, convidando-o para realizar uma ação que seja interessante para ambos os lados. 


Assim como banner de loja pode ser utilizado para convidar os potenciais clientes que passam na frente do estabelecimento para entrar e conferir os descontos oferecidos, o CTA deve ser inserido em um texto ou postagem para gerar a movimentação do leitor. 


Nesse sentido, ele se tornou indispensável dentro das estratégias de marketing digital, justamente por trazer a possibilidade de convidar qualquer usuário para praticar as mais diversas ações.


No entanto, entender de forma mais aprofundada sobre o Call to Action, identificando a melhor maneira de usá-lo, o seu objetivo, como criar um e qual a sua importância é essencial para começar a inseri-lo dentro das suas estratégias. 


Nesse caso, se você quer saber mais sobre as vantagens do CTA e quais resultados pode esperar com o uso dele, este artigo pode ser essencial para ajudar na compreensão do assunto. Por isso, siga na leitura e aprofunde os seus conhecimentos sobre o tema. 

O que é o Call to Action?

É verdade que a internet se tornou um espaço bastante disputado. Cada vez mais empresas e profissionais de diferentes áreas apostam em ações que vão trazer melhores retornos para os seus negócios. 


Sendo assim, uma dúvida comum é: como despertar a atenção do meu público e fazer com que ele interaja de maneira mais ativa ao tratar de um assunto como o preparo de alguns tipos de pratos para congelar e facilitar a rotina?


Ou, ainda, ao fazer a divulgação de um novo produto, ao disparar um conteúdo com informações institucionais da empresa ou solicitar que um destinatário faça o download de um ebook?


De fato, criar engajamento nesse tipo de trabalho realizado com o intuito de receber uma resposta do público é um desafio, e exige técnica e experiência para trazer o retorno que se espera. 


Assim, a definição de Call to Action é “chamada para a ação”, que pode ser feita por meio de materiais escritos ou visuais. Não à toa, se tornou um dos símbolos do marketing digital, tornando-se indispensável para qualquer tipo de campanha. 


Para entender melhor o que são os CTAs, é interessante conhecer os tipos principais e mais comuns, que são vistos nas mais diversas páginas e materiais na internet. São eles:


  • “Clique aqui”;
  • “Baixe grátis”;
  • “Compre agora”;
  • “Deixe o seu comentário”;
  • Entre muitos outros.

Tal como o uso de placas informativas para restaurantes pode não apenas ajudar os clientes a se direcionarem para algumas áreas, como também para conhecer os principais pratos da casa, o CTA no marketing digital gera engajamento. 


De qualquer maneira, é fundamental saber o que se quer atingir com o uso do Call to Action para que ele possa trazer o efeito desejado. 


Por isso, é importante considerar, em qualquer etapa do funil de vendas, se aquela determinada ação faz sentido, para que assim o potencial cliente seja impactado da forma mais eficiente possível. 

Como criar um Call to Action de qualidade

A depender das ações que se procura alcançar, saber qual o Call to Action que faz sentido para uma determinada campanha de marketing digital é a diferença entre ter ou não ter sucesso no processo. 


Dessa maneira, assim como oferecer entregas rápidas é essencial para um restaurante, mas pode não ser a melhor característica para o cliente de um e-commerce que está em viagem e quer receber o produto dias depois, o CTA deve ser usado com coerência. 


Nesse sentido, há algumas medidas que devem ser levadas em consideração para uma escolha mais assertiva. Confira-as a seguir. 

1. Considere o funil de vendas

Saber usar o Call to Action de acordo com a etapa do funil de vendas em que um cliente se encontra é fundamental. Isso porque um CTA utilizado de forma inadequada pode afastá-lo de vez. 


Um exemplo disso é o de uma gráfica que trabalha com a impressão de panfleto para hamburgueria. O potencial cliente que entra no site pela primeira vez certamente vai querer saber mais sobre o trabalho realizado pelo estabelecimento antes de comprar. 


Nesse caso, um CTA adequado convidaria o visitante a conhecer alguns modelos de panfletos, podendo ser usado em um texto e convidando o consumidor a baixar um catálogo com os principais estilos do momento. 


Ao contrário disso, se o Call to Action já convida o cliente a fazer a compra sem ao menos dar o suporte para que ele conheça o trabalho da gráfica, a tendência é que esse CTA espante o comprador em vez de atraí-lo. 

2. Saiba quem é a sua persona

Outro ponto importante para criar uma chamada para a ação é saber com quem você está se comunicando, para utilizar a linguagem e os gatilhos mais apropriados dentro de uma campanha de marketing digital. 


Ao falar sobre marmitex para empresa, é preciso ter em mente que o público que deverá ser impactado é o de gestores e proprietários de companhias que estão buscando uma solução para as refeições dos seus funcionários. 


Dessa forma, é indicado criar um conteúdo voltado para esse perfil de pessoas e utilizar CTAs que façam sentido para atrair a atenção delas. 

3. Escolha o melhor formato

O Call to Action pode ser aplicado em diferentes tipos de canais, de acordo com a estratégia de divulgação e captação de clientes que for mais conveniente para o momento. 


Sendo assim, é essencial utilizar um formato adequado com o tipo de material que se deseja promover. Em um e-mail marketing, é possível utilizar um botão com um “clique aqui” para ler mais. No site da empresa, um banner horizontal digital pode ser a melhor opção. 


Por isso, analise a estrutura do canal onde o seu CTA será utilizado e encontre o formato mais indicado para esse espaço.

4. Defina o objetivo do Call to Action

Por fim, mais um cuidado indispensável é o de entender o que se quer alcançar com o uso do Call to Action. Afinal, é aplicando-o de maneira coerente que ele poderá trazer os efeitos buscados. 


Uma empresa que queira aumentar o número de downloads do seu aplicativo precisa usar um CTA como “baixe aqui”, “download grátis” ou outros similares para despertar o desejo no usuário. 


Seguindo esses passos práticos, é possível aplicar o Call to Action de maneira positiva e assertiva, de modo que a chamada para a ação traga um bom retorno para as campanhas de marketing digital. 


Não à toa, o CTA se tornou um recurso de suma importância para as estratégias de divulgação justamente porque convoca as pessoas a realizarem de forma direcionada aquilo o que se espera delas, trazendo verdadeiros retornos para uma empresa.

As vantagens e os resultados do uso do Call to Action

Como não poderia deixar de ser, quem decide aplicar o uso do CTA para otimizar uma campanha de marketing e aumentar a venda de refeições coletivas consegue obter vantagens e resultados cada vez melhores. 


Isso porque o perfil dos clientes é cada vez mais exigente, de forma que a empresa que se destaca dentro do seu nicho consegue aumentar a sua visibilidade, e se mantém à frente das concorrentes. 


Além disso, outra vantagem do CTA é a conexão criada com o público, que torna a comunicação mais natural e direcionada. 


Ao investir nessa ferramenta, os resultados podem ser mensurados pelas métricas aplicadas no seu site, redes sociais ou e-mail marketing, de acordo com as plataformas que a sua empresa utiliza. 


Na prática, esses retornos também serão sentidos no aumento de faturamento, no número de vendas, na quantidade de comentários e na taxa de abertura de e-mails, mostrando o engajamento por parte do seu público-alvo. 


Por isso, saber produzir boas campanhas de marketing digital e conhecer as ferramentas disponíveis para torná-las mais eficazes é fundamental para o sucesso de uma empresa. 


O Call to Action é um dos recursos mais promissores nesse sentido, justamente pela sua capacidade de conexão com o público, ajudando a conduzi-lo para uma ação que trará benefícios para os seus clientes e para o estabelecimento.


Portanto, não deixe de aplicar o CTA nas suas campanhas e tenha a certeza de estar fazendo um bom trabalho. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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