Metodologia AIDA: saiba tudo sobre o tema


 

O marketing pode utilizar uma série de estratégias para aprimorar os resultados de uma empresa, de acordo com o impacto que ela causa nos seus clientes. A metodologia AIDA é uma delas, e pode contribuir de forma especial para atingir objetivos. 

Uma das principais metas em termos de relacionamento com o público-alvo de uma marca é justamente a análise de comportamento dos compradores. É preciso analisar alguns pontos importantes para que seja possível desenvolver ações direcionadas. 


A metodologia AIDA é aplicada para entender o ciclo pelo qual os potenciais clientes de uma marca passam antes que decidam finalizar uma ação. 


Nesse sentido, seja para comprar um computador novo ou uma peça de roupa, saber o que ocorre até a decisão final do consumidor é parte importante de quem utiliza o marketing digital para aprimorar suas ações.


Afinal, cada elemento presente no site da empresa e cada texto postado em um blog tem influência direta na experiência do comprador, de modo que saber como construir estratégias de atração e interesse são fundamentais para o crescimento da companhia. 


Nesse sentido, a metodologia AIDA é bastante aplicada pela sua estruturação interessante, que mostra por quais fases um cliente precisa passar até que realize aquilo o que a sua marca está buscando que ele faça. 


Apesar de ter sido criada mesmo antes da existência da internet, hoje ela pode ser aplicada por estabelecimentos que atuam de modo virtual com tranquilidade, dadas as suas características de análise que podem ser consideradas bem atuais. 


Se você ainda não conhece a metodologia AIDA, mas sabe que é importante ter estratégias para garantir que o seu trabalho seja assertivo, este artigo é para você. Por isso, acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto. 

O que é a metodologia AIDA?

No final do século 18, o setor de Publicidade e Propaganda ganhou uma nova ferramenta que permitia uma análise mais profunda do perfil do cliente, tendo ela sido desenvolvida pelo americano E. St. Elmo Lewis, pioneiro na área. 


A metodologia AIDA é um acrônimo que explica como uma empresa deve guiar o consumidor até a sua etapa de ação, com quatro passos básicos:


  • A - Atenção;

  • I - Interesse;

  • D - Desejo;

  • A - Ação. 


Nesse sentido, para vender um banner de loja ou um carro zero quilômetro, é preciso atrair a atenção do cliente, despertar o interesse dele, criar o desejo de compra para assim fazer com que ele pratique a ação. 


Em geral, a metodologia AIDA era aplicada em anúncios impressos, de modo que a composição dele trazia elementos visuais para trabalhar cada uma dessas fases. 


Atualmente, ela pode ser usada nas mais diversas estratégias do marketing digital e também no setor de vendas, de modo que a jornada de compra do cliente seja guiada até que se tenha os resultados desejados. 


Para entender melhor, é interessante falar sobre cada etapa de maneira individualizada, de modo a perceber como se trabalha cada uma delas. 

1. Atenção

O primeiro passo da metodologia AIDA é o da atenção, o que implica em fazer com que o cliente saiba que a sua empresa existe, de maneira que consiga descobrir o que ela pode oferecer para ele. 


Isso quer dizer que para que um cliente possa pensar em contratar os serviços de entrega motoboy de um estabelecimento, ela deve ter sido atraída para ele em algum momento, para que saiba que ali existe um serviço do qual ela pode desfrutar. 


Para colocar essa etapa em prática, é fundamental ser estratégico, e apostar no uso da linguagem apropriada para convencer um possível consumidor a olhar para a sua marca, sem que isso soe um incômodo para ele. 


Em outras palavras, atrair a atenção do potencial cliente no momento certo é fundamental para que ele queira saber do que se trata aquela publicidade. 


Afinal, se o lead está buscando opções de materiais para uma reforma doméstica e é interrompido por um anúncio de maquiagem, a probabilidade de ele prestar atenção no que está sendo dito ali é muito baixa. 


Nesse caso, alguns elementos que ajudam a atrair o cliente para o seu negócio é levar em conta o local onde a persona do seu negócio está, o momento adequado, a frequência de comunicação e um fator de impacto que desperte a atenção dele. 

2. Interesse

Passada a primeira etapa, é importante saber como manter o interesse do cliente naquilo que você está ofertando. Afinal, o ideal é que ele acompanhe o anúncio de uma oficina de funilaria até o fim, para entender o que você pode oferecer. 


Para isso, o caminho mais certo é o de ser relevante para as pessoas que se deseja impactar. Isso porque é a partir desse contato que são criadas a conexão com o cliente e a confiança, elementos essenciais para construir uma relação. 


A melhor forma de se fazer isso é apresentando uma solução para um possível problema desse público. Quem precisa realizar um aluguel de telão, por exemplo, vai se interessar se a empresa mostrar que pode atendê-lo na sua necessidade. 

 

Para tanto, é interessante usar argumentos e dados que provem ao cliente a capacidade do seu estabelecimento em oferecer o produto ou serviço do interesse dele. 


Esse tipo de ação é capaz de despertar a curiosidade do potencial comprador, para que ele passe para a próxima etapa com sucesso. 

3. Desejo

Depois do interesse, a próxima etapa da jornada de compra deve ser a de criar o desejo de consumo no potencial cliente, pois ele já obteve a informação de que o seu estabelecimento oferece aquilo o que ele quer encontrar. 


Aqui, o ideal é mostrar as qualidades que a sua empresa possui, que vão desde apresentar o domínio sobre o seu setor e ser uma referência na sua área, até as vantagens que ele terá ao decidir comprar com você.


Um ponto fundamental aqui é o de entender que o número de pessoas nessa etapa tende a diminuir, pois só passa para o próximo passo quem realmente está interessado em resolver um problema. 


Além disso, quem não se conectou com a proposta da sua empresa tende a se afastar por agora, o que é normal dentro da jornada de compra. Isso não significa que a sua estratégia foi ruim, pois se trata de um processo comum. 


É por isso que se associam as etapas da jornada de compra a um funil, pois a quantidade de pessoas envolvidas vai diminuindo conforme se avança nesse trabalho. 


Por isso, para vender cartão de visita preto e branco, por exemplo, é necessário manter a conexão com os potenciais compradores e ir entregando cada vez mais valor para que ele decida, enfim, partir para a compra. 


Aqui, é indispensável explicar as vantagens e a qualidade dos seus produtos, mostrar casos de negociações que deram certo e a avaliação de pessoas que já adquiriram as soluções da sua marca, fortalecendo a confiança desses interessados. 


A partir disso, entra-se na próxima e última etapa da metodologia AIDA, que é a mais aguardada pelas empresas. 

4. Ação

Tendo trabalhado a atenção, o interesse e o desejo, chega o momento de se aplicar na fase onde o consumidor dará o passo mais importante: o da ação. 


Nessa etapa, é necessário facilitar cada processo para que o potencial cliente realize, enfim, aquilo o que se espera dele. Isso pode ser tanto uma compra, quanto um acesso ao site, uma inscrição em um webinar ou o preenchimento de um formulário de contato. 


O mais indicado aqui é simplificar o processo ao máximo. No caso de uma compra, é fundamental que o site da empresa seja de fácil usabilidade, o que facilita o pagamento do pedido. 


Em um anúncio, é essencial que se insira dados de contato ou qualquer outra informação para que o cliente entenda o que fazer para concluir a sua ação, finalizando a jornada de compra com sucesso. 


Por isso, a metodologia AIDA é essencial dentro das estratégias de marketing digital, pois pode ser aplicada para diversos objetivos, mesmo que a finalização de uma compra de flyer de festa ou de qualquer outro produto seja a aplicação mais comum. 

As vantagens e os resultados esperados com a metodologia

Quando se decide aplicar uma metodologia como a AIDA para otimizar os processos da empresa, se espera que ela traga vantagens e resultados suficientes para justificar esse trabalho. 


Portanto, entre os benefícios do uso da AIDA estão o crescimento da confiança do cliente na sua marca, o aumento no número de compras, o aprimoramento de ações de marketing, o fortalecimento da marca e a construção de relações de fidelidade com o público. 


Sendo assim, seja para vender um carimbo empresa ou para solicitar o preenchimento de uma pesquisa, não deixe de aplicar a metodologia AIDA no seu negócio e conquiste os resultados desejados com maior facilidade. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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