Link Building: conheça mais sobre essa estratégia


O link building é uma estratégia de otimização para os mecanismos de busca, sendo parte do SEO (Search Engine Optimization), mas com foco em ações fora da página. Ou seja, a intenção é verificar o relacionamento do seu site com o restante da web.

Por exemplo, imagine que você está procurando por uma aula de inglês infantil e se depara com duas escolas de idiomas: a primeira tem bastante popularidade, sendo recomendada por várias pessoas; a segunda, não.


Portanto, percebemos que a primeira escola tem um relacionamento melhor com o mercado e, consequentemente, ela passa a ter mais confiabilidade em comparação à segunda. No caso do link building, a lógica é a mesma.


No artigo de hoje, conheça mais sobre essa estratégia e saiba como aplicá-la nas suas campanhas de marketing. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é link building?

O link building faz parte de um conjunto de estratégias de SEO, com a intenção de construir uma rede de links para uma página, que redireciona o usuário para um novo site.


Essas menções são chamadas de backlinks e têm como objetivo fortalecer a autoridade das páginas nos mecanismos de busca.


Os links podem ser externos (quando citam outra página) ou internos (quando citam conteúdos dentro do próprio site). Mas, no caso específico do link building, o melhor é que os links sejam internos e conquistados de outros sites.


Por exemplo, quando o seu conteúdo sobre aula de violão para crianças é citado em mais de uma página, o Google encara que aquele material tem relevância e, com isso, passa a classificá-lo melhor entre os resultados de pesquisa.


Além disso, o buscador também investiga os links que direcionam para o site, para saber se eles são de confiança, diversos e com boas referências.


Mas, já que o link building faz parte do SEO, é importante considerar a experiência do usuário como questão principal.


Afinal de contas, o Google só irá classificar bem um conteúdo sobre catálogo de empresas, se o site oferecer boa navegabilidade, tiver informações relevantes, entre outros aspectos que favorecem a experiência.


Sendo assim, os backlinks também devem fazer sentido e contribuir para que a leitura seja interessante ao público.

Como o Google faz a avaliação dos backlinks?

O algoritmo do Google trabalha com o que há de mais avançado em termos de inteligência artificial. Por esse motivo, ele considera inúmeros fatores para fazer o rankeamento dos sites e considerar a avaliação dos backlinks.


A seguir, confira alguns dos fatores de classificação mais comuns no link building.

Quantidade

Um dos primeiros critérios adotados pelo Google na hora de fazer o rankeamento do link building é a quantidade de backlinks. Isso quer dizer que quanto mais menções o seu conteúdo sobre aluguel de endereço fiscal receber, melhor é para o algoritmo.


Apesar disso, a quantidade não é a única coisa que importa. Afinal de contas, de nada adianta receber vários links de sites não confiáveis. Então, é preciso combinar a quantidade com os demais fatores.

Diversidade

Já a diversidade diz respeito à variedade de backlinks. Pense por um minuto: vale mais uma única pessoa falando do seu espaço de coworking o tempo todo ou um conjunto de pessoas? É claro que a segunda opção!


Por esse motivo, você também precisa receber mais links de diversos domínios, para que o Google compreenda a relevância do seu site.

Contexto

O Google é capaz de compreender o contexto em torno do backlink, para avaliar se o conteúdo é realmente relevante e ajuda na experiência do usuário.


Sendo assim, o Google entende que os links relacionados a sites da sua área têm mais valor e fazem sentido para o público.


Quer dizer que é mais válido que o seu texto sobre carimbo empresa apareça em uma página sobre negócios, do que em um portal sobre saúde, por exemplo.


Além disso, o Google também avalia as palavras que aparecem próximas ao link (conhecidas como co-ocorrências). Dessa forma, o buscador entende o tema da página e se o link realmente faz sentido dentro da temática.


Outra característica refere-se à posição do link. Se a menção está na parte principal, isso significa que ela tem mais valor. Por isso, backlinks no início do texto são vistos como melhores e mais importantes.

Texto-âncora

O texto-âncora nada mais é que a frase clicável (link), que também mostra muito sobre a relevância da sua estratégia de link building. Em geral, é uma palavra-chave ou uma pequena descrição do que o usuário vai encontrar na página mencionada.


O Google também utiliza esse fator para fazer a indexação das páginas.


Por exemplo, se o usuário procurar por sala de reunião por hora, o Google irá mostrar as páginas que contém esse mesmo conjunto de palavras-chave.


Quando se utiliza a palavra-chave exata no texto âncora, é possível reforçar a autoridade da sua estratégia de link building.

Confiabilidade

Já a confiabilidade é um dos maiores avanços do algoritmo do Google, sendo conhecido como TrustRank. A partir dessa atualização, o buscador passou a considerar o nível de confiabilidade dos sites, isto é, se eles são seguros ou não.


Diante disso, se o seu banner informativo foi citado em páginas confiáveis, o Google tende a classificar melhor o seu site.


Para avaliar a confiabilidade, o TrustRank utiliza alguns critérios, tais como:


  • Idade do domínio;
  • Aplicação de certificados de segurança;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Presença de materiais impróprios;
  • Entre outros.

Os grandes portais de notícias são considerados confiáveis, por isso, vale a pena tentar construir um bom relacionamento com esses sites.

Velocidade na conquista de links

Para o Google, quando um site ganha muitas menções em pouco tempo, isso pode configurar uma prática de black hat, que é algo mal visto para o buscador.


Por esse motivo, ganhar muitos backlinks em um curto período de tempo não é a melhor estratégia para melhorar a sua classificação.


A rede de links é construída permanentemente e, por esse motivo, vale a pena buscar parceiros que tenham qualidade e sejam confiáveis, ao invés de sites aleatórios e com pouca segurança aos usuários.

3 dicas para uma boa estratégia de link building

Como percebemos, o link building é fundamental para conquistar um bom posicionamento entre os resultados de pesquisa. Por isso, conhecer os fatores de rankeamento é algo que faz a diferença para a sua estratégia.


Mas há outras maneiras de construir uma boa rede de backlinks. A seguir, conheça algumas dicas.

1 - Produza ativos de marketing

Os ativos de marketing nada mais são que materiais de alto valor de compartilhamento e que tendem a chamar a atenção dos usuários. Eles são produzidos com técnicas do marketing de conteúdo, pois além de atrativos, também são informativos.


Há muitos tipos de ativos de marketing, como infográficos, vídeos, conteúdos interativos, entre outros. O ideal é escolher um conteúdo que seja coerente com o seu público e ofereça algo relevante.

2 - Busque parcerias com outros sites

O link building é relacionamento. Portanto, nada melhor do que firmar uma parceria ampla com o restante da web para conquistar essa proximidade com outros sites.


Dessa forma, vocês podem trocar backlinks e conteúdos, o que ajuda a aumentar a classificação do seu site de forma natural.


Importante ressaltar que os melhores parceiros são aqueles sites que têm a confiança do Google e com autoridade no mercado. Ou seja, páginas que produzem bons conteúdos e que estão relacionados à área de atuação.


Comumente, esses sites já têm uma boa classificação no Google, a partir da busca de palavras-chave. Assim, você pode usar algumas ferramentas de marketing para avaliar esse rankeamento e escolher os parceiros ideais.

3 - Faça guest post

O guest post é o famoso “artigo de convidado”, ou seja, quando você convida um profissional especializado para escrever no seu blog.


Essa é uma estratégia capaz de fortalecer o link building, pois além de receber menções de outros sites, você consegue oferecer conteúdo relevante ao público, bem como aumentar a sua autoridade diante do mercado.

Conclusão

O link building é uma estratégia extremamente eficiente para otimizar as páginas e, com isso, melhorar a classificação dos sites nos mecanismos de busca. Não é à toa que ela é vista como uma das principais campanhas de SEO.


O artigo de hoje buscou mostrar um pouco como a estratégia funciona, além dos principais fatores de rankeamento levados em consideração na hora de classificar os backlinks.


Dessa forma, é possível conquistar menções de qualidade, que contribuem para melhorar a autoridade do seu conteúdo, o reconhecimento no mundo digital e, é claro, conquistar novos leads (potenciais clientes) para a sua empresa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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