KPI’s: o que são e como analisá-los



KPI é a sigla para Key Performance Indicator, uma métrica para analisar o desempenho de todos os processos de uma empresa, assim como para identificar quais elementos estão funcionando ou não para que a mesma alcance seus objetivos.

Os Indicadores-Chave de Performance são muito utilizados por gestores e chefes, uma vez que possibilita uma análise muito mais complexa das atividades da empresa e permite um grande auxílio nas tomadas de decisão referentes aos processos e como melhorá-los.

Entretanto, cada vez mais vem surgindo uma necessidade de espalhar o conhecimento do KPI para todos os colaboradores de uma empresa, uma vez que eles sentirão um maior pertencimento ao serem incluídos em análises relevantes para o alcance de resultados.

Uma empresa de avaliação de ativos precisa indicar quais elementos de seu planejamento estão funcionando para conseguir melhores resultados.

Isso faz com que os funcionários sintam-se mais valorizados, aumentando a produtividade e o interesse de crescimento de cada um. Essas ações são fundamentais para conseguir bons resultados junto à empresa.

Para os investidores o KPI é essencial, uma vez que esses indicadores permitem que o acionista compreenda exatamente como está o andamento do negócio e como ele pode fazer para melhorar sua margem de lucro junto à empresa.

Até mesmo equipes de marketing e venda conseguem uma visão melhor do ambiente e do que deve ser feito para conseguir um melhor engajamento, sendo capazes de criar uma estratégia de publicidade muito mais efetiva e funcional.

Nesse caso, os KPI’s de diferentes fontes permitem um controle de todos os elementos da empresa, conquistando um espaço mais adequado frente às mudanças do mercado como um todo.

Uma empresa de serviço motoboy precisa conhecer e identificar os pontos principais de uma análise para entender seu público e como alcançar mais pessoas.

Isso porque as informações fornecidas acabam facilitando a compreensão de cada estágio de uma determinada campanha de marketing.

Inclusive pelas pessoas que não possuem conhecimento técnico na área, permitindo que todos consigam acompanhar o desenvolvimento das ações.

Então, se você optar pelos serviços de uma agência de publicidade, ao invés de contratar um profissional exclusivamente para isso, utilizar os KPI’s pode ser uma excelente maneira de identificar se o trabalho da agência tem trazido resultados.

É importante frisar que a análise dos KPI’s deve ser sistêmica e constante, uma vez que poucas mudanças são percebidas em um intervalo de tempo muito curto.

O site de uma oficina de funilaria pode ter muito mais acesso do que o normal se decidir migrar para o ambiente digital ao fazer suas propagandas e marketing. Por isso, é importante ter a mente aberta para as possibilidades.

Os KPIs não são métricas, embora as utilizem para apresentar seus resultados. Enquanto as métricas apontam números brutos e diretos, os KPIs são uma análise mais refinada, específica para o que se propõe a estudar.

Principais tipos de KPI

Para conseguir compreender quais são os melhores tipos de aplicação que você deve escolher para analisar sua empresa, é necessário conhecer um pouco mais dos principais serviços que podem ser avaliados através dos KPIs.

Uma empresa de carimbo empresarial que esteja com vendas em baixa pode usar os KPIs para identificar suas fraquezas e criar ferramentas de solução.

Essas ferramentas, divididas em três categorias (primários, secundários e práticos) são muito úteis para conseguir resultados produtivos e uma melhoria no desempenho geral da empresa, desde o operacional até a equipe de gestão.

1 - Taxa de conversão

Esse KPI primário identifica a quantidade de visitantes que sua estratégia consegue atingir, a ponto deles tomarem alguma atitude.

Embora a conversão só seja levada em conta com a compra de um produto ou serviço, existem diversos tipos de conversão que devem ser levados em conta.

Se você oferece algum serviço gratuito, como um e-book sobre auto peças nacional ou outro modelo de download, é importante saber o quanto essa técnica gera de resultados para sua empresa, conseguindo saber de forma mais assertiva o que está funcionando.

Além disso, é importante saber quantos de seus leads estão sendo cativados. Identificar porque muitas pessoas não convertem é essencial para determinar seus próximos passos em questão de pensamentos estratégicos.

Isso porque suas ações de marketing devem estar focadas em um objetivo de retorno financeiro para a empresa, que pode não estar recebendo as informações completas se não houver uma análise de métrica.

2 - Origem do tráfego

Entender como os clientes estão chegando em seu site também é um importante indicador de que suas ações estão funcionando ou não. Cada tipo de ferramenta tem suas próprias particularidades, então, não é possível definir um padrão de tráfego.

Entretanto, é possível verificar o aumento, estabilização ou queda na quantidade de usuários acessando seu conteúdo com esse KPI secundário.

Nesse ponto, é preciso compreender que existem diversas fontes que podem levar até o site de sua imobiliária, na seção de sala de reunião pequena, por exemplo, e identificar quais são as mais consumidas para poder aprimorar seu investimento na área.

É possível que você esteja recebendo muito tráfego de motores de busca, mas hoje em dia, uma das principais fontes de engajamento com empresas são as redes sociais. Por isso, é preciso ter atenção na origem do tráfego.

Existem diferentes tipos de tráfego, todos igualmente úteis e relevantes para seu site. Compreendê-los ajuda a identificar quais são os tipos de tráfego que mais estão gerando retorno e devem receber mais investimento.

O primeiro é o tráfego orgânico. Trata-se daqueles clientes que encontram seu site sem que seja necessário gastar com propaganda ou interações. Normalmente, são clientes que já possuem uma necessidade que sua página pode auxiliar, mas ainda não sabem disso.

A maior parte do tráfego orgânico vem de pesquisas em ferramentas de busca, que acabam alavancando ainda mais sua página quando o cliente fica satisfeito.

O segundo é o tráfego direto. Neste caso, você está lidando com um consumidor que já conhece sua empresa e seu produto ou serviço, e está ativamente buscando você.

No caso de um professor de música que dá aula de bateria iniciante, muitas vezes o aluno pode conhecer a notoriedade do profissional e identificá-lo diretamente, sem a necessidade de terceiros.

O tráfego direto surge quando um cliente digita seu site diretamente no navegador. Neste caso, trata-se de uma interação direta, em que já há uma vontade de manter o relacionamento entre consumidor e marca.

O tráfego pago, terceiro tipo da categoria, é feito através do impulsionamento de publicações, seja nos motores de busca ou nas redes sociais.

Esse formato é muito adequado para um engajamento mais rápido, uma vez que o impulsionamento tende a alcançar um público muito maior.

Além disso, é possível regionalizar o anúncio para garantir que as pessoas recebendo sua propaganda podem engajar-se com a empresa.

3 - Aquisição de leads

Um importante KPI é a velocidade com a qual seu empreendimento adquire leads, que são pessoas que visitam seu site através de ferramentas de busca ou redes sociais e se interessam pelo seu conteúdo a ponto de deixarem dados pessoais, como nome e e-mail.

Uma empresa de stand feira pode conseguir mais resultados se converter mais visitantes de seu site em potenciais clientes.

Assim, elas indicam que querem iniciar um relacionamento com sua empresa, mas ainda podem ter dúvidas ou receios antes de efetivamente fechar um negócio. Por isso, leads são extremamente importantes para o bom andamento de seu estabelecimento.

Muitos potenciais clientes acabam ficando no meio do caminho, conforme iniciam a jornada de um funil de vendas. Entretanto, quanto mais leads sua empresa tiver, e mais rápido conseguir novos, maiores serão as chances de conseguir converter mais vendas.

4 - Análise de conteúdo

Esse tipo de KPI prático é fundamental para a criação de novos conteúdos e para a manutenção de uma linha editorial. 

Aqui, é possível avaliar quais são os melhores artigos escritos pela empresa e quais tiveram menos resultados.

Se você possui um blog empresarial, esse tipo de recurso é essencial para conseguir praticar a escrita e evoluir os conteúdos em texto, para identificar quais deles estão funcionando. Você pode criar conteúdo em:

  • Textos;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Entre outros.

Quanto mais engajado você estiver com seu público, maior a chance de seu conteúdo se destacar. Por isso, é importante que ele esteja em ordem e feito com qualidade.

5 - Landing pages

As landing pages são páginas específicas de seu site que possuem chamadas para a ação (CTA) e outras ferramentas para expandir um conteúdo específico.

O sucesso dessas páginas costuma indicar o sucesso do que está sendo ofertado, por isso, utilizar esse KPI prático para conseguir identificar o quão bem uma landing page está indo é uma excelente opção.

Considerações finais

Os KPI’s são ferramentas fundamentais para uma boa análise de seu conteúdo, identificando quais elementos têm sido bem sucedidos e o que pode ser melhorado para alcançar novos públicos e uma maior qualidade de propaganda.

Por isso, é importante identificar todos os fatores que as métricas escolhidas precisam para a análise, obtendo resultados muito mais satisfatórios para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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