Investir na geração de leads é uma estratégia muito importante para qualquer tipo de empresa, uma vez que é dessa forma que as marcas conseguem atrair potenciais clientes e conquistá-los, usando boas práticas de marketing digital.
A relação de consumo mudou, e hoje é importante entender o público para oferecer a ele o que de fato lhe interessa. Então, tentar vender a todo custo, sem se preocupar com os interesses das pessoas, se tornou uma estratégia falha há um bom tempo.
Quando a marca oferece algo de valor para os consumidores, desperta o interesse desses possíveis clientes e os aproxima de suas soluções. É aqui que surgem os leads.
As empresas têm acesso a algumas informações deles, e com isso, podem estabelecer uma relação. Só que é necessário saber trabalhar toda uma estratégia para trazer esses potenciais clientes para perto do negócio. Você sabe como fazer isso?
No marketing digital, existem muitas possibilidades destinadas à geração de leads qualificados, e conhecê-las é o único jeito de aumentar esse número.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é lead, como gerá-los e quais são as vantagens e resultados obtidos. Confira!
Afinal, o que é lead?
O lead trata-se de uma pessoa que demonstrou interesse de alguma forma por uma marca, seus produtos e serviços.
Esse interesse é demonstrado por meio do preenchimento de um formulário, em que o visitante do site da empresa deixa algumas informações, como nome e e-mail.
É a partir disso que a marca começa a estabelecer um relacionamento com seus leads, investindo no processo de nutrição, até que, finalmente, eles são convertidos em clientes.
Um buffet de casamento simples que invista na captação de leads está sendo menos intrusivo do que uma empresa que ligue para números aleatórios de pessoas oferecendo uma solução.
Essa abordagem mais ativa de vendas traz pouco resultado, visto que a organização não sabe nada sobre aquela pessoa e nem mesmo se ela está interessada.
A partir disso, podemos começar a entender a importância de gerar leads. Em primeiro lugar, deve-se se lembrar de que a internet elevou muito a quantidade de informações que as pessoas têm acesso hoje em dia.
No entanto, quanto mais informações, mais difícil é prender a atenção de alguém, e foi exatamente isso que mudou a relação de consumo entre empresas e clientes.
Os consumidores têm acesso a tantas oportunidades que tendem a ignorar tudo aquilo que não parece ser interessante. Por isso, as companhias devem investir em novas estratégias para se relacionar com esses indivíduos.
Daí entra a necessidade de uma empresa de locação de barraquinha de festa infantil ou de qualquer outro segmento gerar leads qualificados.
Isso é feito indo além da geração de conteúdos de qualidade para blogs, pois existe toda uma estratégia mais abrangente.
Esse processo consiste em entregar aos potenciais clientes aquilo que eles realmente precisam e o que estão interessados. É dessa forma que conseguimos despertar o interesse deles e atraí-los para mais perto.
A geração de leads se baseia em ações que visam despertar o interesse de potenciais clientes durante toda a sua jornada de compra.
Isso porque desde o primeiro momento em que demonstraram algum tipo de interesse no que a marca vende, é estabelecida uma relação. Com isso, fica mais fácil obter informações e fechar uma compra.
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é um dos pilares nesse processo. É essa estratégia que atrai o público para o site ou blog, para que aí sejam gerados leads que possam ser convertidos em vendas futuras.
Dicas para gerar mais leads
Agora que você já sabe o que é lead, qual sua importância e por que as empresas, como uma de aluguel de som e iluminação devem gerá-los, vamos dar algumas dicas para você investir nessa prática. São elas:
1. Investir em buscas orgânicas
Os usuários pesquisam no Google tudo aquilo que desejam saber e se apegam aos primeiros resultados para terem suas dúvidas respondidas.
Para que o seu site ou blog tenha um bom tráfego, ou seja, um bom número de visitantes, é necessário fazer com que ele apareça entre os primeiro resultados de pesquisa, ou pelo menos, na primeira página.
Investir nas buscas orgânicas é a solução, e as estratégias em SEO são o caminho para ela. O Search Engine Optimization trata-se um conjunto de estratégias voltadas para a otimização de suas páginas na internet.
Dentre as suas práticas estão a escolha de boas palavras-chave, responsividade do site, conteúdo de qualidade, entre outras.
2. Criar uma boa página inicial
A página inicial é, geralmente, a primeira página que o visitante vai acessar, então ela precisa de atenção especial, pois vai determinar a primeira impressão que as pessoas terão do seu negócio.
Para se ter uma ideia de sua importância, empresas como uma montadora de stand promocional conseguiram aumentar em 50% a sua geração de leads, investindo em uma home bem estruturada.
Pequenas alterações podem fazer toda a diferença, por exemplo, disponibilizando uma lista com os melhores conteúdos publicados ou os mais visitados. Também é possível adicionar:
- Cases de sucesso;
- Fotografias e imagens;
- Pesquisas relacionadas;
- Entre outras opções.
É dessa forma que o visitante vai passar mais tempo na plataforma e poder acessar seus conteúdos, o que fará com que ele enxergue a sua marca como uma autoridade no assunto.
3. Usar as redes sociais
As redes sociais enriquecem a relação entre empresas e consumidores, e os tornam mais próximos.
Por exemplo, é uma excelente oportunidade para a marca responder a uma pergunta de um seguidor e sugerir que ele baixe um material mais aprofundado em seu site ou blog.
Você ainda pode compartilhar na linha do tempo links da landing page (página de aterrissagem) e do blog que mais geram conversões. Também é possível divulgar essas páginas na descrição do perfil das plataformas, como Facebook e Instagram.
4. Criar um formulário
Um formulário de contato é uma das estratégias mais simples e mais eficientes para empresas de qualquer tamanho e tipo, como no caso de um pequeno negócio de bolo caseiro artesanal.
Trata-se de um pequeno campo na página onde o visitante encontra para que ele possa inserir suas informações de contato.
O formulário pode estar presente em todas as páginas ou em apenas algumas, juntamente com uma boa chamada para ação (CTA), instigando o visitante a deixar o seu contato e receber materiais valiosos.
Contudo, é importante dizer que o formulário deve exigir poucas informações, como nome e e-mail, apenas.
Vantagens e resultados
O trabalho com os leads é muito vantajoso para qualquer tipo de negócio, como no caso de uma gráfica que faz cartão de visita colorido.
Em primeiro lugar, a produtividade da equipe de vendas aumenta muito, afinal, ela vai entrar em contato com pessoas que realmente estão interessadas na solução oferecida.
Além disso, o fluxo de vendas é muito mais facilitado e o tempo para concluir uma compra é muito menor. Em outras palavras, a taxa de conversão aumenta significativamente, principalmente quando os leads são bem qualificados.
A marca também consegue determinar melhor o seu perfil de cliente ideal, sabendo mais sobre sua localização, características e outras informações que ajudam a melhorar ainda mais as estratégias de atração.
Ademais, se uma gráfica de flyer digital trabalha continuamente com leads, ela se torna plenamente capaz de aprimorar suas soluções, tornando-as mais satisfatórias para sua persona.
O relacionamento com essas pessoas tende a se estreitar ao longo do funil de vendas. Isso acontece porque a empresa responde às suas perguntas, apresenta cases de sucesso, prova a sua autoridade e conquista a confiança delas.
Isso diminui as objeções de compra e possíveis rejeições, afinal, aquele potencial cliente está convivendo com a marca há um tempo.
Para que esse trabalho seja ainda melhor, a loja com a qual o lead pensa comprar o seu notebook novo pode investir em um software de automação de marketing.
Essas plataformas mostram quem exatamente é o seu lead, como fizeram contato, de onde vieram e outras informações valiosas para traçar o caminho das vendas.
Por fim, outra vantagem que impacta diretamente nos resultados e que não poderia ser deixada de lado é o fato de que as campanhas são mais bem mensuradas, visto que uma lista de leads traz muitas facilidades.
A mensuração garante uma comunicação mais eficiente e resultados melhores, portanto, as vendas acabam sendo facilitadas.
Conclusão
O trabalho com leads é uma necessidade para qualquer negócio que deseja aumentar os seus lucros. Além disso, é a maneira mais inteligente de conhecer o seu público e ainda se posicionar como autoridade naquilo que faz.
A geração de leads também faz com que seus potenciais clientes sintam que para a sua marca o interesse e as necessidades deles é o que realmente importa, o que a torna muito mais confiável e melhora sua credibilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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