Uma extensão de domínio é o código encontrado após o nome do seu site empresarial ou de pessoas físicas, uma vez que existem concorrentes que podem ter nomes similares, criando uma identificação em diferentes maneiras.
Um domínio na web significa, em outras palavras, o endereço de uma empresa no ambiente virtual, sendo também uma forma do negócio ser encontrado em uma simples pesquisa em buscadores como o Google, por parte de interessados em seus produtos ou serviços.
Existentes desde o início da internet, os domínios são maneiras de patentear um determinado endereço na web, para que, além de ser facilmente localizado, sua presença seja marcada como um nome único.
Assim como um papel timbrado empresa, o nome do domínio deve ter a identidade da corporação, e não conter apenas um nome ou números aleatórios, já que quanto melhor for a personalização, mais a marca crescerá em autoridade.
Por exemplo, uma empresa de manicure em casa deve sempre colocar alguma informação que facilite a procura de um cliente que pode não se lembrar do nome completo da empresa. Além de colocar o segmento, busque um domínio que identifique a marca.
Se uma empresa trabalha unicamente com licença ambiental ibama, e é conhecida por esse serviço, é interessante que o domínio venha trazendo essa informação de forma clara e concisa, para que o usuário rapidamente a identifique.
No entanto, muitas pessoas acabam passando por dificuldades na hora de registrar o domínio de sua plataforma, muito porque o nome escolhido já pode ter sido utilizado por uma outra empresa, impossibilitando-o por até um ano.
Esse é o tempo mínimo de um registro de domínio, podendo ser indefinido, no que depender do funcionamento e necessidade de uma empresa. Sem a disponibilidade do nome de registro, é impossível que outra pessoa utilize esse recurso.
No entanto, existe uma forma de utilizar o nome de sua empresa em um domínio ainda que ela não esteja disponível. Para isso, algumas pessoas recorrem a extensões de domínios, opções interessantes e válidas de registrar a sua plataforma.
Afinal, o que é extensão de domínio?
Para criar um domínio na internet, é necessário usar o famoso “.com” logo após o nome da sua empresa, que pode ser de catraca controle de acesso, por exemplo.
Dessa forma o site da sua marca será facilmente encontrado na internet, criando inúmeras possibilidades de crescimento.
No entanto, existem outras possibilidades de domínio fazendo o uso de extensões de domínio, que como o nome diz, são complementos dos domínios, utilizados para dar sentido àquele site, seja de modo geográfico ou por meio do segmento onde ele atua.
Logo, pessoas que não conseguiram registrar seus domínios apenas com o .com, ou seja, que não foram as primeiras a fazerem essa patenteação na internet, podem continuar utilizando seus nomes, só que desta vez com com a extensão desejada.
Por exemplo, um estúdio de gravação de áudio tem como plano criar um registro com o nome da empresa. Entretanto, ao verificarem nas plataformas de registros, perceberam que aquela identidade já estava sendo utilizada.
Por isso, escolheram a forma mais comum de extensão, que é a de geolocalização, que são as Country Code Top-Level Domain (ccTLD).
Desta maneira, uma plataforma pode identificar seus site tanto pelo nome quanto pelo lugar onde atua, colocando em seguida ao “.com” a sigla do país ou cidade de onde fala.
É o caso de uma empresa de uniforme de limpeza que atua no Brasil e não conseguiu fazer seus registro de domínio, já que outra empresa, em outro lugar do mundo, também leva o mesmo nome como identidade de marca.
Assim, a empresa pode utilizar a extensão .br para complementar o registro, e assim, concretizar o domínio sem maiores problemas. Ainda que o registro seja similar a outro já existente, a empresa consegue colocar em prática sua identificação na web.
O mesmo serve para estados e cidades dentro de um país. Os domínios podem ser específicos quanto a localização exata de onde atuam. Essa técnica é quase sempre utilizada por órgãos e instituições públicas da nação.
Vantagens de ter uma extensão
Além de possibilitar o registro do nome escolhido por uma empresa, no caso do domínio desejado já pertencer a outro site, as extensões de domínio também podem ser utilizadas com a vantagem de direcionar links para o site correto.
Por exemplo, uma empresa que desenvolve projeto data center possui um nome incomum, e quase sempre é confundida no mercado por seus clientes e fornecedores, por outro nome, o que nem sempre é uma situação tranquila.
Com o uso de extensões, torna-se possível desenvolver outros nomes atrelados ao domínio principal, trazendo informações que identifiquem melhor nos buscadores sobre o que se trata aquele negócio, facilitando as pesquisas e o ramo de atuação daquela empresa.
Alguns estabelecimentos também costumam utilizar extensões de cidades e estados para complementar as buscas por suas plataformas, já que é habitual que as pessoas esqueçam que um domínio pode contar apenas com “.com” e acabam indo para outro site concorrente.
Além de proteger a marca, evitando que outras pessoas comprem esses domínios com extensões próximas a de uma empresa, ainda permite a regionalização do lugar, o que abre mais possibilidades de descobrimento, como um ponto de motoboy urgente.
Outros tipos de extensões
Além das extensões relacionadas à regionalização de um lugar, existem aquelas que afirmam exatamente o que uma determinada empresa trabalha, como as GTLD, ou Generic Top-Level Domain, formadas por mais de duas letras.
Seu objetivo é aproximar as chances de localização em buscadores e até mesmo nas pesquisas diretas feitas no navegador. Elas podem falar sobre:
- Um tipo de trabalho;
- Uma área de entendimento;
- Tipos de entretenimento;
- Métodos de trabalho.
A melhor opção para cada empresa depende de sua especificação. Por isso, antes de criar um site para divulgar seus produtos de main power e registrar o seu domínio, tenha a plena certeza de que aquela é a melhor opção para você.
Conheça abaixo algumas das mais conhecidas extensões:
.club
Essa é uma ótima opção para marcas com a ideia de juntar pessoas em um lugar, tal como um clube. A extensão tem uma ideia mais divertida e descontraída, logo, deve ser essa a pretensão do site ao utilizá-la, para conseguir alcançar esse segmento.
.info
Info é uma extensão que rapidamente remete à informação para o usuário. Dessa maneira, é interessante que seja utilizada por empresas de mídias, notícias ou que trabalham coletando e organizando informações relevantes e necessárias.
.live
A extensão live tem sido bastante requisitada nos últimos anos, com a ampliação de canais e plataformas que fazem transmissões ao vivo. Além disso, é uma boa escolha para plataformas de streaming, sites de TV e educação à distância, além de mídias online.
.moda
Essa extensão é recomendada para profissionais e empresas ligadas à indústria da moda, tais como designers, confecções, marcas, lojas de roupas, entre outros.
.site
Quanto estiver sem opção de domínio com o nome desejado, a extensão .site é uma ótima maneira de camuflar essa falta, ainda que o primeiro nome tenha uma concorrência direta. Essa é uma forma interessante, já que todas as plataformas também são sites.
.tech
Muitas companhias de tecnologia da informação, bem como startups e empresas que produzem softwares escolhem essa extensão, como forma de informar prontamente para que serve ou é destinado um determinado site no ambiente virtual.
.store
Store, que significa loja em inglês, é uma forma de lojas físicas ou e-commerces destinarem as vendas de suas empresas para plataformas personalizadas mais próximas daquilo que a empresa prega como identitária.
.studio
O .studio é uma boa escolha para qualquer tipo de negócio envolvido com arte, fotografias, cinema, música e outras áreas deste segmento. A palavra em si já remete a um lugar de exposição de criações, e traz um conforto maior para quem se interessa por essa área.
.video
Essa também é uma boa opção para emissores de televisão, streamings e canais que falam sobre assuntos diversos, já que a própria palavra da extensão já traz esse significado de longe. É uma boa opção para que o site seja facilmente encontrado.
.tv
Muitas emissoras de televisão têm incorporado seus conteúdos na internet, não apenas como uma forma de acervo, mas também em formatos ao vivo, trazendo uma opção para o espectador que prefere assistir o conteúdo por um dispositivo eletrônico.
Conclusão
As extensões de domínio são ótimas opções para a proteção de marca e contorno em problemáticas de registro de domínio, afinal, disponibiliza inúmeras opções para cada tipo de segmento, atuação e até mesmo área de trabalho.
Por isso, sempre que puder, utilize uma extensão de domínio diferenciada para demonstrar maior identificação para o seu trabalho, assim como para auxiliar as pessoas que procuram pela sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários