Auditoria logística: o que é e como fazê-la


A auditoria logística é um importante procedimento dentro das empresas. Existem muitos fatores que podem interferir no desempenho de uma frota, como treinamento, estado dos veículos e a gestão de custos.

Contudo, a logística da frota também influencia, em muito, nos resultados que ela apresenta, por isso, sua auditoria nunca deve ser negligenciada.

Imagine, por exemplo, enfrentar constantes atrasos na entrega dos pedidos de seus clientes porque a logística da frota não funciona ou porque simplesmente os produtos solicitados não constavam no estoque.

Situações como essas, apesar de comuns, não podem acontecer, principalmente, no caso de empresas que querem alcançar a excelência de seus serviços.

É importante se atentar ao desempenho logístico da organização para que todos os processos que dependem dele não sejam afetados. E com certeza, muitas coisas estão atreladas à logística.

Para garantir que tudo esteja em ordem e que os processos corram bem, é imprescindível investir em auditorias, mas muitos profissionais têm dúvidas quanto a isso.

Portanto, neste artigo, vamos explicar o que é auditoria logística, seu objetivo, importância, como deve ser feita e quais são seus benefícios. Portanto, leia até o final.  

O que é auditoria logística?

Uma empresa de transportes e muitas outras precisam lidar com a logística de seus processos, pois é isso que vai garantir a qualidade de todas as tarefas realizadas, como estoque, rastreio e entrega de produtos.

Só que não adianta implementar uma estratégia logística se ela não for acompanhada, pois fica difícil garantir a eficiência de processos, como:

  • Métodos de distribuição;
  • Controle de estoque;
  • Manutenção;
  • Controle de frota.

Em vista disso, podemos definir auditoria logística como um processo operacional usado por empresas dos mais variados ramos de atuação, como uma de qualificação de instalação operação e desempenho.

Ele interfere diretamente em todas as etapas logísticas, como frete e desempenho de frota. Quando realizado, a organização consegue reduzir custos que podem impactar negativamente em sua saúde financeira.

Trata-se de um controle periódico que levanta informações precisas e as coloca à disposição da empresa. Isso diminui a ocorrência de erros e ajuda nos momentos de tomada de decisão.

Por exemplo, se o objetivo é reduzir os gastos com combustível, a empresa precisa saber de que maneira fazer isso, sem comprometer a eficiência das entregas.

A auditoria logística identifica divergências e deficiências que podem ser causadas por inúmeros motivos, como duplicidade de pagamentos, erro no preenchimento de dados e documentos duplicados, por exemplo.

Se, por exemplo, uma empresa de locação de empilhadeira usada identifica esses pormenores, consegue realizar os ajustes necessários no que diz respeito aos aspectos fiscais e judiciais, evitando maiores complicações.

Exemplo disso é quando uma organização cobra por um serviço que não foi prestado, mas por meio da auditoria logística, ela consegue saber quando isso aconteceu e o que provocou. Com isso, encontra maneiras de solucionar o problema.

Dentre as principais atividades que fazem parte da logística e que são mais comuns dentro das corporações, podemos citar:

  • Mapeamento;
  • Armazenagem;
  • Suporte administrativo;
  • Transporte e entrega;
  • Processos de descarga.

Com base nessas informações, podemos concluir que a auditoria logística é fundamental para garantir a qualidade e o sucesso dos processos logísticos de uma companhia.

Como fazer uma boa auditoria logística?

Uma empresa de automação hidráulica industrial ou qualquer outra precisa seguir alguns critérios para fazer uma boa auditoria logística.

Por exemplo, é necessário determinar a eficácia dos objetivos propostos, e também definir quais são as preferências e requisitos dos clientes, para que sirvam como metas.

A corporação deve fazer uma análise de seus processos logísticos em andamento atualmente e detalhar cada um deles. 

Os dados logísticos atuais também devem ser analisados, bem como identificar as iniciativas e os programas.

Sendo assim, alguns projetos devem ser priorizados, para depois analisar, desenvolver e implementar o planejamento. Depois disso, seu desempenho deve ser avaliado e as devidas melhorias aplicadas.

Assim, uma fabricante de cartão de ponto, por exemplo, saberá quais são as questões mais importantes para a auditoria, para aí sim estabelecer as variáveis críticas.

Essas variáveis podem ser quantitativas ou qualitativas e é necessário entender as diferenças entre elas.

As quantitativas são usadas para estabelecer regras quanto à realização de auditorias em processos existentes. Elas também simulam situações para que a empresa consiga entender sua capacidade em atender às demandas do mercado.

São medidas numericamente para que sejam comparadas aos processos presentes ou futuros. Elas são classificadas em quatro categorias, sendo taxa de transferência de demanda, análise de custos, análise de utilização e serviço.

A taxa de transferência de demanda diz respeito à capacidade do sistema usado pela empresa, como uma fabricante de estrutura de galpão, para que ele se ajuste aos objetivos da companhia.

O serviço diz respeito às ações necessárias para que os pedidos dos clientes sejam atendidos da melhor forma e de maneira mais eficiente do que a concorrência.

Para isso, é necessário que a corporação tenha foco em seus processos operacionais para que eles possam garantir todos os direitos dos clientes, que são:

  • Tempo e entrada do pedido;
  • Satisfação do cliente;
  • Taxa de atendimento do pedido;
  • Precisão no registro de pedido;
  • Solução eficaz de problemas;
  • Acompanhamento e rastreio do produto.

A análise de custos, por sua vez, estabelece e identifica os custos do atendimento ao cliente, para que seja possível compreender suas variações.

Por fim, a análise de utilização está relacionada à utilização de recursos, e para ser calculada é necessário ter informações relacionadas à capacidade das unidades de produção, equipamento empregado, dentre outras.

As variáveis quantitativas, por sua vez, concretizam tudo o que foi planejado e estabelecido pela empresa.

Para isso, é necessário entrevistar os gestores e chefes de departamento, pois assim fica mais fácil saber como a companhia, como no caso de uma entrega expressa transportadora, funciona.

Dessa forma, as melhorias são implantadas e há uma maior redução de custos. E algumas das principais variáveis qualitativas são planos de distribuição, mix de produtos, armazenamento, projetos de marketing, planos de terceirização, dentre outros.

Benefícios e resultados

Agora que você já sabe como fazer a auditoria logística, vamos falar um pouco sobre seus benefícios e quais resultados pode trazer para a empresa.

Em primeiro lugar, o sucesso dos processos está garantido. Isso porque os serviços prestados, sejam estes com frota de caminhoneiros ou qualquer outro, aos seus clientes, terão mais qualidade.

No caso das frotas, é possível roteirizá-las e acompanhá-las, além de reduzir custos com manutenção corretiva. Como resultado, a empresa terá uma cartela de clientes mais satisfeitos que voltam a fazer negócio.

Os processos logísticos da companhia, como no caso daquelas que fazem controle de bens patrimoniais, são feitos com base em um ponto de vista estratégico.  

Isso é o suficiente para que a organização conquiste um grande diferencial, destacando-a da concorrência.

Portanto, os problemas do cotidiano são facilmente identificados, o que ajuda a avaliar se o sistema adotado é compatível com as demandas do mercado e se os custos estão competitivos.

Com esses dados em mãos, a empresa pode lançar mão de estratégias e soluções focadas na melhoria do seu desempenho logístico, no que diz respeito aos mais variados processos.

Por fim, outro benefício que se reflete diretamente nos resultados é o levantamento de dados precisos. Por exemplo, se uma fabricante de etiqueta adesiva grande está fazendo um planejamento para o próximo ano, deve considerar diversos aspectos.

Precisa levar em conta o seu orçamento, compra de veículos, necessidade de contratação, como pode expandir-se dentre outras informações.

A auditoria identifica possíveis carências nesses processos e mostra quais são os números que os envolvem. Com isso, é possível traçar parâmetros precisos no que diz respeito aos investimentos e com isso garantir melhorias para a empresa.

Conclusão

Sem dúvidas, você quer que sua empresa cresça, sem abrir mão da qualidade dos serviços e produtos. Aliás, não tem como crescer sem pensar em qualidade, pois ela reflete diretamente na satisfação dos seus clientes.

Ter uma boa logística é o primeiro passo para garantir o bom andamento dos processos diários da organização. Mas, sem seu devido monitoramento, todos os esforços podem ser perdidos.

A auditoria faz exatamente isso, ela garante que todos os processos logísticos de uma corporação estejam bem encaminhados e trazendo bons retornos.

Esse trabalho pode ser feito pelos profissionais da sua empresa ou por meio de uma empresa especializada. Isso fica a seu critério. No entanto, não pode ser negligenciado ou adiado.

Com as informações que demos aqui, temos certeza de que a sua empresa fará uma boa auditoria logística e garantirá o sucesso de todas as suas operações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


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