Armazenagem flow rack: tudo sobre o tema


Para quem não conhece a armazenagem flow rack, essa é uma estratégia muito usada no âmbito da logística, tendo como principal objetivo facilitar o gerenciamento de estoque e o transporte das mercadorias.

No artigo de hoje, separamos um pouco mais sobre o tema desse tipo de armazenagem, assim como, a melhor forma de aplicá-la no seu negócio. 

O que é a armazenagem flow rack?

O sistema de armazenagem flow rack é usado para estocagem manual de caixas, especialmente de plástico, atuando em conjunto com linhas de transportadores para produções embalados para expedição.


É um tipo de gerenciamento muito usado em depósito de material de construção, já que a montagem é feita por pistas com rodízios plásticos inclinados, onde as caixas são colocadas em sequência. Isso evita o esmagamento de peças e outros problemas.


A armazenagem flow rack trabalha no sistema FIFO (First In, First Out), ou seja, “primeiro que entra é o primeiro que sai”, expedindo as caixas de embalagens que chegam primeiro nas linhas dos transportadores.


Esse tipo de armazenamento logístico é extremamente dinâmico, sendo recomendado para a rotação de pequenos volumes, como seleção e controle de produtos fracionados.


Normalmente, a armazenagem flow rack utiliza a ação da gravidade, o que permite a fácil reposição e manuseio das mercadorias. Para a sustentação, aplicam-se módulos de porta paletes ou estruturas em cantoneira.

Quais são as principais características desse sistema?

Para que a armazenagem flow rack seja implementada com sucesso, é necessário adaptar a área de estoque. Inclusive, recomenda-se avisar a construtora de galpões, caso você decida usar esse tipo de sistema.


O local deve ser capaz de receber prateleiras com mobilidade para que a armazenagem funcione. 


Além disso, se possível, pode-se reestruturar o espaço com estruturas fixas mais inteligentes, como um porta pallet.


A parte superior da armazenagem é usada para cargas mais pesadas e paletizadas, o que ajuda a tornar a logística mais ágil e facilitar a separação dos pedidos. Já a parte inferior se mantém exclusiva para o picking manual e com cargas mais leves.


Para a organização das mercadorias, recomenda-se ter um elevador de carga industrial, visto que os itens mais pesados devem ser suspensos e paletizados.


Os planos de carregamento do sistema são instalados diretamente em trilhos de alumínio estruturados, com rodízios de polipropileno, com sustentação por eixos de aço galvanizado. 


Isso torna a capacidade de carga muito alta, com forte resistência, mesmo aos materiais pesados.


Além disso, a plataforma flow rack possui regulagem dos espaços, em diferentes tamanhos, com possibilidade de adaptação conforme a carga.


Recomenda-se utilizar a chapa de aço 3mm, já que o material tem grande resistência e durabilidade. Assim, o sistema será muito mais seguro e eficiente.

Como funciona o sistema flow rack?

O funcionamento do sistema flow rack é bastante simples. 


Assim que o material entra no estoque, ele é direcionado para o armazenamento, sendo encaminhado para uma prateleira específica, que já está separada em uma única seção. Em seguida, o produto é distribuído e endereçado no sistema flow rack. 


Visto que a armazenagem é montada em uma estrutura inclinada, cada uma das peças desliza até outro ponto, formando uma fila à disposição do operador.


No momento em que o insumo é retirado, o produto seguinte assume o lugar do item anterior, ou seja, é um processo contínuo e em cadeia.


Um dos grandes pontos positivos do sistema de armazenagem flow rack é a organização dos produtos. Isso quer dizer que a localização e o uso das mercadorias é muito mais simples em comparação com outros processos logísticos.


Por meio do flow rack, o giro dos produtos é automatizado por intermédio de um sistema rápido, simples e efetivo.


Além disso, grande parte dos centros de estocagem podem se beneficiar com o sistema flow rack. Não é à toa que esse tipo de armazenagem cresceu muito nos últimos anos, sendo considerado um dos melhores e mais eficientes processos de logística.


No sistema de armazenagem flow rack, os produtos são estocados na parte traseira da estrutura e se movem na direção do picking na parte frontal da prateleira. 


É importante lembrar que todo o conjunto de estoque é levemente inclinado, onde são montados os trilhos com roletes.


Após a remoção da Caixa na estação de picking, a próxima caixa é trazida pela ação da gravidade até a parte frontal de operação.

Quais são as principais vantagens da armazenagem flow rack?

O sistema de armazenagem flow rack permite a otimização das operações manuais, visto que os operadores têm à sua disposição todos os materiais que serão distribuídos, sem a necessidade de se locomover ao longo dos estoques.


Aliás, esse tipo de organização contribui para diminuir as atividades burocráticas, já que os funcionários não precisam se preocupar com o aluguel de empilhadeira para andar ao longo do espaço para procurar produtos.


Sendo assim, há muitas vantagens em optar pela armazenagem flow rack. Entre elas, destacam-se:

Maior eficiência de expedição dos produtos

A localização das mercadorias, separação dos produtos e embalagem dos artigos são processos mais eficientes quando realizados automaticamente. 


Isso significa que todos os itens são alocados em uma ponta do sistema e movidos diretamente para a área de destino.


Com esse tipo de automação pneumática industrial, é possível ter um melhor desempenho na expedição dos produtos, já que os operadores não perdem tempo procurando as mercadorias estocadas ou mesmo separando-as. Desse modo, a tendência é que a operação seja otimizada.

Segurança e integridade das mercadorias

Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas é a avaria dos produtos. No entanto, os defeitos são, em geral, causados pela movimentação interna, seja pelas máquinas, empilhadeiras ou, até mesmo, pelas equipes.


Todavia, com o armazenamento flow rack, é possível diminuir os danos causados às mercadorias, pois toda a estrutura do sistema, com a presença de uma plataforma resistente, com conexão hidráulica e rodízios, evita colisões e quedas.


Dessa forma, com maior segurança das mercadorias, a sua empresa só tem a ganhar, uma vez que:


  • Há uma redução de custos;
  • Os clientes ficam mais satisfeitos;
  • Contribui com a reputação do negócio;
  • Evita gastos desnecessários.

Por esse motivo, as empresas buscam cada vez mais implementar um sistema logístico seguro e confiável.

Ajuda no abastecimento das linhas de produção

Com o armazenamento flow rack, os materiais e produtos deslizam de forma ordenada, garantindo que a produção receba todos os insumos necessários, conforme a demanda. 


Desse modo, não há interrupção das tarefas produtivas, ou mesmo atrasos.


Inclusive, o sistema pode contar com ferramentas que agilizam ainda mais a produção, como um braço robótico industrial que separa os produtos automaticamente.

Processos de entrada e saída separados

Em muitos setores de estocagem, o recebimento e a separação de materiais ocorrem ao mesmo tempo. 


Com isso, os colaboradores têm mais trabalho para distribuir os produtos, o que demanda maior tempo e reduz a eficiência de operação.


Aliás, todo esse trabalho pode ter um efeito negativo na empresa, atrasando o envio das mercadorias ou prejudicando os processos produtivos.


Entretanto, na armazenagem flow rack isso não acontece, já que a entrada de mercadorias no estoque é feita de um lado e o picking de outro. Assim, ambas as operações são realizadas simultaneamente, mas sem interrupções.


Em vista disso, as atividades produtivas da empresa não param e os colaboradores podem continuar operando continuamente, sem correr riscos de atrasos.

Diminuição do tempo de trabalho

Já que o sistema de armazenamento flow rack é praticamente automatizado em todas as suas etapas, o tempo de trabalho logístico é muito menor, em comparação com outras atividades de estocagem. Desse modo, é possível otimizar a produção da sua empresa com o sistema flow rack. 


Assim sendo, os colaboradores podem se dedicar às demais atividades da empresa, deixando a etapa logística muito mais simples, sem ocupar tanto tempo do itinerário dos funcionários.


Em um mercado que privilegia cada vez mais a otimização do tempo e a produção ágil, o armazenamento flow rack aparece como uma alternativa muito viável para grande parte das empresas que desejam se destacar e obter sucesso.

Conclusão

Portanto, para quem não possuía muito conhecimento sobre essa ferramenta e também para quem já conhece esse processo de estocagem, fica assim mais evidente seus benefícios. 


Isto posto, você poderá ter um sistema de armazenagem muito mais seguro, eficiente, rápido além de poder reduzir os custos logísticos.


Por esse motivo, vale a pena elaborar um planejamento assertivo para construção de um sistema de armazenamento flow rack no seu espaço de estocagem, visando assim ganhos muito mais significativos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários