Soft Skills: o que são e como aperfeiçoá-las


O conceito de Soft Skills tem sido cada vez mais utilizado no mercado de trabalho. Isso porque todos os dias novas técnicas e ferramentas de análise surgem, cada uma com especificidades importantes para a avaliação profissional.

Em uma empresa de manutenção hospitalar, não basta saber o ofício que está sendo trabalhado; é preciso ter empatia e entender as necessidades do próximo para conseguir realizar um bom trabalho.

O que até pouco tempo atrás era considerado um grande diferencial em seu histórico, hoje em dia já não apresenta mais a mesma relevância.

Por exemplo, enquanto no passado não se exigia uma grande especialização em uma área de atuação, atualmente as empresas buscam profissionais cada vez mais integrados a uma linha de ação.

Não basta mais ter uma graduação e especializações acadêmicas para conquistar espaço no mercado de trabalho, embora estes valores ainda sejam importantes e levados em conta.

Hoje em dia, existem uma série de pequenos detalhes que podem fazer a diferença para sua contratação em uma empresas de pintura industrial ou qualquer outro negócio. Acompanhe o texto para saber mais sobre este assunto.

O que são as Soft Skills?

O termo, que significa “habilidades interpessoais” consiste no conjunto de características que envolve elementos do histórico de personalidade e comportamento no campo profissional.

Elas são representadas por aptidões sociais, emocionais e mentais, sendo habilidades muito particulares, uma vez que surgem de acordo com uma série de fatores como:

  • Cultura do indivíduo;

  • Criação;

  • Educação escolar e acadêmica;

  • Experiências anteriores.

Elas se diferenciam das Hard Skills porque não levam em primeiro ponto as técnicas acrescentadas no currículo.

Enquanto estas habilidades são ensinadas através do estudo e capacitação, as Soft Skills estão diretamente ligadas ao relacionamento interpessoal, sendo muito difícil mensurar e qualificar sua capacidade.

Exercitar uma competência técnica é muito mais simples, uma vez que basta você compreender o que está sendo solicitado e realizar a tarefa de forma adequada. 

Esse tipo de conhecimento pode ser adquirido através de estudos, e aprimorado com a frequência de uso.

Muitas pessoas estão mais preocupadas com a formação acadêmica do que com a inteligência emocional, o que acaba sendo um problema para o mercado a longo prazo.

Inclusive, alguns indivíduos preferem o conceito de sala comercial compartilhada justamente para explorar suas habilidades interpessoais e de inteligência emocional ao lidar com outras pessoas.

Uma vez que a maioria das empresas exigia Hard Skills de jovens, eles acabaram deixando de lado pontos importantes e necessários para um melhor desenvolvimento pessoal.

Isso porque os Soft Skills acabam auxiliando muito mais do que apenas a inteligência emocional. Esse grupo de habilidades inclui foco, um maior engajamento, motivação e até mesmo o aumento da produtividade.

Pensando nisso, diversas pessoas estão começando a adaptar seus padrões para incluir as Soft Skills em suas rotinas. Estas acabaram se tornando um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo, permitindo que profissionais consigam se destacar.

Quais são os principais elementos das Soft Skills?

Atualmente, o mercado sofre com a escassez de habilidades deste tipo, o que gera uma série de problemas para as empresas. Por isso, cada vez mais os profissionais com Soft Skills têm se destacado e conseguido novas e excelentes oportunidades.

Isso porque existem alguns fatores fundamentais para a saúde da empresa que podem ser otimizados com as Soft Skills, desenvolvidos em cada colaborador para atingir um resultado mais positivo, sendo os principais:

1 - Boa comunicação

Se comunicar bem é uma das principais vantagens que uma pessoa pode ter, e isso extrapola o cenário profissional. Sempre que duas pessoas ou mais estão interagindo, é importante que todos se façam entender e que a mensagem seja transmitida corretamente.

Em um espaço de coworking, por exemplo, você pode explorar diversas formas de comunicação ao encontrar diferentes profissionais em um mesmo ambiente.

Quando algum destes elementos está em desacordo, ocorrem mal-entendidos e em um ambiente corporativo isso pode representar um trabalho executado de forma incorreta, o que pode gerar um grande prejuízo.

Por isso, quanto melhor você conseguir realizar um diálogo, maiores as chances de a mensagem ser recebida e compreendida corretamente. Esse é o tipo básico de função que qualquer pessoa em um cargo de gestão precisa ter.

Isso não é limitado a pessoas em cargos de gestão ou que almejam tal função. É fundamental que todos na empresa compreendam os benefícios de se conectar. 

Isso não significa que a pessoa precisa ser excelente em oratória ou mesmo confortável em falar na frente do público.

Ter um notebook novo é um ótimo meio de começar seu trabalho, mas o grande diferencial ainda está na interação que você tem com seus companheiros de trabalho.

É um excelente passo para melhorar a produtividade e compreender como auxiliar seus colegas a desenvolverem um trabalho ainda melhor.

2 - Colaboração

Esta Soft Skill é inteiramente dependente da anterior, uma vez que a comunicação é fundamental para conseguir explorar os benefícios da colaboração. Uma pessoa hábil em colaborar consegue extrair o melhor de sua equipe.

Através do incentivo ao trabalho em conjunto, é possível ampliar a produtividade da empresa, com cada funcionário utilizando suas capacidades e pontos fortes como um contraponto para auxiliar os outros colegas, gerando uma força de trabalho muito mais forte.

Cada pessoa possui um grupo de habilidades na qual é particularmente bom. A colaboração permite que cada um consiga demonstrar seus pontos positivos e auxiliar os colegas para conquistar melhores resultados, conseguindo uma produtividade muito melhor.

Algumas atividades de colégio particular já tem adaptado desde uma idade jovem a exploração desses conceitos para conseguir facilitar o processo de descoberta.

3 - Relacionamentos interpessoais

Uma empresa é feita de pessoas, e durante a maior parte do tempo, você precisa interligar o trabalho de diversas pessoas em áreas e equipes diferentes para conseguir alcançar os objetivos de sua companhia.

Por isso, saber se relacionar com outros colegas e profissionais é fundamental, principalmente em momentos onde a interligação do trabalho é necessária para conseguir resultados melhores.

4 - Equilíbrio

É comum na vida de qualquer profissional que, eventualmente, ele passe por momentos mais intensos. A aproximação de um deadline, um cliente estressado ou feedback negativo são todos exemplos de como isso pode acontecer.

No momento em que você usa o cartão de ponto e está oficialmente trabalhando, deixe mágoas e irritabilidade para trás. É interessante ser o mais profissional possível.

A capacidade de lidar com esses elementos intensos e de trabalhar sob pressão são benefícios de uma boa utilização das suas Soft Skills.

Equilíbrio emocional é fundamental para conseguir impedir que essas situações afetem seu rendimento ou até mesmo seu comportamento no trabalho.

5 - Adaptação e flexibilidade

Com um mercado cada vez mais mutável e competitivo, ficar parado em um só lugar já não é mais funcional.

A cada dia, surgem novidades tanto em tecnologia quanto em conceitos de trabalho em cada companhia, sendo necessário ser capaz de se adaptar a essas mudanças para manter-se relevante.

Portanto, desenvolver suas habilidades de adaptação e de flexibilidade é fundamental, uma vez que você precisa estar sempre pronto para qualquer tipo de situação que se apresente em seu trabalho.

Um gestor deve ser focado em identificar essa capacidade, para conseguir explorar junto à sua equipe o melhor possível.

As Soft Skills na vida dos profissionais

Pode parecer desafiador, mas buscar um aprimoramento de suas habilidades emocionais pode ser um excelente meio de se desenvolver profissional e pessoalmente. Existem diversas formas de realizar esse tipo de ação, mas é importante lembrar que o foco é você.

Reconheça seus potenciais. Perceba os elementos que você consegue lidar melhor e como utilizá-los para conseguir explorar suas habilidades emocionais. Esse tipo de ação pode acabar melhorando não só sua rotina profissional, mas também sua rotina diária.

Você também pode reconhecer potenciais de colegas que queiram desenvolver melhor suas Soft Skills. Entretanto, atente-se aos colegas que de fato estão dispostos a mudar e que estão engajados.

Quando existe a possibilidade de dialogar a respeito de seu desenvolvimento, você consegue enxergar detalhes que antes passariam despercebidos. Por isso, os feedbacks são de extrema importância para a sua inteligência emocional.

Uma pessoa com o crachá de empresa é igual a você, independente do cargo que ocupa. Então, receber um feedback é entender que alguém se preocupa com sua carreira e quer vê-la decolar.

Essa troca de informações acaba detectando pontos que poderiam não ter sido identificados em sua autoavaliação, permitindo que você consiga melhorar ainda mais, assim como quais destas habilidades precisam de uma atenção maior.

Considerações finais

As Soft Skills são habilidades que a maioria das pessoas ainda enxerga como qualidade pessoal, mas tem cada vez mais sido requisitadas por empresas, por conta de sua funcionalidade no mundo corporativo.

Hoje em dia, ter conhecimento técnico e acadêmico não é mais tudo que um profissional precisa. Por isso, trabalhar esse tipo de ferramenta dentro de si é essencial, e algumas empresas até mesmo esperam por esse tipo de evolução.

Procure melhorias sempre que possível, para conseguir um maior destaque no mercado de trabalho e para desenvolver melhor suas habilidades pessoais, tornando-se um profissional ainda mais completo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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