Logística Integrada: saiba tudo sobre o tema



Nos últimos anos, o setor da logística passou por intensas transformações, sobretudo com a busca maior de produtos e o avanço da tecnologia. Nesse sentido, foi necessário buscar alternativas para reduzir os custos e otimizar os processos.

Dentro desse contexto, surge a logística integrada, uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço nos dias de hoje, em diferentes segmentos comerciais. 


Ou seja, ela pode ser usada para envio de produtos de higiene pessoal atacado, bem como outras mercadorias.


No artigo de hoje, saiba tudo sobre o tema e conheça mais sobre a logística integrada. Acompanhe a leitura!

O que é a logística integrada?

Como o próprio nome já diz, a logística integrada consiste em um sistema que liga todo o processo logístico, desde o fornecimento da matéria-prima até o seu destino rumo ao consumidor final.


Isso só é possível por meio de softwares inteligentes de automação, que controlam o fluxo logístico e coordenam as atividades de armazenamento, catalogação e envio.


Sendo assim, é possível ter informações precisas sobre a locação de espaço comercial onde os produtos estão armazenados, assim como dados do trajeto, segurança da mercadoria e outros pontos importantes.


Porém, para que a logística integrada funcione, é preciso que um setor específico fique responsável pelo planejamento, implementação e controle de todas as etapas. Desse modo, tem-se um processo assertivo, simples e ágil.


Como consequência, o consumidor tem uma experiência de envio muito positiva, o que contribui com a reputação do seu negócio no mercado.


Afinal de contas, os clientes vão confiar muito mais em uma empresa que entrega um notebook para escritório com segurança, rapidez e eficiência, do que em um empreendimento que mal sabe onde o produto está (ou demore muito para enviá-lo).

Quais são os principais processos da logística integrada?

A logística integrada conta com três processos principais: a administração dos materiais, a movimentação dos produtos e a distribuição das mercadorias. Cada uma dessas etapas deve garantir a eficiência em suas atividades, pois elas são interdependentes.


A seguir, conheça as especificações dos principais processos da logística integrada.

Administração dos materiais

A administração dos materiais é uma atividade diretamente relacionada com a compra e o fluxo dos insumos, incluindo a negociação de compra, o transporte e o armazenamento.


Nesse sentido, é possível incluir a contratação de uma empresa de galpão pré moldado para a estocagem dos produtos, bem como os custos de operacionalização para a compra de matéria-prima.


Aqui, é importante que os gestores tenham bons vínculos com fornecedores, já que a comunicação é um dos pontos-chave para o sucesso logístico.

Movimentação dos produtos

A movimentação de produtos é a atividade que garante o abastecimento eficiente dos insumos na linha de produção. O objetivo é evitar falhas, garantindo que o processo seja eficiente e evite desperdícios.


Ou seja, a intenção é integrar a área produtiva da empresa. Portanto, é necessário ter controle sobre o uso da matéria-prima e verificar se todos os equipamentos estão em pleno funcionamento, ou é preciso fazer a manutenção impressora a laser, por exemplo.

Distribuição das mercadorias

Depois que são produzidos, é o momento de enviar os produtos até o consumidor final - e a maneira em que este processo é conduzido tem uma influência direta nos resultados da sua empresa e na reputação da marca.


Sendo assim, é importante que a distribuição seja eficiente, com baixo custo e atenda às expectativas do consumidor. Isso vale para todos os produtos, seja um vinho para lembrança ou mercadorias mais caras.


Por isso, o trabalho do software é imprescindível, uma vez que ele irá fornecer as informações completas para garantir a qualidade, agilidade e satisfação do cliente na distribuição dos produtos na última fase do processo logístico.

Quais as principais vantagens da logística integrada?

Como vimos, a logística integrada envolve diferentes departamentos da empresa. Embora conte com um gestor responsável, a ideia é acompanhar o desenvolvimento das diversas atividades produtivas, assegurando a qualidade e agilidade de envio até o consumidor final.


No entanto, esse processo oferece muitas outras vantagens, incluindo:

1 - Maior agilidade nos processos

Ao aplicar a logística integrada, é possível melhorar a comunicação entre os diversos setores da empresa. Com isso, as atividades ficam mais rápidas e as tomadas de decisão mais assertivas, diminuindo o tempo ocioso e aumentando a qualidade dos serviços.


Importante ressaltar que a integração oferece uma previsibilidade das etapas e, dessa forma, dá para adaptar as rotinas de maneira muito mais rápida.


Afinal de contas, se uma empresa de segurança para festas sabe que alguns recursos estão em atraso, ela pode tomar as medidas possíveis para não comprometer o seu trabalho, evitando erros.


Ou seja, a logística reversa contribui para que todos os processos tenham uma rotina de fluxo contínuo, evitando interrupções por falta de dados, ou ausência de sincronia entre os departamentos envolvidos.

2 - Favorece a competitividade

Os negócios que optam pela logística integrada têm uma grande vantagem competitiva, em vista do uso das tecnologias de gestão, bons transportes, entre outros elementos que favorecem a qualidade das atividades.


Além disso, os próprios consumidores passam a valorizar mais as empresas que dispõem de tecnologias eficientes de gerenciamento. 


Na prática, esses recursos oferecem maior agilidade, confiabilidade e eficiência, o que são pontos extremamente vantajosos para os empreendimentos.

3 - Melhora o desempenho da empresa

Ao incorporar setores à cadeia logística, é possível ter uma gestão menos complexa. Isso porque o gestor acaba tendo um controle maior de todos os dados, sabendo praticamente tudo o que ocorre na empresa.


Ou seja, é possível acompanhar desde a fabricação da pulseira berloque completa até o envio ao consumidor final. Com isso, a tomada de decisões é facilitada, bem como o desempenho da empresa.

4 - Maior eficácia dos processos

Como podemos perceber, a logística integrada garante uma organização muito mais eficiente para a sua empresa, ao mesmo tempo em que promove a agilidade dos processos logísticos, coordenando as atividades de maneira síncrona e otimizada.


Sendo assim, alguns benefícios da integração são:


  • Maior confiabilidade das informações;
  • Diminuição de custos desnecessários na logística;
  • Alinhamento e coordenação dos processos;
  • Facilidade de planejamento;
  • Redução no tempo da movimentação dos produtos.

Tudo isso mostra o quanto os processos podem ser muito mais eficazes e precisos com a logística integrada. Por esse motivo, essa metodologia não para de crescer.

Como aplicar a logística integrada na sua empresa?

Há diversas maneiras de realizar a integração entre os sistemas. Em geral, utilizam-se bancos de dados eletrônicos ou via API. O sucesso de cada um desses formatos depende diretamente do tipo de tecnologia aplicada na sua empresa.


De modo resumido, a integração por API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação do Aplicativo) é uma solução mais segura para os trabalhos de intercâmbio dos dados. 


Sendo assim, na hora de estruturar a logística integrada, é preciso levar em consideração alguns aspectos importantes, como as necessidades da sua empresa. Afinal de contas, um dos pontos mais importantes é a customização.


É necessário ter um sistema pensado para o seu negócio, a partir de uma estratégia inteligente e focada nas operações. Por isso, a dica é focar na personalização, assim, é possível ter sucesso com a logística integrada.


Hoje em dia, é possível encontrar empresas especializadas na aplicação de softwares e outros elementos tecnológicos, com o intuito de facilitar a logística, integrar os departamentos e desburocratizar várias atividades cotidianas.


Independentemente de qual for o método escolhido para a integração, buscar por uma tecnologia logística é uma forma de facilitar as operações do dia a dia. Por esse motivo, a parceria com a área de Tecnologia da Informação (TI) tornou-se imprescindível.


Com a logística integrada, a sua empresa verá as vantagens rapidamente, incluindo a manutenção de processos automatizados, inteligentes e eficazes, para oferecer o máximo de qualidade aos clientes.

Conclusão

A logística integrada tornou-se um dos métodos mais efetivos para o acompanhamento e gerenciamento de produtos. 


Ela pode ser aplicada em diferentes setores da empresa, tendo como principal objetivo agregar os departamentos para melhor visualização das informações.


O grande diferencial da logística integrada é o emprego de softwares altamente tecnológicos que ajudam no desenvolvimento das atividades, ao mesmo tempo em que desburocratiza inúmeros processos cotidianos.


Além do mais, o método é capaz de oferecer  diferentes vantagens para as empresas, incluindo a maior capacidade de tomada de decisões, uma vez que é possível ter acesso a dados concretos sobre cada uma das atividades corporativas.


O artigo de hoje buscou trazer alguns conceitos que permeiam a logística integrada, bem como os principais benefícios da metodologia para as empresas. Dessa forma, é possível buscar uma solução tecnológica personalizada para o seu negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários